DASARTES 31 /

Afonso Tostes

Quando a agenda está mais folgada e a cabeça mais perdida, minhas experimentações são francas e constantes. O ateliê fica com ideias soltas em forma de trabalhos a serem desenvolvidos. Então vem a agenda e sou obrigado a aglutinar aquilo que será um trabalho, uma obra. A exposição realizada no Museu de Arte Moderna do […]

Quando a agenda está mais folgada e a cabeça mais perdida, minhas experimentações são francas e constantes. O ateliê fica com ideias soltas em forma de trabalhos a serem desenvolvidos. Então vem a agenda e sou obrigado a aglutinar aquilo que será um trabalho, uma obra. A exposição realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi composta de várias esculturas. Essas esculturas tinham galhos e ossos misturados, alguns eram galhos de verdade, enquanto outros eram folheados a ouro. Em projetos futuros, pretendo voltar a pensar nesses possíveis trabalhos que estão no ateliê

Sempre trabalhei com a ideia de estrutura e todos os desdobramentos que isso pode apontar. Os conceitos vão surgindo a cada trabalho, e um trabalho pode significar uma coisa quando está em um determinado espaço, e outra coisa diferente, se deslocado para outra situação. Então os conceitos são mais flexíveis. Na exposição que realizei na Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, mostrei objetos realizados a partir de restos de esculturas. Esses pedaços contêm o negativo de outras peças. No entanto, os desenhos e as tensões presentes nessas formas redimensionam o olhar e cada peça sugere uma nova interpretação.

Não consigo definir um processo específico de trabalho. Minha criação acontece de várias formas, às vezes fazendo ginástica, outras dirigindo, etc. Acho que ė um estado em que você se coloca e as coisas vão fluindo. Em minha exposição, na Casa França-Brasil, está presente um trabalho que reflete esse meu envolvimento franco com o fazer uma tentativa, como venho propondo em cada uma de minhas últimas exposições. As peças da mostra são como a continuação de um braço ou de uma mão.

Tronco – Afonso Tostes

Curadoria: Bernardo Mosqueira

De 4 de dezembro de 2013 até 9 de fevereiro de 2014

Casa França-Brasil

Rua Visconde de Itaboraí, 78 Centro – RJ
www.casafrancabrasil.rj.gov.br / www.cultura.rj.gov.br

Compartilhar:

Confira outras matérias

Resenha

SANDRA VÁSQUEZ DE LA HORRA

A VIAGEM IMAGINÁRIA
A obra de Sandra Vasquez de la Horra reflete seu legado sócio-cultural. A artista nasceu no Chile em …

Reflexo

MAXWELL ALEXANDRE

AOS 30 ANOS, MAXWELL ALEXANDRE RETRATA EM SUA OBRA UMA POÉTICA QUE PASSA PELA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E CENAS ESTRUTURADAS A PARTIR …

Garimpo

MARJÔ MIZUMOTO

“MINHA PINTURA VEM DA IDEALIZAÇÃO ROMÂNTICA DO TRIVIAL, DO ORDINÁRIO, DO COTIDIANO, DA BANALIDADE. SINTO QUE EXISTE UMA POTÊNCIA NO …

Flashback

MAX KLINGER

PIONEIRO DO SIMBOLISMO ALEMÃO, MAX KLINGER (1857-1920) FOI UMA DAS PERSONALIDADES ARTÍSTICAS MAIS PROEMINENTES E, AO MESMO TEMPO, MAIS CONTROVERSAS …

Destaque

KRIS MARTIN

KRIS MARTIN CRIA IMAGENS A PARTIR DE OBJETOS QUE LEVANTAM QUESTÕES SOBRE CONCEITOS COMO TRANSITORIEDADE, IDENTIDADE E MORTE. DENTRO DE TEMAS …

Alto relevo

GEORGES BRAQUE

O MUSEU BUCERIUS KUNST FORUM ESTÁ DEDICANDO UMA RETROSPECTIVA A GEORGES BRAQUE, A PRIMEIRA PESQUISA ABRANGENTE DE SUAS PINTURAS NA …

Reflexo

VIVIAN CACURI

VIVIAN CACCURI CRIA OBJETOS, INSTALAÇÕES E PERFORMANCES QUE BUSCAM REFORMULAR A EXPERIÊNCIA COTIDIANA E, POR EXTENSÃO, PERTURBAM AS NARRATIVAS TRADICIONAIS. EM …

Flashback

ARTEMISIA GENTILESCHI

ARTEMISIA GENTILESCHI FOI UMA DAS MAIORES PINTORAS DO PERÍODO CONHECIDO COMO BARROCO ITALIANO. NASCIDA NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO 16, …

Capa

LYNETTE YIADOM-BOAKYE

AS FIGURAS NAS PINTURAS DE LYNETTE YIADOM-BOAKYE NÃO SÃO PESSOAS REAIS – ELA AS CRIA A PARTIR DE IMAGENS ENCONTRADAS …

Destaque

JUDY CHICAGO

MUSEU DE SÃO FRANCISCO CELEBRA A ARTISTA FEMINISTA PIONEIRA JUDY CHICAGO COM A PRIMEIRA RETROSPECTIVA DE SEU TRABALHO. DESDE O SEU …

Alto relevo

KATHARINA GROSSE

A PINTURA DE KATHARINA GROSSE PODE APARECER EM QUALQUER LUGAR. SEUS EXTENSOS TRABALHOS SÃO MUNDOS VISUAIS MULTIDIMENSIONAIS NOS QUAIS PAREDES, TETOS, …

Alto relevo

AQUILO QUE NÃO SE VÊ - PARA OXÓSSI

“Fungos e liquens aniquilam as nossas categorias de gênero. Eles reorganizam nossas ideias de comunidade e cooperação. Ferram com o …

Garimpo

JANA EULER

CONSTRUINDO FABULAÇÕES PICTÓRICAS EXCÊNTRICAS, AS INÚMERAS TÉCNICAS DE CRIAÇÃO DE IMAGENS DA ARTISTA ALEMÃ JANA EULER EXAMINAM E EXAGERAM AS …

Reflexo

Ana Paula Oliveira

A ARTISTA MINEIRA RADICADA EM SÃO PAULO, ANA PAULA OLIVEIRA CRIA SITUAÇÕES POR MEIO DE DIVERSAS LINGUAGENS E MATERIAIS E …

Flashback

JAMES TISSOT

PINTOR BRILHANTE DA ALTA CLASSE SOB O SEGUNDO IMPÉRIO E DOS COSTUMES DA SOCIEDADE VITORIANA INGLESA, DOS ARISTOCRATAS ELEGANTES E …