“Ver até onde se pode ir sem se preocupar com a opinião pública.” A artista certa vez escreveu isso sobre Rodin, mas, na verdade, ela também estava se descrevendo. Paula Modersohn-Becker participou de apenas duas exposições durante sua vida e vendeu no máximo quatro pinturas para amigos. Só depois de morrer prematuramente em 1907 o sucesso se estabeleceu e o “mito” em torno da artista, que continua até hoje, desenvolveu-se. Seu trabalho ainda mexe e surpreende; é direto, rigoroso e atemporalmente moderno. A artista trabalhou alternadamente na colônia de artistas de Worpswede perto de Bremen e na então capital da arte, Paris. Apesar de sua breve vida, ela deixou para trás uma obra diversificada e extensa de cerca de 734 pinturas e cerca de 1.500 obras em papel que refletem claramente as influências de ambos os lugares.
AUTORRETRATOS
Paula Modersohn-Becker pintou ou desenhou um total de cerca de 60 autorretratos ao longo de todas as fases criativas entre 1893 e pouco antes de morrer, em 1907. Como muitos outros artistas que receberam pouco reconhecimento público, para Paula, o autorretrato foi um ato contínuo de autoquestionamento e reflexão sobre seu próprio papel como artista. No início, Paula enquadrou as imagens perto do espectador, muitas vezes com uma composição frontal, criando um alto grau de franqueza e imediatismo. A maioria de seus autorretratos foi criada em 1906, agora principalmente como nus, quando ela estava sozinha em Paris e encontrava seu caminho como artista independente por lá. Se olharmos para as fotografias históricas de Paula, em geral há pouca semelhança entre a artista e seus autorretratos. Apenas as fotos de nus, provavelmente tiradas por sua irmã Herma, mostram uma autodramatização deliberada semelhante a algumas das pinturas, com posturas estilizadas de mãos, flores, frutas e colar de âmbar.

Autorretrato, 1897 © VG Bild-Kunst, Bonn 2021

Auto-retrato no 6º aniversário de casamento, 25 de maio de 1906
RETRATOS DE FAMÍLIA E AMIGOS
Paula retratou várias pessoas de seu círculo pessoal, mas ela o fez sem uma comissão e geralmente sem perspectiva de poder vender os retratos. Ela pintou esses indivíduos a partir de um impulso interior e – como sempre – sem levar em conta as convenções ou expectativas de seu ambiente. As obras eram em sua maioria de pequeno formato e não particularmente representativas, como nas pinturas do adormecido Otto Modersohn ou de seu amigo, o poeta Rainer Maria Rilke. Este último ficou aparentemente insatisfeito com o retrato, pois nunca falou dele. A artista muitas vezes tentou retratar traços e características internas, como com a boca aberta de Rilke, ou o comportamento pensativo e distante da escultora Clara Rilke-Westhoff.

Retrato de uma menina, 1905
IMAGENS DE CRIANÇAS
A representação de crianças e jovens, principalmente meninas, compõe grande parte da obra de Paula, abrangendo cerca de 400 pinturas. A maioria das obras foi criada em Worpswede, onde Paula procurou modelos em seu entorno. O assunto era popular entre muitos pintores do período, mas era consistentemente destinado a um público de classe média, e geralmente apresentava uma forma altamente idealizada de infância no campo: o trabalho árduo doméstico e da agricultura, do qual apenas crianças muito pequenas estavam isentas, são mascarados por uma ênfase na inocência e na proximidade com a natureza. A renúncia quase universal à “fofura” parece particularmente radical nesse grupo de obras.
MÃE E FILHO
Paula pintou uma série de mães sentadas e reclinadas com filhos, em particular durante sua última estada em Paris, em 1906/1907. As mães sentadas ou ajoelhadas com filhos costumavam ser combinadas com símbolos como flores e frutas e demonstravam uma estática icônica. Algo inteiramente novo surgiu com as três versões em grande formato da Mãe reclinada com a criança. O contorno fechado parece escultural, a postura íntima, uma espécie de paisagem de corpos emerge, de perto e ao mesmo tempo supraindividual e distante. Nessa composição abstrata e monumental, a artista viu corporificada não apenas uma relação individual mãe-filho, mas – para ela – a ideia universal de “Mãe Terra” e uma visão de mundo panteísta.

Mãe reclinada com a criança, 1906/1907
CAMPONESES NA PUNHA
Quando a colônia de pintores de Worpswede se estabeleceu em uma pequena cidade à beira da antiga região Teufelsmoor (Pântano do Diabo), por volta de 1889, eles queriam retratar a vida “real” da população rural e a paisagem expressiva. Ao fazer isso, os artistas encontraram um contramundo de cortadores de turfa, fazendeiros e diaristas – pessoas cujas vidas eram caracterizadas por trabalho físico árduo e uma luta constante pela sobrevivência. Como uma fuga das pressões da vida industrializada moderna e da azáfama da cidade grande, os pintores idealizaram e romantizaram a vida rural, ignorando em grande parte o “realismo” da vida quotidiana na aldeia. Na contramão, Paula geralmente deixava de fora não apenas o ambiente rural, mas também as respectivas atividades, quando procurava seus modelos, entre eles idosos fazendeiros, camponeses e suas mulheres. Pintados entre 1903 e 1907, os retratos altamente variados sempre mostram uma pessoa em particular, chamada “Mãe Schröder” ou, no dialeto local, a Dreebeen, pois ela sempre se movia com uma bengala como sua “terceira perna”. A série mostra claramente o método de trabalho de Paula, seus vários experimentos pictóricos, mas também sua tendência para transformar o cotidiano e o real em algo supratemporal e universal.

Vista da janela do estúdio do artista em Paris, 1900.
© Detroit Institute of Arts, Gift of Robert H. Tannahill
PAISAGEM
A coragem de Paula para criar composições incomuns, às vezes austeras e incongruentes, é evidente em sua concepção reduzida e abstraída de paisagem. Os caminhos que iam até o horizonte, os canais retos cortando a antiga charneca e o céu alto eram o cenário perfeito para sua visão artística. Paula sempre procurou resumir e simplificar, aliado a uma paleta de baixo contraste que se intensifica para superfícies de cor quase monocromáticas, especialmente nas paisagens lunares noturnas.
CLOSE-UPS
Paula muitas vezes trazia visualmente os temas de suas pinturas a uma visão extremamente próxima e também simplificava temas. Essa técnica direciona fortemente o olhar e cria um grande imediatismo na experiência das obras. Algumas composições até parecem detalhes de uma pintura maior, como o gato aninhado no braço de uma menina ou as duas mãos segurando uma flor. No entanto, esses não são detalhes, mas antes funcionam por conta própria. Essa forma de close-up faz pensar no fotográfico zoom, apesar do fato de a fotografia ainda não ser tão avançada tecnicamente por volta de 1900. A abordagem de Paula nesses exemplos deve ser considerada uma peculiaridade na obra da artista, sem paralelo na obra de seus contemporâneos.

Mão com buquê, 1902.
© Privatbesitz Bremen
AINDA VIVAS
Estáticas, construídas, monumentais – muitas das características que se aplicam às pinturas de figuras de Paula – também são características de suas cerca de 70 naturezas mortas, cerca de 50 das quais foram criadas entre 1905 e 1907. Já em Worpswede, a artista coletou copos raros, pratos e xícaras, colares e anéis, tecidos finamente coloridos e cobertores, molduras originais, espelhos, castiçais para naturezas mortas. A pintora tinha um grande senso de habilidade camponesa e para a estrutura e textura dos materiais e superfícies em geral. O gênero serviu como campo predileto de experimentação na vanguarda francesa. Um paralelo é traçado repetidamente entre Paula Modersohn-Becker e Cézanne, mas as naturezas mortas são distintas pelo estilo de pintura denso e material de Paula. Após sua morte, essas obras, em particular, foram compradas e exibidas por colecionadores particulares e museus.
PAULA MODERSOHN-BECKER • SCHIRN KUNSTHALLE •
FRANKFURT • 8/10/2021 A 6/2/2022


