6 FATOS CURIOSOS SOBRE  LEONARDO DA VINCI

,

Conhecido como um dos maiores artistas do Renascimento , Leonardo da Vinci continua sendo uma das figuras históricas mais populares da atualidade. Além de sua famosa personalidade como artista e cientista, veja a seguir

Estátua de Leonardo da Vinci em Florença. © ArTor / Adobe Stock.

6 CURIOSIDADES SOBRE ELE:

1

Casa da infância de Leonardo da Vinci na Toscana.

DA VINCI ERA UM FILHO ILEGÍTIMO Leonardo era filho do amor de um advogado chamado Sr. Piero e de uma camponesa chamada Caterina. Foi criado na Toscana rural e enviado a Florença na adolescência para se tornar um aprendiz.

NÃO RECEBEU NENHUMA EDUCAÇÃO FORMAL Da Vinci foi inicialmente treinado como músico e foi educado em casa. Estudou com o pintor florentino Andrea del Verrocchio e passou dias observando a natureza, que apareceu com destaque em suas obras.

2

Retrato de Ginevra de’ Benci, 1474 e 1476.

DA VINCI ERA AMBIDESTRO Leonardo era conhecido por ser capaz de escrever com uma mão e desenhar com a outra ao mesmo tempo. Desenvolveu um sistema de escrita reversa para anotar suas descobertas e para esconder mensagens secretas, decifráveis apenas através de um espelho.

3

La Belle Ferronière, 1490 e 1495.

A MONA LISA ESTÁ DE FATO SORRINDO Usando um software de reconhecimento facial, pesquisadores das Universidades de Illinois e de Amsterdam determinaram que ela está 83% feliz. Uma teoria sugere que Mona Lisa estava sendo entretida por palhaços e músicos enquanto Leonardo a pintava.

4

Mona Lisa, 1503.

5

FOI UM ENGENHEIRO MILITAR Além de suas pinturas incríveis, Leonardo também fez extensos desenhos detalhados de helicópteros, aviões, para-quedas, tanques blindados, rifles automáticos e outras armas de cerco letais.s.

FOI QUASE EXECUTADO Foi preso junto de seus companheiros sob a alegação de sodomia, um crime punível com a morte na Florença do século 15. Seu caso foi arquivado quando nenhuma testemunha se apresentou durante as  audiências no tribunal.

6

A Última Ceia, 1493-1498.

Aqui, veja em detalhes a obra Salvator Mundi, cerca de 1490-1500. Descoberta em 2017 e atribuída a Da Vinci, foi vendida por US$ 450 milhões em leilão histórico da Christie's, tornando-se a pintura mais cara do mundo.

Apesar das polêmicas, Leonardo Da Vinci continua sendo um dos mais importantes artistas e pensadores de todos os tempos. Suas contribuições na arte  e na ciência são  verdadeiramente notáveis.

Dama com Arminho, 1489-1490.

STORIES

MAIS

DESCUBRA 8 ARTISTAS QUE MORRERAM AOS VINTE ANOS

VOCÊ CONHECE O ARTIVISMO?

QUEM FOI IVAN SERPA?