A TRADIÇÃO E O SAGRADO NA OBRA DE MANO WLADIMIR

A primeira exposição individual de Mano Wladimir reúne pinturas, esculturas e serigrafias inspiradas nas tradições populares brasileiras, aproximando o imaginário fantástico de referências ao sagrado, ao folclore e à cultura urbana do Rio de Janeiro.

POR DOMI VALANSI

As tradições e manifestações culturais brasileiras que deixam seus rastros delicados na cidade do Rio de Janeiro são as inspirações para a pesquisa artística do pintor, ilustrador e escultor Mano Wladimir (2002). Com curadoria de Bruna Costa, o artista atualmente realiza sua primeira individual no Centro Cultural Lado B, localizado em um casarão que vai da Av. Primeiro de Março, rua histórica do Rio de Janeiro, até a Travessa do Comércio, rua de casarios fundada antes de 1730.

Mano Wladimir: Sem título, da série apresentada na exposição Entre Aqui e Além (2026).

No lado da escada que leva para a sala expositiva, o artista montou um espaço com espadas-de-são-jorge, velas e uma dezena de carrancas que coleciona. Originais da proa de embarcações do Rio São Francisco, as carrancas em madeira protegem barcos e navegantes de criaturas marinhas, como o folclórico caboclo-d’água, espécie de homem-peixe que vira canoas. Mano Wladimir pesquisa essas heranças populares ao mesmo tempo em que mantém seu interesse pelo monstruoso, pelo fantástico e pelo grotesco.

Na primeira parte da individual estão seis esculturas, moldadas em cerâmica de alta temperatura e finalizadas com esmaltação. Três desta série de Carrancas-monstros foram expostas no estande da Associação Cultural Lanchonete <> Lanchonete, durante a ArtRio 2025, sob curadoria de Paula Borghi. “Na infância, todos os meus brinquedos eram monstros e foram a primeira coisa que eu gostei de desenhar. Ao mesmo tempo, eu tinha dificuldade de dormir porque morria de medo deles. Então, o tema sempre povoou meu imaginário, em uma relação de fascinação e medo.” Completam o tema três serigrafias da série Criaturas da língua portuguesa, onde o artista produz um bestiário de seres fantásticos com estética medieval.

Mano Wladimir: autorretrato. Créditos: Divulgação.

Na segunda sala estão quatro séries de pinturas. Retratos realistas são o fio condutor de Os sábios, onde o artista registra pessoas com quem possui uma longa relação ou contatos pontuais, como quem interage nas ruas. “Os retratos são uma forma muito diferente de se conectar com alguém. Eles são estratégias para cultivar a minha atenção. Quem eu pinto, para mim, são pessoas extraordinárias, camufladas no dia a dia. Tenho um compromisso com elas, um respeito e uma vontade de celebrá-las”, conta. Nas telas, desde o retrato de Carlos Saboia, diretor cultural da Portela na década de 1970, até Michele, uma conhecida frequentadora dos habitués do boêmio bairro da Lapa.

Manuscritos antigos da Idade Média e o movimento armorial, criado por Ariano Suassuna e desdobrado em referências às xilogravuras e à literatura de cordel, são as fontes para a série Iluminuras, com suas criaturas, santos e batalhas.

O sagrado dos oratórios presentes em botecos, entre outros estabelecimentos tradicionais do Rio de Janeiro, gerou a série Altares mundanos, que o artista busca em suas andanças por diferentes bairros. Relicários, terços, estátuas de Nossa Senhora e santos como São Jorge dividem espaços votivos com garrafas de bebida, refrigerantes, muitas vezes em contraste com os desenhos de azulejos.

“Esses espaços ordinários carregam uma relação mais direta e familiar com seus frequentantes, e sobrevivem aos tempos com a ajuda da proteção constante de seus pequenos altares, montados pela devoção de seus proprietários e trabalhadores”, explica a curadora Bruna Costa. Mano Wladimir diz que sua espiritualidade vem do religare, de se religar com o divino: “Nesse sentido, eu acho que eu tô sempre buscando essa conexão.”

Completa a mostra a série de pinturas Terra além, que parte de um lugar imaginário que o artista visita de forma recorrente em seus sonhos. Este território dialoga com o mundo imaginal (mundus imaginalis), cunhado pelo filósofo e orientalista Henry Corbin. A partir da mística sufi, o termo se refere a um território onde habitam os símbolos, arquétipos e visões, acessível através da imaginação ativa. “A ideia de pintar esse mundo começou com esse sonho muito visual. E eu visito e contemplo esses lugares oníricos. Me coloco como um viajante, uma espécie de Debret, documentando este local. Me coloco como artista em contato com uma realidade mais sutil.”

A individual de Mano Wladimir vai até o dia 15 de agosto no Centro Cultural Lado B (Primeiro de Março, 14 – Centro, Rio de Janeiro). Entrada gratuita.

Domi Valansi é jornalista com foco em artes visuais e museus com pós-graduação em Fotografia com instrumento de pesquisa das ciências sociais
As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da revista Dasartes, sua equipe e conselho editorial.

VEJA GALERIA DE IMAGENS

 

Compartilhar:

Confira outras matérias

Geometria afetiva de Tatiana Coelho

POR DOMI VALANSI
“Eu não trabalho com rascunhos, não me sinto confortável. Traço as formas e pinto direto na tela, apagando …

Fluxos de Significados

POR TANJA BAUDOIN
Na exposição coletiva Nossa América, as curadoras Camilla Rocha Campos e Claudia Jaguaribe destacam as práticas e legados …

O primeiro mergulho de Beatriz Buendia

POR FABRÍCIO REINER
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com …

O cortejo cortante e o brilho da lua

POR FABRÍCIO REINER
Antes de se deixar reconhecer por um meio específico, seu trabalho já aparecia orientado por uma sensibilidade que …

A libertação dos objetos na arte de Breno de Sant’Ana

POR FLÁVIO ROCHA DE DEUS
“Breno de Sant’Ana é um artista visual do Rio de Janeiro cuja especialidade é libertar objetos”. …

Ler Ginzburg, escrever depois: o indício, a forma e a arte

POR FABRÍCIO REINER
Certos encontros intelectuais se deixam persuadir como lenta alteração do olhar. A minha relação com o pensamento de …

Artur de Vargas Giorgi | Sobre arte e vida em comum (ensaios breves)

POR BYRON VÉLEZ ESCALLÓN
31 fósforos na caverna dos sonhos esquecidos: Sobre arte e vida em comum (ensaios breves) (2026), de Artur de …

Denise Milan | Museu de Arte Sacra de São Paulo

POR THALES GUARACY
Caminho com a artista plástica Denise Milan pelas ruas arborizadas de Higienópolis, em nossas conversas sobre o mundo …

MUSICALIDADE DA VILA E ARTE DO SAMBA NA MOSTRA DE PV DIAS

POR DOMI VALANSI
“São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba”. Os versos de Noel Rosa …

Rever Baravelli

POR FABRÍCIO REINER
Certas exposições, ainda que se anunciem como retrospectivas, exigem discretamente do visitante a suspensão da ideia de conclusão, …

A Bienal em Estado de Tensão: Política, Escuta e Dissenso na 61ª Bienal de Veneza

POR TEREZA DE ARRUDA
A 61ª Bienal de Veneza entra para a história não apenas pela força de sua proposta curatorial, …

Marina Abramović. On the Erotic

POR MAGDALENA DE ARRUDA Ilg
Marina Abramović vem expandindo os limites da performance há mais de três décadas. Entre 1965 e …

Agorinha – Jesus José

POR FABRÍCIO REINER
Há pinturas diante das quais os olhos avançam com o corpo inteiro, como quem chega a um lugar …

A partir da pintura de Paulo Pasta

POR FABRÍCIO REINER
Precisão e espírito é mostra que apresenta obras recentes de Paulo Pasta a partir da pintura como prática …

LUIZA GOTTSCHALK: LUZ_AIR

POR SIMON WATSON
Um colosso gótico e sombrio foi meu primeiro e poderoso lampejo de inspiração ao ver uma pintura de …