Cerca de 56 obras compõem a mostra Novo Poder: passabilidade, do artista carioca, Maxwell Alexandre, oferecendo uma experiência reflexiva sobre a interseção entre identidade, poder e passagem.
Todas Fotos: Everton Ballardin e Sergio Fernandes.
Fotos: Cortesia Estúdio Megazord.
A exposição fricciona a relação entre moda, arte e a circulação de pessoas negras em espaços expositivos. Também desafia estereótipos e narrativas dominantes, propondo provocações sobre as realidades sociais e culturais do Brasil.
A mostra individual da série, que foi realizada em fevereiro de 2023, em Madrid (Espanha), e que ganhou desdobramento no 1º Pavilhão Maxwell Alexandre, no Rio de Janeiro, ocupa agora o espaço Arte I (5º andar), no Sesc Avenida Paulista.
O artista, vencedor do prêmio Pipa 2021, trata, nesta série, da ideia da comunidade preta dentro de galerias, museus, centros culturais e fundações.
Em suas obras, o artista dá ênfase a três signos base: as cores preta, branca e parda. Veja a seguir:
A cor preta é manifestada pela representação dos personagens; a cor branca aponta para o espaço expositivo, assim como o conhecimento acadêmico, e a cor parda representa a obra de arte e também faz referência ao próprio papel, que é o suporte principal da série.
Maxwell Alexandre nasceu e cresceu na favela da Rocinha. Graduou-se em Design na PUC-Rio, em 2016. Em 2017, expôs sua primeira obra em uma coletiva e desde então ganhou individuais em instituições como Palais de Tokyo, na França, e no Museu de Arte do Rio.
Novo Poder: passabilidade Quando: De 18 de Abril a 29 de Setembro de 2024 Horários de funcionamento: De terça a sexta das 10h às 21:30h Sábados das 10h às 19h30 Domingos e feriados das 10h às 18:30h Local: Sesc Avenida Paulista Classificação etária: Livre Entrada gratuita
A exposição oferece recursos de acessibilidade como fones de ouvido, três obras táteis e conteúdo disponível no aplicativo musea (plataforma para exposições com áudios, textos e vídeos).