DESCUBRA 8 ARTISTAS QUE MORRERAM AOS  VINTE ANOS PARTE 2

DE EGON SCHIELE A BASQUIAT

Mortos pelo álcool, drogas ou vítimas de doenças como tuberculose ou viagens perigosas e condições insalubres em Roma, aqui esta a segunda parte de 8 brilhantes artistas que perderam a vida antes dos 30 anos:

Francesca Woodman

EGON SCHIELE, 28 ANOS O artista teve papel importante no expressionismo austríaco. Mas seu tema provou ser controverso - imagens eróticas de nus contorcidos e muitas vezes sexualmente explícitos. Foi acusado de sequestrar e seduzir uma menor de idade. As acusações foram retiradas, mas Egon foi preso.

Egon Schiele, O abraço, 1917.

Em 1915, Egon se casou com Edith Harms. Ela estava grávida de seis meses de seu primeiro filho, em 1918, quando ela e o artista contraíram a gripe espanhola. Eles morreram com poucos dias de diferença. Um dos últimos desenhos do artista é de Edith Schiele em seu leito de morte.

Egon Schiele, A morte e a mulher, 1915.

BOB THOMPSON, 28 ANOS O pintor afro-americano foi influenciado por uma variedade de estilos, do barroco ao fauvismo ao expressionismo abstrato. O resultado foi um estilo distinto marcado por figuras abstratas em cores primárias, representando narrativas da mitologia e da Bíblia.

Bob Thompson, The Golden Ass, 1963.

Bob lutou contra a depressão desde jovem e se voltou para as drogas e o álcool como forma de lidar. Morreu em Roma por uma overdose de heroína. Foi prolífico e produziu cerca de 1.000 pinturas durante sua vida, muitas das quais agora estão em prestigiosas coleções e museus.

Bob Thompson, Triumph of Bacchus, 1964.

JEAN-MICHEL BASQUIAT, 27 ANOS Nascido no Brooklyn, era descendente de haitianos e porto-riquenhos e sua veia rebelde o levou às ruas, onde espalhou sua etiqueta de graffiti “SAMO” antes de ser notado pelos conhecedores e receber um estúdio de graça em uma famosa galeria.

Basquiat ficou famoso em sua curta vida e até colaborou com seu colega estrela da arte Andy Warhol. Desde sua morte por overdose de heroína aos 27 anos, em abril de 1988, seu trabalho se tornou cada vez mais popular e procurado.

Jean Michel-Basquiat, Sem título, 1982.

FRANCESCA WOODMAN, 22 ANOS A fotógrafa norte-americana ficou famosa por suas imagens poderosas e perturbadoras em que explora o corpo humano em temas como a solidão, a morte e o feminino. Muitas das suas fotografias são autorretratos, apresentando figuras nuas, muitas vezes borradas pelo movimento.

Francesca Woodman, Untitled, Providence, Rhode Island 1975–78.

No final de 1980, Woodman entrou em depressão por não conseguir a atenção desejada para seu trabalho e pelo fim de seu namoro. Sobreviveu a uma tentativa de suicídio, mas em janeiro de 1981, aos 22 anos, Woodman morreu ao saltar da janela de um loft,  em Nova York.

Francesca Woodman,  From Polka Dots, 1976.

STORIES

MAIS

DESCUBRA 8 ARTISTAS QUE MORRERAM AOS VINTE ANOS, PARTE 1

6 FATOS CURIOSOS SOBRE  KAREN WALKER

DESCUBRA 9 AUTORRETRATOS PINTADOS À BEIRA  DA MORTE