Nascido em Belo Horizonte,  Cau Gomez teve o seu talento revelado precocemente, aos 15 anos de idade, quando já era contratado para ilustrar um dos jornais mais importantes da capital mineira, com caricaturas surpreendentes.

O ARTISTA

Antes dos 18 anos, já ilustrava livros infantis, realizava exposições, vencia salões de humor e desenhava para a Revista Playboy e o jornal Estado de São Paulo.

Foi convidado a morar em Salvador aos 21 anos, para assumir a subeditoria de arte do jornal Bahia Hoje, um projeto muito arrojado, moderno e com tecnologia de ponta, onde ele pôde colaborar com o seu conhecimento artístico, o seu potencial e o seu talento.

Hoje, para comemorar seus 30 anos de carreira, Cau Gomez realiza exposição comemorativa de seus 30 anos. Cartuns, charges e caricaturas premiados, com técnicas de pintura, além de rascunhos inéditos poderão ser apreciados na Caixa Cultural Salvador.

A exposição dedicará grande parte de seu espaço aos trabalhos de cartuns, charges e caricaturas publicadas em importantes jornais, sempre retratando com humor e crítica a realidade social, política e cultural do Brasil e do mundo.

A MOSTRA

O público poderá apreciar os originais e rascunhos, sendo estes essenciais para elevar o nível de finalização dos desenhos, além de revelarem detalhes da elaboração de um trabalho desde as primeiras ideias, passando pelo processo de amadurecimento da concepção até a arte-final.

"Esta exposição pontua um período de tempo em que eu faço uma reflexão profunda sobre criação, sobre execução, sobre o meu gestual, o meu modo de me expressar e de desenhar, sempre com uma exigência muito grande, mas também em um clima de celebração. CAU GOMEZ

Para o curador Ilan Iglesias, da Galeria RV Cultura e Arte, o trabalho de Cau Gomez chama a atenção, primeiramente, pela sensibilidade ao tratar de assuntos delicados mas trazendo posicionamentos críticos para problemas do nosso cotidiano, fazendo com que o leitor reflita e se emocione.

Além dos trabalhos em jornais impressos, serão exibidas imagens com variadas soluções gráficas e artísticas a partir das plataformas orgânicas e digitais, que foram impressas em revistas, cartazes e também em publicações.

Textos: Curador Illan Iglesias Imagens: Cortesia Artista Cau Gomez

QUEM FOI JAIDER ESBELL?

VOCÊ CONHECE O CUBISMO?

CONHEÇA A ARTISTA  HELOISA HARIADNE