Fúria da Beleza, de Breno de Sant’Ana, 2025. Fonte: Arquivo do artista.

A libertação dos objetos na arte de Breno de Sant’Ana

“Breno de Sant’Ana é um artista visual do Rio de Janeiro cuja especialidade é libertar objetos”. Foi assim que passei a descrevê-lo nas vezes em que precisei apresentar sua produção a alguém.

POR FLÁVIO ROCHA DE DEUS

“Breno de Sant’Ana é um artista visual do Rio de Janeiro cuja especialidade é libertar objetos”. Foi assim que passei a descrevê-lo nas vezes que precisei apresentar sua produção a alguém.

Meu primeiro contato com seu trabalho ocorreu na exposição A montanha como metáfora — ou o tempo, em setembro de 2025, na Galeria Samba, na zona sul do Rio de Janeiro. Com curadoria de Daniela Labra, a mostra reuniu 16 artistas residentes da Zait_Art. E entre eles, Sant’Ana.

A montanha como metáfora – ou o Tempo. Curadoria: Daniela Labra. Samba – Galeria de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2025. Foto: Flávio Rocha de Deus.

Sua série Fúria da beleza é uma sofisticada manufatura de artefatos ordinários que deslocam os contextos de significação da forma, da função e do design. Nela, Sant’Ana constrói objetos a partir da junção de elementos semióticos que, em outros contextos, estariam em oposição. Como são os leques de navalhas furta-cor: a forma do leque, que é culturalmente associada à delicadeza e suavidade, é aqui atravessada pelas navalhas, que possuem uma rede semântica completamente oposta. O resultado disso é uma ambiguidade que opera simultaneamente no plano sensorial e no simbólico.

Fúria da Beleza: Leques, de Breno de Sant’Ana, em A montanha como metáfora – ou o Tempo. Curadoria: Daniela Labra. Samba – Galeria de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, 2025. Foto: Flávio Rocha de Deus.

É a partir dessa intuição que argumento essa “libertação dos objetos de Sant’Ana”. Em Art and Objects, Graham Harman defende que a arte revela ou evoca o excedente dos objetos por deslocá-los da gramática ordinária das funções. Dessa forma, Sant’Ana, ao retirar o leque de sua semântica de docilidade e reconfigurá-lo com navalhas, faz emergir uma nova apreensão do objeto, agora liberto de suas amarras da significação habitual. Ele eleva os objetos banais a um campo onde já não podem ser totalmente apreendidos, nem pelo uso, nem pela imagem. E, nesse processo, ele também liberta o espectador de suas normatividades. O mesmo ocorre quando ele transforma um espelho em um punhal e uma escova de cabelo em um mangual medieval.

Fúria da Beleza, de Breno de Sant’Ana, 2025. Fonte: Arquivo do artista.

Há quem possa, em contato com os artefatos de Sant’Ana, dizer que a finalidade do artista com essas séries é tornar a beleza agressiva/furiosa – uma leitura possível, mas eu leio o oposto: um genuíno esforço em preservar a beleza, apesar da fúria.

Vale notar que os objetos escolhidos por Sant’Ana (com exceção do leque) – escova, espelho e navalha – pertencem ao campo da intimidade do corpo. A atenção a estes agentes da vida é, aliás, a chave que orienta minha leitura. Eu vejo essa série inteira sob a lente da “autopreservação”. Esses objetos de cuidado da intimidade e do corpo intimidam, mas Sant’Ana, ao armá-los, não trai nem abre mão dos aspectos visuais e antagônicos que tornam tais objetos reconhecíveis exatamente pelo que eles são. Essa chave de operação conceitual também encontra eco em uma de suas produções visuais mais conhecidas: a performance VINHADINHO.

Atenção: Vinhadinho na pista, 2023, Fotoperformance, Série: Vinhadinho. Foto: Arquivo do Artista/Revista Desvio, 2024.

Nascido da experiência autobiográfica do artista com a violência homofóbica, o personagem VINHADINHO é uma estratégia de ressignificação da palavra pejorativa “viado”, que o perseguiu desde a infância, transformada em afirmação de identidade e subversão das normas cis-heteronormativas. Sant’Ana o materializa nas placas de aviso que invadem o espaço público – um corpo que ocupa um local onde não foi convidado, que insiste em existir. Se Fúria da beleza mostra uma libertação essencialmente simbólica e formal, o conjunto de trabalhos sobre o VINHADINHO revela que essa operação tem um aspecto mais ético e material. Em Sant’Ana, beleza e fúria se protegem.

De toda forma, no contexto da arte contemporânea, onde deslocar objetos de sua função e semiótica já se tornou procedimento consolidado, dos ready-mades de Duchamp às distorções de Rebecca Horn, é legítimo se perguntar em que medida o gesto de Sant’Ana escapa ao status quo das produções de nosso tempo. Eu ainda não saberia precisar; todavia, mesmo com a repetição da gramática aplicada, vejo em sua poética e narrativa a mesma dinâmica que outrora comentou Scorsese: nele, o mais pessoal é o mais criativo. E isso, por ora, me parece suficiente para seguir acompanhando sua trajetória com atenção.

Flávio Rocha de Deus é Filósofo, professor e crítico de arte. Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e Doutorando em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, escreve textos de filosofia e crítica das artes para portais nacionais e internacionais
As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da revista Dasartes, sua equipe e conselho editorial.
Compartilhar:

Confira outras matérias

Geometria afetiva de Tatiana Coelho

POR DOMI VALANSI
“Eu não trabalho com rascunhos, não me sinto confortável. Traço as formas e pinto direto na tela, apagando …

Fluxos de Significados

POR TANJA BAUDOIN
Na exposição coletiva Nossa América, as curadoras Camilla Rocha Campos e Claudia Jaguaribe destacam as práticas e legados …

A TRADIÇÃO E O SAGRADO NA OBRA DE MANO WLADIMIR

POR DOMI VALANSI
As tradições e manifestações culturais brasileiras que deixam seus rastros delicados na cidade do Rio de Janeiro são …

O primeiro mergulho de Beatriz Buendia

POR FABRÍCIO REINER
Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com …

O cortejo cortante e o brilho da lua

POR FABRÍCIO REINER
Antes de se deixar reconhecer por um meio específico, seu trabalho já aparecia orientado por uma sensibilidade que …

Ler Ginzburg, escrever depois: o indício, a forma e a arte

POR FABRÍCIO REINER
Certos encontros intelectuais se deixam persuadir como lenta alteração do olhar. A minha relação com o pensamento de …

Artur de Vargas Giorgi | Sobre arte e vida em comum (ensaios breves)

POR BYRON VÉLEZ ESCALLÓN
31 fósforos na caverna dos sonhos esquecidos: Sobre arte e vida em comum (ensaios breves) (2026), de Artur de …

Denise Milan | Museu de Arte Sacra de São Paulo

POR THALES GUARACY
Caminho com a artista plástica Denise Milan pelas ruas arborizadas de Higienópolis, em nossas conversas sobre o mundo …

MUSICALIDADE DA VILA E ARTE DO SAMBA NA MOSTRA DE PV DIAS

POR DOMI VALANSI
“São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba”. Os versos de Noel Rosa …

Rever Baravelli

POR FABRÍCIO REINER
Certas exposições, ainda que se anunciem como retrospectivas, exigem discretamente do visitante a suspensão da ideia de conclusão, …

A Bienal em Estado de Tensão: Política, Escuta e Dissenso na 61ª Bienal de Veneza

POR TEREZA DE ARRUDA
A 61ª Bienal de Veneza entra para a história não apenas pela força de sua proposta curatorial, …

Marina Abramović. On the Erotic

POR MAGDALENA DE ARRUDA Ilg
Marina Abramović vem expandindo os limites da performance há mais de três décadas. Entre 1965 e …

Agorinha – Jesus José

POR FABRÍCIO REINER
Há pinturas diante das quais os olhos avançam com o corpo inteiro, como quem chega a um lugar …

A partir da pintura de Paulo Pasta

POR FABRÍCIO REINER
Precisão e espírito é mostra que apresenta obras recentes de Paulo Pasta a partir da pintura como prática …

LUIZA GOTTSCHALK: LUZ_AIR

POR SIMON WATSON
Um colosso gótico e sombrio foi meu primeiro e poderoso lampejo de inspiração ao ver uma pintura de …