6 FATOS CURIOSOS SOBRE A VÊNUS DE BOTTICELLI

,

Um dos tesouros valiosos do Renascimento florentino, O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli é uma joia rara conhecida por seu tema mitológico único: retrata a deusa Vênus nua em terra firme, cobrindo-se modestamente ao emergir do mar.

Sandro Botticelli, O Nascimento de Vênus, 1486. Exposta na Galleria degli Uffizi, Florença.

O deus Zéfiro é visto carregando a ninfa Chloris à esquerda, enquanto à direita Pomona aguarda com seu manto. Pintada com têmpera sobre tela, acabou sendo encomendada por Lorenzo, o Magnífico da Família Médici. 

A SEGUIR 6 CURIOSIDADES  SOBRE ESTA OBRA-PRIMA:

FOI APENAS NO SÉCULO 19 QUE A PINTURA RECEBEU ATENÇÃO Somente em 1907 a pintura começou a mostrar suas verdadeiras cores - quando a camada de verniz que obscurecia os detalhes foi removida para revelar as cores suaves e translúcidas que Botticelli pretendia.

1

A VERDADEIRA VÊNUS DE BOTICELLI NÃO ERA UMA PINTURA Simonetta Cattaneo de Vespucci, a musa por trás do Nascimento de Vênus e La Primavera, e que Botticelli usou como base para seu tema, era considerada a mulher mais bonita de Florença e de todo o Renascimento.

2

Sandro Botticelli, La Primavera, 1482.6

FOI A PRIMEIRA GRANDE PINTURA SOBRE TELA NA TOSCANA Originalmente pintada em duas telas separadas, foram costuradas depois, para maior suporte. Medindo 172 x 278 cm, ganhou o nome de “primeira tela em grande escala criada na Florença Renascentista” por especialistas.

3

A NUDEZ DE VÊNUS GEROU POLÊMICA Em uma época em que a maioria das mulheres é vista em torno das figuras de Jesus Cristo, a voluptuosa Vênus foi inovadora como a peça central de uma pintura. Foi considerada tão ousada que ficou escondida do público por cerca de 50 anos.

4

É UMA DAS POUCAS OBRAS DE BOTTICELLI QUE ABORDA A MITOLOGIA A suposta sequência, La Primavera, foi um contraste gritante, pois retrata a deusa Vênus como uma “figura maternal vestida”. Diz-se que as duas pinturas juntas pretendiam expressar como “o amor triunfa sobre a brutalidade”.

5

Detalhe de La Primavera, 1482.

ERA UMA REPRESENTAÇÃO DOS IDEAIS DE BELEZA DE BOTICELLI Com braços longos, ombros estreitos e poses estilizadas, a pintura serviu como um padrão de beleza para as épocas que se seguiram. Ainda hoje, é usada como exemplo nas escolas de arte para criticar os padrões modernos de beleza.

6

Sobrenatural por si só, O nascimento de Vênus permanece como um marco dos ideais de beleza estabelecidos durante o início da Renascença e que persistem até hoje.

STORIES

MAIS

QUEM FOI  IVAN SERPA?

VOCÊ CONHECE O SURREALISMO?

7 FATOS CURIOSOS SOBRE BASQUIAT

VEJA MAIS  NOTÍCIAS E CURIOSIDADES  DASARTES  NO BRASIL  E NO MUNDO CONHEÇA TODOS OS NOSSOS CANAIS: A REVISTA DE ARTE A Z AGENDA DASARTES ESCOLA DASARTES DASARTES KIDS COLUNA DASARTES DASARTES MERCADO

,