Sesc São Paulo, Museu Afro Brasil e Quilombo São Pedro promovem, na cidade de Registro, a exposição Roça é Vida. A mostra contribui com a preservação e a extroversão do patrimônio, da memória e da cultura dos quilombos paulistas.
Todas Fotos: Luiz Ketu. Cortesia SESC Registro.
Trata-se do resultado de um processo de curadoria compartilhada com a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro que, partindo do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, apresenta características da vida dos quilombolas da comunidade Quilombo São Pedro, do município de Eldorado-SP.
A exposição não só contribui com o fortalecimento da valorização da população local, mas também com o aprendizado referente aos conhecimentos, saberes e tecnologias ancestrais pertencentes às comu-nidades quilombolas.
As ações da exposição culminaram na curadoria compartilhada que reúne os originais e reproduções das ilustrações em aquarela e trechos dos livros Roça é Vida, de Viviane Marinho, e Na companhia da produção do Dona Fartura: uma história sobre cultura alimentar quilombola, de Laudessandro Marinho.
Compõem ainda o acervo, fotografias, objetos de trabalho (utensílios, ferramentas, artesanatos), de uso cotidiano e do acervo do quilombo, poesia, sementes crioulas e o vídeo documentário Quilombo São Pedro: Modo de ser e viver, elaborado especialmente para a mostra.
Ressalta-se o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, que tem como base a roça de coivara, que por sua vez agrega um conjunto de saberes e técnicas de manejo da floresta, e são passados de geração em geração, para alimentar as famílias quilombolas.
O Quilombo São Pedro compreende uma área de 4.692 hectares do município de Eldorado, no Vale do Ribeira, região paulista que possui a maior concentração de mata atlântica do Brasil e que desde 1999 é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
O território abriga 56 famílias e, para além da biodiversidade, possui residências em alvenaria, sede da Associação Quilombo São Pedro, roças de coivara, horta comunitária, rios e nascentes, casas de taipa, casa de farinha em taipa, campo de futebol de várzea, capela, bar e coleção de objetos.
Roça é Vida Quando: De 21 de Setembro a 2 de Fevereiro de 2025 Horários de funcionamento: De terça a sexta das 13h às 21h30 Sábados, Domingos e feriados das 10h às 19h Onde: Sesc Registro Classificação etária: Livre Entrada gratuita