Nascido em Belo Horizonte, Cau Gomez teve o seu talento revelado precocemente, aos 15 anos de idade, quando já era contratado para ilustrar um dos jornais mais importantes da capital mineira, com caricaturas surpreendentes.
Antes dos 18 anos, já ilustrava livros infantis, realizava exposições, vencia salões de humor e desenhava para a Revista Playboy e o jornal Estado de São Paulo.
Foi convidado a morar em Salvador aos 21 anos, para assumir a subeditoria de arte do jornal Bahia Hoje, um projeto muito arrojado, moderno e com tecnologia de ponta, onde ele pôde colaborar com o seu conhecimento artístico, o seu potencial e o seu talento.
Hoje, para comemorar seus 30 anos de carreira, Cau Gomez realiza exposição comemorativa de seus 30 anos. Cartuns, charges e caricaturas premiados, com técnicas de pintura, além de rascunhos inéditos poderão ser apreciados na Caixa Cultural Salvador.
A exposição dedicará grande parte de seu espaço aos trabalhos de cartuns, charges e caricaturas publicadas em importantes jornais, sempre retratando com humor e crítica a realidade social, política e cultural do Brasil e do mundo.
O público poderá apreciar os originais e rascunhos, sendo estes essenciais para elevar o nível de finalização dos desenhos, além de revelarem detalhes da elaboração de um trabalho desde as primeiras ideias, passando pelo processo de amadurecimento da concepção até a arte-final.
Para o curador Ilan Iglesias, da Galeria RV Cultura e Arte, o trabalho de Cau Gomez chama a atenção, primeiramente, pela sensibilidade ao tratar de assuntos delicados mas trazendo posicionamentos críticos para problemas do nosso cotidiano, fazendo com que o leitor reflita e se emocione.
Além dos trabalhos em jornais impressos, serão exibidas imagens com variadas soluções gráficas e artísticas a partir das plataformas orgânicas e digitais, que foram impressas em revistas, cartazes e também em publicações.
Textos: Curador Illan Iglesias Imagens: Cortesia Artista Cau Gomez
QUEM FOI JAIDER ESBELL?
VOCÊ CONHECE O CUBISMO?
CONHEÇA A ARTISTA HELOISA HARIADNE