UMA VIAGEM  NO TEMPO: CENAS DRAMÁTICAS NAS PINTURAS

Embora as artes cênicas possam ser a via popular para transmitir drama, as artes visuais também são um meio poderoso para este assunto. Os pintores exploraram muitos temas excitantes e mórbidos para transmitir drama na tela. A SEGUIR ALGUMAS CENAS DRAMÁTICAS NA ARTE:

CÉUS TEMPESTUOSOS Tempestades transmitem violência e destruição, bem como poder e magnificência. Evocam emoções poderosas e primitivas. O drama absoluto do fenômeno é cativante, inspirador e aterrorizante. Muitas culturas antigas designavam um Deus da Chuva e do Trovão, como Zeus, Indra  ou Thor.

Sanford Gifford,  A tempestade chegando, ca. 1863-1880.

Albert Bierstadt,  Tempestade nas montanhas, ca. 1870.

OCEANOS TURBULENTOS Viagens marítimas prevalecem desde os tempos antigos como meio de comércio. No entanto, apenas 5% dos oceanos foram explorados e mapeados. Assim, apesar de seu profundo significado na experiência humana, os oceanos ainda permanecem em grande parte um mistério elusivo e poderoso.

JMW Turner,  Pescadores no mar , ca. 1796.

Ivan Aivazovsky,  Navio em meio ao mar tempestuoso, ca. 1887.

DRAMA VULCÂNICO Por volta do final de 1800, houve um período renovado de atividade vulcânica que despertou o interesse de muitos pintores. Esta terrível ocorrência natural é mais um lembrete das poderosas forças da natureza, e também contribui para um tema dramático fenomenal.

James Hamilton,  Os últimos dias de Pompeia, ca. 1864.

Joseph Wright of Derby,  Vesúvio de Portici, ca. 1776.

DRAMA BÍBLICO O Velho Testamento tem tantas possibilidades para cenas dramáticas que daria centenas de programas de TV inspirados nas escrituras.

John Faed,  Espulsão de Adão e Eva, ca. 1880.

John Martin,  Joshua Comandando o Sol a ficar parado, ca. 18400.

ASSASSINATO O que poderia transmitir mais drama do que um homicídio violento? Existem vários exemplos intensos de assassinato na literatura, eventos históricos ou escrituras que aparecem nas telas de vários artistas renomados.

Jean-Joseph Weerts,  O assassinato de Marat, ca. 1880.

Peter Paul Rubens and Frans Snyders,  A cabeça de Medusa, ca. 1617-1618.

STORIES

MAIS

TOP 10 BEBIDAS EM OBRAS DE ARTE

TOP 6 ESCULTURAS GREGAS

QUEM SÃO GILBERT & GEORGE?