Study of a Boy, c. 1790–1800. © Museo Gypsotheca Antonio Canova, Possagno. Foto: Luigi Spina

DASARTES 135 /

ANTONIO CANOVA

O ESCULTOR ITALIANO ANTONIO CANOVA DESLUMBROU O PÚBLICO COM SUAS SENSUAIS ESCULTURAS EM MÁRMORE SÓLIDO, COM CADA SUPERFÍCIE CINZELADA E POLIDA COM PERFEIÇÃO. MAS UM DOS SEGREDOS INICIAIS PARA O SEU SUCESSO FOI A DEVOÇÃO A UM MATERIAL COMPLETAMENTE DIFERENTE DO MÁRMORE – A ARGILA. AGRUPADAS POR TEMA – RETRATO, MITOLOGIA E RELIGIÃO –, SUAS OBRAS REVELAM UM LADO COMPLETAMENTE DIFERENTE DE SUA IDENTIDADE CRIATIVA

Hebe, c. 1816. © Courtesy of the Daniel Katz Gallery, London.

Nascido em 1757, na cidade italiana de Possagno, Antonio Canova (1757-1822) se formou principalmente em Veneza. Rapidamente conquistou elogios por seus projetos inventivos e sua habilidade em esculpir em mármore. Aos 21 anos, já estava em Roma. Encantado com as muitas obras da escultura antiga que encontrou lá, foi inspirado a seguir um novo caminho para a arte. Não apenas abraçou o neoclassicismo – o retorno à beleza ideal e simplicidade da Grécia e Roma antigas –, mas também ofereceu sua própria interpretação. Seu estilo revolucionário se tornou a sensação em toda a Europa. Canova recebeu uma enxurrada de encomendas para estátuas de deusas esbeltas e heróis musculosos e trabalhou incansavelmente ao longo de três décadas para atender à demanda, produzindo uma escultura icônica após outra. Quando morreu, em 1822, nenhum artista na Europa havia alcançado maior celebridade ou riqueza.

 

RETRATOS ESCULTURAIS

Character Head, c. 1780. © Dino and Raffaello Tomasso.

A maneira certa de mostrar status na Europa por volta de 1800 era ter o próprio retrato esculpido por Canova. Os ricos e poderosos, incluindo Napoleão e membros de sua família, fizeram grandes esforços para garantir seus serviços e valorizavam os bustos e cabeças pela beleza e pela confiança que transmitiam.

Cada retrato exigia horas de trabalho em argila: Canova começava criando modelos de esboço para estudar a pose, seja sentado ou em pé. Ele então produzia estudos de cabeça em tamanho real para compreender as características faciais e a expressão. Terminava com modelos cada vez maiores em argila, moldados em gesso e depois copiados em mármore.

Em Estudo de um menino, seria esta uma imagem que retrata alguém que Canova conheceu? A representação cuidadosa e realista do rosto do menino sugere que sim. As profundas rachaduras que cobrem a superfície lisa do busto ocorreram – inadvertidamente – durante o processo de cozimento. No entanto, elas acrescentam ao apelo da obra, enfatizando a fragilidade da juventude.

Cabeça de personagem, uma escultura de uma pequena cabeça, é um dos primeiros modelos sobreviventes de Canova. É um estudo de personagem – um exercício para explorar a expressão facial. A testa franzida e a boca entreaberta transmitem sentimentos intensos: este homem está preocupado.

 

MITOS E LENDAS

© Museo Gypsotheca Antonio Canova, Possagno.
Satyr and a Nymph (Cupid and Psyche?), c. 1786–1787.

A fama de Canova estava ligada à sua habilidade de reimaginar histórias famosas da Grécia e de Roma Antiga e dar vida a esses mitos em reluzente mármore. A escultura Musa da poesia lírica é um exemplo perfeito. Concluída em 1816, ela representa uma das nove deusas, ou musas, da inspiração criativa.

Cada vez que Canova abordava um novo tema mitológico, ele recorria à argila, seu meio preferido para explorar ideias. Conseguia trabalhar rapidamente com argila, e era uma opção econômica. Sempre rigoroso em sua abordagem, frequentemente produzia muitos modelos, um após o outro, até ter certeza de ter encontrado o melhor design. Mas o uso da argila não se limitava a esboços. Continuava elaborando modelos cada vez mais refinados e maiores em argila, como fez com a escultura de Hebe.

The Three Graces, 1812. © Lyon MBA – Photo Martial Couderette.

Uma das esculturas mais celebradas de Canova, As Três Graças (1812), retrata as três filhas de Zeus, entrelaçando os braços enquanto se voltam para dentro e se abraçam. Elas são conhecidas como as Graças porque concedem presentes à humanidade.

As figuras, capturadas em um movimento de giro, parecem dançar. Canova refinou seu conceito. A Graça central é ladeada por suas parceiras. Envolvidas por braços sinuosos e uma faixa de vestimenta parecida com uma fita, o grupo é sereno, digno e bem acabado.

Pyrrhus Sacrificing Polyxena, c. 1798–1799. © Museo Gypsotheca Antonio Canova. Foto: Luigi Spina.

Os esboços de Pílades sacrificando Polixena retratam um episódio do final da Guerra de Troia. Após a queda da cidade de Troia, o espírito vingativo de Aquiles, um guerreiro grego morto em batalha, apareceu e exigiu a morte da princesa troiana Polixena. Seu filho Pílades foi encarregado da terrível tarefa.

A princesa se ajoelha no túmulo de Aquiles e olha para cima, para seu assassino. Pílades parece hesitar com incerteza enquanto se depara com o ato violento que lhe foi acometido.

Head of Medusa, c. 1797–1800. © Museo Gypsotheca Antonio Canova. Foto: Luigi Spina

Em Cabeça de Medusa (1797-1800), vemos olhos vazios, boca entreaberta e bochechas entrelaças por cobras. Canova criou esse modelo relativamente acabado para uma estátua monumental de mármore que estava esculpindo de Perseu, que seguraria a cabeça como uma espécie de troféu.

Na mitologia grega, Medusa era uma criatura com cabelos de serpente chamada Górgona. Seu olhar transformava qualquer pessoa que o encontrasse em pedra. Usando um escudo espelhado, Perseu conseguiu se aproximar de Medusa enquanto ela dormia e cortar sua cabeça. Ele a carregava como uma arma, usando-a para petrificar seus inimigos.

 

MONUMENTOS E FÉ

Pope Clement XIV, 1783. © Museo Gypsotheca
Antonio Canova. Foto: Luigi Spina

Devoto católico romano, Canova frequentemente esculpia temas religiosos, além de obras que celebravam o papado. Duas de suas esculturas mais complexas foram monumentos funerários dedicados aos papas – Clemente XIII e Clemente XIV. Esses monumentos luxuosos envolveram um planejamento extenso. Para enfrentar esse desafio, Canova trabalhou em suas ideias de design em uma série de modelos de argila.

Entre as obras mais tocantes de Canova em argila está uma história da Bíblia: Adão e Eva lamentando a morte de seu filho Abel. Olhe atentamente para o rosto de Adão, erguido para o céu, à esquerda. Canova transformou um pedaço de argila crua em uma imagem de angústia – tudo em segundos, com seus dedos e alguns movimentos de uma ferramenta de modelagem de madeira.

Adam and Eve Mourning the Dead Abel, c. 1818–1822. © Governorate of the Vatican City State – Directorate of the Vatican Museums.

De acordo com um de seus amigos, Canova foi tomado por uma variedade de emoções – “com lágrimas, com felicidade e com convulsões gerais de seu corpo” – quando modelava em argila.

Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus que frequentemente era retratada em oração, arrependendo-se de pecados passados. Em 1791, Canova começou a planejar uma estátua dela para um cliente italiano – o mármore Maria Madalena penitente. Começou, como era seu costume, com esboços rápidos. É grosseiro – pouco mais do que um amontoado de pedaços de argila com o rosto, as mãos e os pés mal indicados. E, mesmo assim, retratou uma mulher quase esmagada pelo peso de seu remorso. O gesso Cabeça de Maria Madalena penitente, possivelmente feito como a segunda versão da escultura de mármore, está coberto de marcas de referência em metal. Elas serviram como guia para transferir a composição para o mármore, usando um sistema mecânico chamado apontamento.

Head of the Penitent Magdalene, c. 1794–1809. © Museo Gypsotheca Antonio Canova. Foto: Luigi

Em seus anos posteriores, à medida que ele confrontava sua própria mortalidade, seus pensamentos se voltaram para um novo projeto: seu sepulcro, que ele estava construindo em sua cidade natal, no Norte da Itália. Enquanto planejava as decorações para ela, ele criou alguns de seus modelos de argila mais expressivos. Eles certamente incluem a série que retrata Adão e Eva lamentando a morte do filho. No entanto, Canova faleceu em 1822, antes que qualquer um desses projetos pudesse ser produzido em mármore ou que a igreja pudesse ser concluída.

CANOVA: SKETCHING IN CLAY

NATIONAL GALLERY OF ART •
WASHINGTON • EUA
• 11/6 A 9/10/2023

ART INSTITUTE OF CHICAGO • EUA •
19/11/2023 A 18/3/2024

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