DESCUBRA QUEM FOI A MULHER MAIS PINTADA DO MUNDO

Nascida em 1900, Suzanne Louise Marie Marion, conhecida como Suzy Solidor, era uma artista francesa que cantava e atuava no cinema, mas com o tempo tornou-se famosa por ser a mulher mais pintada e o símbolo da emancipação.

Provavelmente, você pode ter visto a imagem dela em muitas obras de arte, mas não percebeu que a mesma mulher posou para uma ampla gama de artistas, incluindo Pablo Picasso, George Braque, Francis Picabia e muitos  outros pintores.

Francis Picabia, Portrait of Suzy Solidor, 1933.

Suzy Solidor dirigia uma boate chamada La Vie Parisienne (e foi a primeira mulher a fazer isso), onde ao longo dos anos conseguiu colecionar 33 retratos de si mesma criados por vários pintores visitantes.

Pierre Sigel, Portrait of Suzy Solidor.

Além de se tornar uma musa para pintores e comandar uma boate chique em Paris, Suzy Solidor era uma cantora e atriz talentosa. Suas canções eram populares com um grande público e continuam a ser ouvidas.

O clube de Suzy também parecia ser seu lugar favorito para exibir os 33 retratos que ela tinha de si mesma. Seu retrato mais famoso foi pintado por Tamara de Lempicka.

Tamara de Lempicka,  Portrait of Suzy Solidor, 1933.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, Suzy era lésbica e não tinha medo de cantar canções sobre como se sentia. Seu clube era frequentemente visitado por convidados homossexuais e heterossexuais.

Willy Eisenschitz, Suzy Solidor, 1938.

Durante a carreira de Suzy, em meados do século 20, Paris foi um lugar de muitos experimentos sociais e sexuais, e ela não se incomodava com as pessoas a julgando ou descobrindo sobre suas preferências.

Francis Bacon, Mile Suzy Solidor , 1957.

Suzy morreu em 30 de março de 1983 em Cagnes-sur-Mer. Dez anos antes, em 1973, ela doou 40 de seus retratos à cidade. Eles estão expostos no Museu Château-Musée Grimaldi.

Man Ray, Retrato de Suzy Solidor , 1929.

STORIES

MAIS

TOP 10  OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS SURPREENDENTES

MADAMES E SEUS CÃES EM OBRAS  DE ARTE

TOP 10 OBRAS DE  ARTE COM BALLET