A 22ª edição da Bienal Sesc_Videobrasil, intitulada A memória é uma ilha de edição, reúne artistas do Sul Global em uma reflexão sobre o presente e caminhos futuros do mundo.

A MOSTRA

Palco do Teatro Sérgio Cardoso no 3º festival.  Crédito: Acervo Histórico Videobrasil.

A mostra busca estimular o olhar para a produção de artistas de gerações e origens geográficas distintas que questionam concepções hegemônicas de memória e noções estabelecidas de tempo por meio de variadas estratégias artísticas.

Froiid, O pulo do gato, 2023. Crédito: Cortesia do artista..

Com direção artística de Solange Oliveira Farkas, fundadora do Videobrasil, e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a exposição principal da Bienal Sesc_Videobrasil reúne cerca de 140 obras.

IMella Jaarsma, "Trouble Skirts" 2023.  Crédito: Cortesia do artista Crédito: Cortesia do artista.

A mostra compõe trabalhos entre têxtil, pintura, fotografia e uma presença destacada de vídeos instalados em grande escala, de 60 artistas ou coletivos da África, das Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania.

Natalia Lassalle-Morillo, Retiro, 2019. Crédito: Cortesia do artista

"Trabalhamos para trazer de volta o foco no vídeo para contextualizá-lo dentro dessa história. Há 40 anos, trouxemos o vídeo como a mídia preferencial da época. Hoje, ele é onipresente, faz parte do cotidiano, da vida das pessoas." SOLANGE FARKAS (DIRETORA E FUNDADORA DO VIDEOBRASIL)

O evento também apresenta a mostra Especial 40 anos – um espaço no Sesc 24 de Maio que será dedicado à trajetória do Videobrasil ao mesmo tempo que se relacionará diretamente com a exposição principal.

Artistas da Olhar Eletrônico e da TVDO na premiação do 1º Festival. Crédito: Acervo Histórico Videobrasil

ESPECIAL

O Videobrasil também reforça seu caráter de geração de conhecimento e criação de redes de relacionamento entre artistas e públicos do Sul Global. Com participantes de 38 países, torna-se possível observar e debater contextos globais.

Samuel Fosso, “70s lifestyle series” 1974-1978. Fosso Fashion” 2021 Crédito: Cortesia do artista

SUL GLOBAL

A experiência humana em meio a uma pandemia global também está refletida em parte das obras. Apesar de não ser o foco da edição, é possível identificar temáticas sombrias, como isolamento e melancolia, assim como conteúdos que celebram a vida em meio a adversidades.

Rodrigo Martins, Descanso, 2023. Crédito: Cortesia do artista.

22ª BIENAL SESC_VIDEOBRASIL A MEMÓRIA É UMA ILHA DE EDIÇÃO Quando: De 18 de Outubro de 2023 a 25 de Fevereiro de 2024 Horários de funcionamento:  De terça a sábado das 10h às 21h;  Domingos e feriados das 9h às 18h Local: Sesc 24 de Maio Classificação etária: Livre Entrada gratuita

A mostra conta com recursos de acessibilidade e ação educativa com programação complementar e visitas mediadas agendadas para grupos ou atendimentos espontâneos, aos finais de semana.