DESCUBRA QUEM FOI A MULHER MAIS BELA DO RENASCIMENTO

Se uma mulher na Renascença pudesse ser chamada de top model, seria Simonetta Vespucci. Apelidada de La Bella, Simonetta era uma nobre italiana muito bonita de Gênova. Artistas famosos da época a pintaram várias vezes.

Sandro Botticelli, Idealized Portrait of a Lady  (Portrait of Simonetta Vespucci as Nymph), 1480

Foi descoberta por Sandro Botticelli e outros pintores proeminentes. A lenda diz que todos os nobres da cidade estavam apaixonados por ela, incluindo os irmãos Lorenzo e Giuliano, da família governante Medici.

Em um torneio de 1475, realizado na Piazza Santa Croce, Giuliano Medici entrou com uma faixa na qual estava uma imagem de Simonetta pintada por Botticelli, abaixo dela estava a inscrição francesa La Sans Pareille  (A incomparável).

Piero di Cosimo, Portrait of a Woman (said to be of Simonetta Vespucci), c. 1490.

A partir de então Simonetta tornou-se conhecida como a mulher mais bonita de Florença.

Infelizmente, a gloriosa vida de Simonetta terminou rapidamente. Um ano depois, ela morreu, provavelmente de tuberculose, na noite de 26 de abril de 1476. Ela tinha apenas 22 anos.

Agora chegamos ao ponto mais emocionante da história de Simonetta. Botticelli terminou sua obra-prima  Nascimento de Vênus em 1485, nove anos depois da morte  de sua musa...

Alguns afirmaram que Vênus se assemelha muito a Simonetta. Outro historiador sugere que Botticelli também se apaixonou por ela. Ele pediu para ser enterrado aos pés dela, em Florença. Seu desejo foi realizado quando ele morreu cerca de 34 anos depois, em 1510.

STORIES

MAIS

TOP 10  OBRAS DE ARTE TEMPORÁRIAS SURPREENDENTES

MADAMES E SEUS CÃES EM OBRAS  DE ARTE

TOP 10 OBRAS DE  ARTE COM BALLET