5 FATOS CURIOSOS SOBRE  VERMEER

,

Johannes Vermeer foi um pintor holandês que viveu e trabalhou na Idade de Ouro Holandesa. É considerado um dos mais importantes representantes do barroco holandês.

Mas pouco se sabe sobre ele. Sua vida parece ter sido tão tranquila quanto os temas de suas pinturas. 

A SEGUIR 5 FATOS  INTERESSANTES SOBRE ELE:

1

VERMEER FOI EM GRANDE PARTE AUTODIDATA Johannes Vermeer nasceu em 1632 na cidade de Delft, no sul da Holanda. Sem ajuda do pai individado, o pintor foi praticamente autodidata.

VIVEU EM DELFT TODA SUA VIDA Vermeer casou-se com uma católica e mudou-se para a casa de sua sogra. Lá, ele passou o resto da vida trabalhando como pintor e morreu com apenas 43 anos.

2

3

É  MAIS CONHECIDO POR  CENAS DE GÊNERO 35 pinturas são atribuídas a Vermeer, a maioria delas cenas de gênero . Seus temas são mulheres preocupadas com atividades diárias, como escrever uma carta ou simplesmente derramar leite.

Usando luz e sombra, nesta tela, A Leiteira, Vermeer colocou a jovem de forma realista na cozinha. Observe como a luz dança em sua mão direita, aquela que segura a alça da jarra.

VERMEER ERA  RELATIVAMENTE DESCONHECIDO Até o século 19, muitas de suas obras eram pensadas como autorIas de outros artistas, até que o crítico de arte francês Théophile Thoré Burger o redescobriu.

4

5

PINTOU UMA DAS OBRAS DE ARTE MAIS FAMOSAS DA HISTÓRIA Garota com brinco de pérola é um símbolo de um gênero específico chamado tronie, uma pintura que retrata um modelo anônimo que às vezes tem uma expressão exagerada ou um traje incomum e extravagante.

O domínio de Vermeer sobre a luz fica mais uma vez evidente na suavidade do olhar da garota e no brilho do brinco de pérola.

STORIES

MAIS

CONHEÇA O ARTISTA KILIAN GLASNER

VOCÊ CONHECE O CUBISMO?

CONHEÇA A ARTISTA HELOISA HARIADNE