QUEM É O ARTISTA FRANCIS ALŸS?

Francis Alÿs (nascido em 1959 na Antuérpia) se voltou para as artes visuais após se formar como arquiteto, enquanto permaneceu na Cidade do México, onde se estabeleceu em 1986.

Durante suas muitas caminhadas na megalópole, ele estudou e documentou a vida diária dentro e ao redor da capital por meio de ações performativas.

A cidade passa então a ser o seu material, o corpo em movimento e as regras do jogo a que fixa os seus instrumentos, enquanto o filme nos dá o traço das suas ações.

Na série Jogos Infantis, Alÿs mostra o jogo como uma atividade que se desdobra na margem, infinitamente poética e improdutiva, e permite a seus protagonistas desenvolver histórias, forjar vínculos, vivenciar o espaço..

Entre 2010 e 2014, Francis Alÿs fez várias viagens ao Afeganistão, incluindo uma em 2013, como um “artista de guerra” destacado para a Força-Tarefa do Exército Britânico na província  de Helmand.

Durante esse período, Alÿs pintou quadros com quadrados coloridos e diamantes, em alusão aos emblemas de reconhecimento usados  pelos soldados.

Para Paradox of Praxis 1 (1997), em uma alegoria da desproporção entre o esforço dado e o resultado obtido: por mais de nove horas, Alÿs empurra à sua frente um grande bloco retangular de gelo até que quase nada reste.

QUEM FOI JAIDER ESBELL?

VOCÊ CONHECE O CUBISMO?

CONHEÇA A ARTISTA  HELOISA HARIADNE