Usina de Arte potencializa interlocuções entre arte e natureza com inauguração do site specific de Carlos Garaicoa

“Jardim Frágil”, do artista cubano Carlos Garaicoa

Resultado de residência artística, obra do artista cubano leva ao Jardim Botânico do museu na Mata Sul do Estado pavilhão que reflete noções de organicidade e materialidade, já nascendo como o maior orquidário aberto à visitação em Pernambuco

Espaço de transformações e simbioses da criação artística com a natureza, a Usina de Arte ganha um novo ponto alto dessa convergência com a inauguração do site “Jardim Frágil”, do artista cubano Carlos Garaicoa. Fruto de residência artística iniciada em 2019, a obra reafirma o projeto museológico do equipamento em ser uma arena de convergências de arte, botânica, arquitetura e paisagismo. Com estrutura de pavilhão, a instalação do artista é inspirada na estrutura geométrica dos cristais e nasce como o maior orquidário aberto à  visitação em Pernambuco, propondo diálogos entre a organicidade, mutações e materialidades das orquídeas e do vidro de Murano. A inauguração, aberta ao público, será neste sábado, 22 de março de 2025, a partir das 15h30.

A novidade expande o conceito de jardim, alçando o termo para além de um espaço de cultivo e contemplação da flora, mas também como um território de integração de arte e natureza, estimulando novos olhares para a relação entre a paisagem natural e a intervenção humana. “Brinco efetivamente com o contraste que representa encontrar a relação matemática na natureza e, por outro lado, o caos, ou aparente desordem, que podemos encontrar na vegetação. O jogo entre o controle e a liberdade está presente, não só no pavilhão, mas na obra Jardim Frágil que lhe dá origem. O pavilhão foi concebido como um prisma, uma estrutura ‘controlada’, que serve para abrigar orquídeas, que representam beleza e liberdade absolutas. O mesmo acontece naqueles tipos de ‘cetros’ da instalação, que de um lado possuem um prisma, e do outro uma figura livre em forma de flor, lembrando as orquídeas que o rodeiam”, sintetiza Carlos Garaicoa.

Jardim Frágil é uma espécie de “metaobra”, combinando o pavilhão e seu espaço expositivo de orquídeas com um conjunto escultórico central composto por hastes de ferro, semelhantes às ferramentas utilizadas pelos sopradores de vidro, encimadas por figuras de vidro de Murano, material que há séculos desafia a solidez e a previsibilidade da matéria. Essas peças repousam sobre uma mesa de vidro transparente de formato orgânico, reforçando as tensões entre o rigor geométrico e a fluidez das formas naturais. A instalação se apresenta como uma ilha isolada, envolta pela vegetação e um espelho d’água, criando um espaço contemplativo que se distancia do espectador ao mesmo tempo em que o convida a mergulhar em sua narrativa visual. O trabalho também pode ser apreciado de cima, por meio de uma passarela, permitindo uma visão panorâmica desse diálogo entre estrutura e espontaneidade.

Matemática e liberdade das formas naturais

Conhecido por sua exploração das cidades e da memória urbana, o artista contemporâneo cubano leva para o potente acervo da Usina de Arte uma investigação mais essencial e simbólica. A partir dos estudos de Dr. Krantz e Dr. J.F. Hessel sobre a estrutura cristalina, ele propõe um debate visual e filosófico sobre as formas do mundo e as maneiras como as organizamos e interpretamos. Os prismas de vidro, reproduções de modelos antigos dos anos 1920 adquiridos pelo artista, funcionam como vestígios dessa busca por um equilíbrio entre a rigidez e a mutabilidade. O pavilhão Jardim Frágil, fruto colaboração entre Garaicoa e a arquiteta cubana Jetter Gonzales, expõe que a forma cristalina não é mero acaso. Assim como a obra central, a estrutura investiga a dualidade entre a organização matemática dos cristais e a liberdade formal das formas naturais. O espaço expositivo, portanto, não é apenas um recipiente para a arte, mas parte essencial do discurso poético e estético do todo.

O site specific também dá nova musculatura a outra plataforma museológica da Usina de Arte, que é revisar a trajetória do território onde está inserida em uma perspectiva social. O passado açucareiro da região, em que a extração e a cristalização do açúcar simbolizavam uma ordem socioeconômica também é ingrediente para a estruturação geométrica do trabalho. Assim como os cristais podem se tornar fluidos, Jardim Frágil sugere a possibilidade de novas narrativas, em que a organicidade, a imprevisibilidade e a beleza da manualidade oferecem alternativas às cicatrizes históricas, em um convite ao que há de sólido e de efêmero naquilo que nos cerca, seja na arquitetura, na arte ou na própria vida.

“Essa obra corresponde bem à filosofia geral da coleção da Usina. É um percurso imersivo convidando o público a mergulhar numa obra eco, de um projeto que é ao mesmo tempo um jardim botânico e ao mesmo tempo um parque de arte. O artista colocou no mesmo nível a beleza da criação da natureza com a criação da arte contemporânea”, aponta o curador da Usina de Arte, Marc Pottier.

A chegada de Jardim Frágil também amplia a universalização do acervo de mais de 45 obras da Usina de Arte, que já conta com nomes expoentes da arte no mundo como Marina Abramović, Alfredo Jaar e Anne e Patrick Poirier.  “A Usina de Arte sempre foi concebida como um espaço de diálogo entre arte, paisagem e comunidade. Ao longo dos anos, temos ampliado esse compromisso ao trazer para o nosso acervo artistas de diferentes partes do mundo, enriquecendo nossa narrativa e fortalecendo o papel da Usina como um museu vivo, em constante transformação. A escolha de Garaicoa reforça nosso compromisso em trazer artistas que, como ele, desafiam fronteiras e transitam entre arquitetura, urbanismo e poética visual, criando novas formas de perceber e habitar o espaço. É um privilégio acolher um trabalho que dialoga tão profundamente com a identidade da Usina e do Brasil”, afirma a presidente da Usina de Arte, Bruna Pessôa de Queiroz.

Os jardins de Garaicoa

Desde 1997, Carlos Garaicoa tem explorado a temática dos jardins em suas obras, utilizando-os como metáforas para investigar a relação entre natureza e artifício, bem como as dinâmicas sociais e políticas presentes nos espaços urbanos. Um exemplo marcante é a obra “Jardín Japonés” (1997-2000), uma fotografia colorida sobre papel Duraflex que captura a essência de um jardim japonês, simbolizando a busca por harmonia e equilíbrio entre o homem e a natureza.  Em “Jardín Cubano” (1996), apresenta uma fotografia que reflete sobre a identidade cubana por meio da representação de um jardim, sugerindo uma conexão profunda entre cultura e ambiente natural. Essas obras demonstram como o artista utiliza o conceito de jardim para questionar e reinterpretar as interações humanas com o espaço, revelando camadas de significado que vão além da mera representação botânica.

A inspiração para o pavilhão “Jardim Frágil” surgiu a partir da coleção de orquídeas do espaço, com mais de 8 mil plantas, e da ideia de desenvolver um orquidário baseado na obra homônima já existente. Essa instalação encapsula a dicotomia entre natureza e artifício, temática central em seu fazer artístico. “Uma das coisas que mais gosto nesta obra é realizar o sonho de um jardim ‘proto-japonês’, pois adoro a tradição dos jardins Zen e o desenho dos arranjos florais japoneses. Por isso, vejo um sonho realizado em ter a minha instalação coexistindo num orquidário feito à medida, onde a natureza e a arte estão fortemente ligadas. A partir daquele ‘casulo’ artificial que constitui o pavilhão somos convidados a contemplar a natureza, do que é artificial e não artificial, e do que é mediado pela mão do homem. Somos convidados a perceber a paisagem, os testemunhos do impacto humano sobre ela, e instigados a sonhar em encontrar um ponto médio de infinitas possibilidades”, finaliza Garaicoa.

O artista Carlos Garaicoa com a maquete de sua instalação “Jardim Frágil”

 Start up Day

Além da inauguração de Jardim Frágil, a Usina de Arte compartilha o 22 de março recebendo pela terceira vez o Startup Day, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do País, realizado pelo Sebrae. Neste ano,  as atividades acontecem na Biblioteca do equipamento e no Ginásio do distrito de Santa Terezinha, trazendo como destaque na programação a palestra “O novo jogo do mercado: marketing e vendas para negócios inovadores”, com o jornalista Pedro Linds, explorando as tendências do mercado contemporâneo. Com um histórico de recorde de inscrições na Mata Sul pernambucana, o evento promove debates sobre temas como Empreendedorismo, Turismo, Educação e Inteligência Artificial. Nesta edição, a mobilização cresce ainda mais, com a inclusão de duas novas cidades no estado, fazendo parte de uma programação nacional que acontecerá simultaneamente em cerca de 200 localidades.

Confira mais informações sobre a visitação aqui.

Compartilhar:
Notícias - 06/04/2025

The Gallery: arte em escala urbana convida artistas brasileiros para sua quinta temporada

Pela primeira vez, brasileiros podem participar do projeto The Gallery, que leva arte para espaços públicos no Brasil e no …

Notícias - 04/04/2025

Tate devolve obras saqueadas pelos nazistas aos reais herdeiros

O museu britânico Tate anunciou a devolução de uma pintura roubada pelos nazistas aos herdeiros de seu legítimo dono. A …

Notícias - 03/04/2025

"Um insulto", diria cofundador do studio Ghibli ao ver seus animes se tornarem virais no universo IA


A recente viralização de imagens criadas por inteligência artificial no estilo do Studio Ghibli reacendeu discussões sobre os limites éticos …

Notícias - 03/04/2025

SP–Arte abre hoje e transforma São Paulo no epicentro das artes até 6 de abril

A 21ª edição da SP–Arte abre para o público nesta quinta-feira, 3 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque …

Notícias - 03/04/2025

Patrimônios culturais são destruidos por terremoto em Mianmar e na Tailândia

Um forte terremoto de magnitude 7,7, seguido por um tremor secundário de 6,7, atingiu Mianmar e Tailândia na última sexta-feira, …

Notícias - 03/04/2025

Morre a artista figurativa Marcia Marcus

A artista Marcia Marcus, conhecida por seus retratos inovadores que subvertiam normas de gênero e representação, faleceu na última quinta-feira …

Notícias - 01/04/2025

Ativistas climáticos serão artistas no Pavilhão Alemão da Bienal de Veneza 2026

O Pavilhão da Alemanha na Bienal de Veneza de 2026 será ocupado por um coletivo de ativistas climáticos, incluindo membros …

Notícias - 28/03/2025

Trump se revolta com retrato oficial no Capitólio e vira meme

Nem mesmo um retrato oficial escapa da ira de Donald Trump. O presidente dos EUA virou motivo de chacota depois …

Notícias - 28/03/2025

Raio X revela que Miró pintou sua mãe por trás da tinta azul

CSI: Miró – O Mistério Oculto Por Trás de uma Pintura
Por décadas, uma das pinturas icônicas de Joan Miró escondeu …

Notícias - 28/03/2025

Veja pintura reatribuída a artista renascentista Lavínia Fontana

Uma pintura armazenada há décadas nos depósitos do Musée de la Chartreuse, em Douai, no norte da França, foi recentemente …

Notícias - 28/03/2025

Frick Museum: O tesouro da era dourada de Nova York reabre com novidades

Após quatro anos de reformas e um investimento de US$ 300 milhões, o icônico Frick Museum, em Nova York, reabre …

Notícias - 28/03/2025

Retrato oculto de Picasso. Conheça histórias não contadas de seis mulheres que amaram o pintor

Pablo Picasso não era apenas um gênio da arte, mas também um verdadeiro lothário, colecionando relacionamentos tão intensos quanto suas …