A exposição Ars Sonora reúne desenhos, objetos e instalações e apresenta produção visual do artista Hermeto Pascoal, celebrando sua trajetória e seu legado cultural.

Todas Fotos Obras: Everton Ballardin. Todas Fotos do artista: Gabriel Quintão.

Pioneira, a mostra abrange diferentes linguagens, como desenhos, pinturas, objetos e proto-instrumentos musicais. A produção ultrapassa fronteiras disciplinares e, de modo ampliado, estabelece relações com a performance e as artes visuais.

É possível encontrar objetos feitos dos mais diferentes materiais, deslocados do seu uso cotidiano e reconfigurados em seu sentido visual, dando forma a um vasto arquivo sensorial e sonoro.

Reunindo nove diferentes vertentes de sua criação, a mostra está configurada em um conjunto de núcleos em torno da poética artística elaborada por Hermeto Pascoal. Veja a seguir:

NÚCLEOS

Em uma combinação relacional e interconectada, tem como ponto de partida a Música da Aura, na qual mostra experiências sonoras realizadas com o som da voz das pessoas e a sua natureza tonal.

A seguir vêm as partituras-expansivas, os poemas-objetos e as obras em papel. É nesta seção que estão elementos retirados de seu fabrico industrial serializado e ora refeitos em música própria e pessoal, a partir das notações musicais sobrescritas, como se as partituras brotassem  dos objetos.

Cosmossonia traz como ponto de partida o som e trata-se, portanto, de uma ampla conversão de todo objeto e utensílio em instrumento musical. Na sequência, Obras-Arquivo apresenta o Calendário do Som, obra em que Hermeto Pascoal compôs, de 1996 a 1997, uma música para cada dia do ano.

As Pinturas Caligráficas reúnem partituras feitas em guardanapos, convites, papeis de toda sorte, toalha de mesa, brinquedos, jogos americanos, cardápios e até em papel higiênico ou tampa de privada. Roupas e paredes de locais públicos também servem de suportes às partituras.

O segmento Brincando de Corpo e Alma, uma ação performática de 2012, exibe registro audiovisual de captações sonoro-visual do artista produzindo diferentes sons no próprio corpo.

Para completar a exposição há a Hermetologia, glossário no qual se compila uma coleção de verbetes e citações sobre os mais diversos assuntos, com reflexões do próprio artista sobre música, som, arte, cultura, matéria e espírito.

Ars Sonora – Hermeto Pascoal Quando: De 29  de Maio  a  3 de Novembro de 2024 Horários de funcionamento:  De terça a sexta das 9h às 20h;  Sábados, das 10h às 20h Domingos e feriados das 10h às 18h Local: Sesc Bom Retiro Classificação etária: Livre Entrada gratuita

A exposição oferece recursos de acessibilidade como fones de ouvido, três obras táteis e conteúdo disponível no aplicativo musea (plataforma para exposições com áudios, textos e vídeos).