A exposição Na Altura dos Olhos, da artista paulistana Jessica Costa, explora as fronteiras entre arte através da tapeçaria esculpida, com instalações que transformam o espaço expositivo.
Todas Fotos: Cortesia da artista e Zipper Galeria.
A artista revisita a tapeçaria, uma prática situada entre arte, moda e o têxtil, transformando-a em elementos arquitetônicos e escultóricos.
Jessica Costa vive e trabalha em São Paulo e se especializou em Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Sua jornada utilizando o têxtil como plataforma artística teve início através da prática e do ensino do tricô e da tapeçaria.
Armada de uma pistola elétrica, Jessica concomitantemente “pinta” e “esculpe” suas obras. Trabalhando a partir do avesso das telas, introduz os fios no tecido, mistura cores, cria volumes; revelando assim um pensamento pictórico que orienta a composição.
A sobreposição de matérias e texturas configura formas que transitam entre abstração e a figuração, remetendo a fragmentos do corpo humano, como entranhas e vísceras.
Apresentadas “na altura de nossos olhos”, tais criações convidam o observador a interpretá-las a partir de suas próprias memórias, mas também a apreciá-las como obras de arte.
Com isso, a artista-artesã, como se autodenomina, aponta que o processo de artificação possui dimensões que passam pela autoria, materialidade, pelo modo de exposição e também de apreciação.
Suas obras extravasam, abraçam e engolem os caixilhos. Insubordinadas, elas avançam sobre as paredes; mesclam-se à arquitetura; conquistam o espaço; rompem com limites outrora impostos a noções tradicionais de artesanato ou “arte feminina”.
Jessica Costa: Na altura dos olhoss Quando: De 21 de Setembro a 1º de Novembro de 2024 Horários de funcionamento: De segunda a sexta das 10h às 19h; Sábado das 11h às 17h Local: Zipper Galeria Classificação etária: Livre Entrada gratuita