Ayala Prazeres | Metamorphosis

Na videoperformance Metamorphosis, de Ayala Prazeres, a artista besunta em seu corpo um gel, o espalha sobre suas pernas, seu dorso, seus braços

POR NOAH MANCINI

Um coração pulsando ao fundo, constante. Tum tum, tum tum, tum tum.

Um texto de Aoruaura inicia o vídeo, ao som de batimentos cardíacos ao fundo, e fala sobre a criação. Um corpo projetado na consciência, na percepção de si, na geração de uma subjetividade, se indaga e se constrói à medida que o questionamento é base para a construção. “Isso tudo é um corpo?”

Still de videoperformance. Fonte: cortesia da artista.

Na videoperformance Metamorphosis, de Ayala Prazeres, a artista besunta em seu corpo um gel, o espalha sobre suas pernas, seu dorso, seus braços. Esse gel translúcido, em grossas camadas, vai criando uma outra epiderme, de modo que se sobrepõe à pele e não a anula. O material citado que ela está a utilizar se trata de um gel de estradiol, comumente utilizado em terapias hormonais, como por pessoas trans femininas em processos de afirmação de gênero. O passar por cima começa a se manifestar de uma maneira outra, procurando por compreensões ainda não totalmente decodificadas. O trabalho estreou em 2026 na MAIRI – Mostra Internacional de Cinema Transbordante, de Belém (PA).

Planos fechados percorrem o corpo em minúcias. Atravessam os poros, nossos olhares. A pictorialidade deste trabalho, de certa maneira, se constrói a partir de uma economia dos elementos. O corpo está na centralidade e é circunspecto em sua objetividade. Ao mesmo tempo que há uma silenciosa recusa em se abrir por completo: nessa zona indeterminada, o retrato sob perspectiva borra a identidade, evocando uma coexistente opacidade para a leitura da mesma.

Still de videoperformance. Fonte: cortesia da artista.

Há certo recolhimento, num estado de suspensão, na liminar postura de equilibrar algumas forças. Evitando narrativas explícitas, resistindo à captura total, expondo um processo do vivente. Passagem de campos, corpo-matéria, epiderme, textura, líquidos. Funcionando como agente ativa da imagem, tal matéria em movimento produz uma tátil performatividade que adere, escorre, amalgamando essas transições de campos, entre o externo e o interno. O simbólico está em operação diante de nós, no chão pontuado por folhas, o tecido branco por trás da artista, no recipiente de barro que ela carrega, pelo ritual que é exposto e doméstico.

Algo ali acontece, embora não seja plenamente nomeável. Na temporalidade duracional desse gesto, a dilatação faz do exercício uma espécie de permanência imersiva. Antes ou depois não estão explícitos, acompanhamos um entre, assim como os fins e começos também não são as transformações preconcebidas ou concluídas, mas a mudança nata na condição existencial, permanente transição.

Compartilhar:

Confira outras matérias

O que uma forma faz?

POR FABRÍCIO REINER
A primeira vez que observei com atenção Apartamento com 3 quartos para alugar 88m² na Consolação, 2024, de …

Grada Kilomba: o Barco e a dramaturgia da lembrança

POR ALECSANDRA MATIAS DE OLIVEIRA
Reconhecida por articular memória, colonialidade e linguagem, Grada Kilomba transformou o galpão do Sesc Pompeia em …

Paisagem: Áspera Pele, de Julia Ciampi e Tiago Lima

POR NOAH MANCINI
No dia 8 de setembro, fui ao MAMM (Museu de Arte Murilo Mendes), em Juiz de Fora, visitar …

A pintura como arqueologia do tempo na obra de Agostinho Moura

POR DOMI VALANSI
Intimidade, silêncio e a ancestralidade permeiam a pesquisa de Agostinho Moura, artista visual paulistano radicado no Rio de …

Rua: substantivo feminino

POR ALECSANDRA MATIAS DE OLIVEIRA
“Nenhuma mulher ocupa a cidade sozinha”. Essa proposição parece orientar a mostra Rua: substantivo feminino, em …

A bandeira e o capital: arte, trabalho e apropriação

POR FABRÍCIO REINER
Nem toda contradição se resolve pela coerência individual. Algumas surgem da distância entre os valores proclamados e as …

Cosmologias da intimidade: profundidade e imaginação em Mariana Rocha

POR FABRÍCIO REINER
Algumas experiências produzem uma estranha suspensão da individualidade. Raros são os momentos em que o contorno entre corpo …

Fábula narrativa de Rodrigo Borges ocupa a Galeria do Lago do Museu da República

POR DOMI VALANSI
Uma criança caminha por um jardim em busca de uma lembrança que já não sabe exatamente qual é. …

A política da informação e a poética do invisível: arte, tecnologia e experiência em Aldir Mendes de Souza e Waldemar Cordeiro

POR FABRÍCIO REINER
Em Aldir Mendes de Souza, a tecnologia não entra pela porta triunfal da máquina moderna, nem se apresenta …

Entre a beleza e a violência: um Rio imaginado em Férias para Sempre, de Tiago Carneiro da Cunha

POR DOMI VALANSI
Depois de uma trajetória na escultura, trabalhando inicialmente com resina e depois com cerâmica, há cerca de 12 …

Em uma quinta-feira à tarde, Flemming e o fim do mundo

POR FABRÍCIO REINER
Fui ao Apocalipse numa quinta-feira à tarde.
Não se tratava de uma previsão astrológica, embora São Paulo costume oferecer …

Geometria afetiva de Tatiana Coelho

POR DOMI VALANSI
“Eu não trabalho com rascunhos, não me sinto confortável. Traço as formas e pinto direto na tela, apagando …

Fluxos de Significados

POR TANJA BAUDOIN
Na exposição coletiva Nossa América, as curadoras Camilla Rocha Campos e Claudia Jaguaribe destacam as práticas e legados …

A TRADIÇÃO E O SAGRADO NA OBRA DE MANO WLADIMIR

POR DOMI VALANSI
As tradições e manifestações culturais brasileiras que deixam seus rastros delicados na cidade do Rio de Janeiro são …

O primeiro mergulho de Beatriz Buendia

POR FABRÍCIO REINER
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com …