“Eu não vim para trazer a calmaria das almas mortas”
Abdias do Nascimento

Exu Black Power nº 2 (Homenagem a Rubens Gerchman), 1969. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
Historicamente, a ideia de “Brasil civilizado” está relacionada ao desejo da “raça melhorada” – fruto da política do embranquecimento e de imigração –, ou, ainda, relaciona-se ao “mito da democracia racial” – um estado de plena equidade entre as pessoas, independentemente de cor ou etnia. Na verdade, são dois modos de enfrentar a questão negra que ocultam, ou pelo menos, dissimulam as dores da escravidão.
Porém, o apagamento das memórias não elimina os conflitos sociais; eles existem, persistem, ferem. A consciência e a adoção de posturas antirracistas só acontecem quando há o embate – quando a “calmaria das almas mortas” é convulsionada. Assim, a biografia de Abdias do Nascimento (1914-2011) – um homem negro, neto de negros escravizados, filho de um sapateiro e de uma doceira – move o atual ativismo político e diz tanto sobre as pautas que estão nas ruas.
Jornalista, dramaturgo, poeta e artista visual, Abdias do Nascimento organizou grupos de militância política e ações educativas. Comumente, ele é reconhecido como o criador do Teatro Experimental Negro (TEN), entre os anos de 1944 e 1968, no Rio de Janeiro. Sua vida se tornou um capítulo da história dos negros e do combate à discriminação racial – uma narrativa de resistência que empregou a arte como discurso de luta e de valorização da cultura negra. Ele entendia, sobretudo, a arte como instrumento de formação, capaz de conscientizar e transformar o mundo.

Oxum em Êxtase. Búfalo, EUA, 1975. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
Ao entender o TEN, como modo de construção de conhecimento, em 1950, surgiu a ideia do Museu de Arte Negra (MAN) com ampla adesão de artistas e intelectuais – à época, a história da arte brasileira ainda se pautava pelo “mito das três raças”, sendo as culturas negra e indígena mediadas pelo olhar do branco. Abdias queria revolucionar esse conceito: assumir o protagonismo e provocar a reflexão sobre o campo das artes visuais.
Contudo, no Brasil de 1968, o MAN não sobreviveu à sua primeira exposição. Um museu sobre a cultura negra era algo muito perturbador para o regime militar, igualmente a inquietante presença de Abdias. E, nesse mesmo ano, ele seguiu para os EUA – um autoexílio que duraria anos.
Alguns pesquisadores confirmam que a ação como pintor se adensou quando ele passou a integrar o meio acadêmico norte-americano. Suas primeiras telas, pintadas em 1968, conviveram com as obras do acervo do MAN – uma coleção com trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros de diversas origens e expressões, mas que, juntas, diziam sobre “uma estética negra”. No regresso ao Brasil, em 1981, Abdias criou o Ipeafro, instituição que guarda seu acervo e atua no combate ao racismo.

O Vale de Exu, 1969. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
E, hoje, as pautas defendidas por Abdias do Nascimento estão em evidência, especialmente no campo das artes visuais. O resultado se dá na participação cada vez mais forte de propostas artísticas que discutem questões étnicas e de gênero – o apelo à diversidade tem legitimado e incentivado a produção de artistas mulheres, afrodescendentes, indígenas e LGBTQIA+. Os novos discursos, as diversas formas de ver e estar no mundo têm conseguido espaço na programação de grandes museus, tais como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Masp, ou, ainda, em eventos relevantes como a Bienal de Veneza, a Bienal Mercosul e a Bienal de São Paulo. Acrescente-se ainda que museus e galerias têm revisitado artistas e intelectuais vindos de um passado recente, buscando novas abordagens para a história da arte brasileira.

Escada da Morte: Adinkra Asante, 1992. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.

Onipotente e Imortal nº 3: Adinkra Asante, 1992. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
No resgate da memória da resistência negra, as proposições de Abdias são reconhecidas e inspiram, tanto que, na passagem entre 2016 e 2017, o Itaú Cultural desenvolveu a Ocupação Abdias do Nascimento, com registro ainda presente no site da instituição, no qual as diversas facetas de sua militância são rememoradas, sob a perspectiva de vê-lo como um griot – aquele que conta histórias, narra os acontecimentos de um povo, passando as tradições para as gerações futuras.
Nas artes visuais, particularmente, em 2022, o Masp organizou a exposição Abdias Nascimento: um artista panamefricano, com curadoria de Amanda Carneiro e Tomás Toledo, reunindo 61 pinturas realizadas ao longo de três décadas (1968-1998). A mostra revelava seu repertório: os personagens, os temas e os símbolos afro-brasileiros. O título da mostra brincava com conceitos ligados ao pan-africanismo e com o termo “ladino-amefricano”, usado pela antropóloga Lélia Gonzalez para tratar das culturas negras da América Latina. Aqui vale um parêntese: Abdias teve forte aproximação com o pan-africanismo, ou seja, ele acreditava na união dos povos africanos de todos os países, envolvidos pela diáspora, na luta contra a discriminação. Retornando à mostra do Masp, a intenção era o reconhecimento da pintura de Abdias em todas as suas dimensões estéticas e políticas – uma grande retrospectiva do intelectual-pintor.

O Sonho nº 2, 1973. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
Contudo, a iniciativa do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, anunciada em 2021, foi ainda maior: “um museu dentro de um museu”. Em parceria com o Ipeafro, até o final de 2023, a instituição, de certa forma, recria o MAN, de Abdias, em quatro atos (referência ao teatro que, no fundo, remete à quatro exposições), que ocupam a cada seis meses, a Galeria Mata – primeira galeria do Instituto. Nesse ponto, como já vimos, o histórico do MAN lhe dá o status de iniciativa pioneira que colocou a cultura negra no mesmo patamar da dita “arte brasileira” – aquela sustentada pelos parâmetros europeus. E recriar o MAN é uma remição.
O primeiro ato Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra foi cheio de efemérides: 40 anos do Ipeafro e 10 anos da morte de Abdias. Nessa mostra, as relações entre o intelectual e Tunga (artista do acervo de Inhotim) foram as motivações centrais. O pai de Tunga, Gerardo Mello Mourão, era companheiro de Abdias no ofício da poesia. O artista cresceu tendo o amigo Abdias no convívio familiar. Aqui, um detalhe especial: o amarelo de Oxum norteou as relações museográficas.
Sob a proteção de Oxóssi, o segundo ato foi chamado de Dramas para negros e prólogo para brancos – o título foi emprestado de uma antologia de teatro negro-brasileiro, de sua autoria. A exposição jogou luzes sobre o percurso do TEN, por meio de fotografias e documentos que ilustram essa experiência em artes cênicas; expõe, ainda, a concepção do MAN e as primeiras telas de Abdias. Nessa mostra, também foram exibidos os trabalhos de artistas, tais como Anna Bella Geiger, Heitor dos Prazeres e Yêdamaria, que integram a coleção do MAN.

Abdias Nascimento durante apresentação da peça Sortilégio, 1957. Foto: © José Medeiros.
E agora, em março deste ano, chegou a vez do terceiro ato – Sortilégio, título também inspirado na obra de Abdias. É o nome da primeira peça teatral – Sortilégio (Mistério Negro) –, escrita em 1951, ponto importante na sua produção artística ligada às tradições afro-diaspóricas. Guiada por Exu e contando com 180 obras, a mostra evoca o período de exílio do artista, entre 1968 e 1981, enfatizando a difusão da arte negra brasileira no exterior. Sobre esse período, em suas palavras, ele coloca as sinceras intenções no ofício da pintura: “sou apenas um pintor de arte negra”.
As telas de sua autoria contam sobre o seu desejo de ser testemunho e não ficção; rememorar um tempo no continente africano compartilhado pelos que foram violentamente arrancados e escravizados – expropriados da terra, da humanidade e da memória. Nesse intuito, ele não dialoga com a estética europeia – ele busca a cultura ancestral africana, assim como as obras de outros artistas que lhe acompanham nesse “sortilégio”: Mestre Didi, Rubem Valentim, Regina Vater, Emanoel Araújo, entre outros. As peças são em grande parte do Ipeafro e compõem a coleção do MAN. São artistas que marcaram presença na cena nova-iorquina e contemporâneos de Abdias.
São cinco núcleos temáticos que organizam o percurso expositivo: símbolos rituais contemporâneos; Nova York: início do exílio; professor universitário; artistas afro-brasileiros, e orixás: concepção da vida e filosofia do universo. Esses eixos temáticos buscam a ideia do MAN com um museu coletivo. Além das pinturas, a mostra traz também documentos, fotos, livros e o vídeo Exu Rei – Abdias Nascimento (2017), de Bárbara Vento. Nesse registro audiovisual, as qualidades de Exu, como o orixá da comunicação e da transformação, aliam-se às ações do nosso intelectual.

Exu-Dambalah, 1973. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro

Sankofa nº 2: Resgate (Adinkra Asante), 1992. Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.

Foto: © Museu de Arte Negra/Ipeafro.
De fato, o grande destaque da mostra é Abdias-pintor. Em sua pintura, é possível dizer que os temas sobrepõem aos aspectos plásticos – em justa medida porque não são esses parâmetros que movem sua ação pictórica: a propagação da cultura africana ancestral aqui adquire mais relevância. Para ele, os orixás “são presenças vivas e viventes. Habitam tanto a África como o Brasil e todas as Américas”. E por que não habitariam suas telas? Eles são referências visuais – de alguém que sempre foi um defensor da criação de uma estética relacionada à experiência afro-brasileira e, acima de tudo, de um intelectual que lutou pelo reconhecimento dessa contribuição para a formação do que é ser brasileiro.
Enfim, o que a exposição Sortilégio traz é o penúltimo ato de uma trajetória orientada por essa ideia de que a arte muda a vida e retira da “calmaria”. Vale a pena conferir!
Alecsandra Matias de Oliveira é pós doutorado em Artes Visuais (Unesp).
Doutora em Artes Visuais (ECA USP).
Mestrado em Comunicação (ECA USP). Professora do CELACC (ECA USP).
ABDIAS NASCIMENTO – TERCEIRO ATO:
SORTILÉGIO • INSTITUTO INHOTIM •
BRUMADINHO • 18/3 A 6/8/2023