Wagner Schwartz | A nudez da cópia imperfeita

Uma performance de um artista no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2017 torna-se motivo de comoção e violência. Enquanto apresentava uma releitura da obra Bichos, de Lygia Clark, na qual punha o próprio corpo nu à disposição do espectador para ser manipulado, Wagner Schwartz teve seu corpo (sua obra) relado por uma criança, a filha de uma grande amiga sua, que estava no recinto no momento da apresentação. Um vídeo do momento foi capturado, retirado completamente de seu contexto e disseminado internet afora. Rapidamente uma enxurrada de ódio, violência e selvageria passou a ser direcionada ao artista. Nem perto de poucas foram as ameaças de morte que Schwartz sofreu.

A situação toda compõe uma triste parábola: o Brasil odioso, odiento, marcadamente fanático que passamos a ser a partir de 2016 já se afigurava ali, na inocente sala de um museu. O corpo masculino reduzido à impotência, a arte dessacralizada, tornada objeto prosaico, uma série de fatores identificados com a descolonização do pensamento dominante, geraram uma reação coletiva criminosa, marcada pela perseguição, pelo assédio psicológico, por ameaças explícitas nas redes sociais e, principalmente, pela desenfreada repetição de um covarde encadeamento de fake news em veículos e grupos identificados com a extrema direita brasileira — que até mesmo a morte do artista elucubravam.

Neste relato visceral e experimental, no qual se fundem instalação e texto, performance e palavra, obra e autobiografia, Wagner Schwartz oferece um testemunho inigualável do artista vitimado pelo autoritarismo, pela sombra perene da violência, por um engenhoso e dissimulado mecanismo de censura que mesmo nos espaços (e países) ditos democráticos vigem.

Sobrevivente em mais de um sentido do regime autoritário que tomou de assalto o Brasil a partir de 2016, Wagner Schwartz demonstra, neste romance sem paralelos, a formação do modo-de-ser da arte e do artista que desejam, ainda que resfolegantes, sufocados, oprimidos, sempre mais um sopro de vida.

Ficha Técnica

TítuloA nudez da cópia imperfeita

Autor: Wagner Schwartz

Páginas: 336 pp

Preço: R$ 69,00

Editora: Nós

Compartilhar:
Livros

Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira | Cláudia Leitão (org.)

No dia 13 de abril (quinta-feira), às 19h, o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM (MPGEC), na …

Livros

Meu Louvre | Editora Senac São Paulo

Em edição bilíngue, o lançamento permite também que os leitores destaquem as obras e criem suas próprias coleções de arte …

Livros

O corpo vulnerado | Maria Angélica Melendi | Cobogó

O corpo vulnerado, que chega às livrarias pela editora Cobogó, reúne ensaios de Maria Angélica Melendi, um dos principais nomes …

Livros

Ender e o Brasil

Dos três grandes artistas visuais que vieram para o Brasil no início do século XIX, dois são bastante conhecidos – …

Livros

Design como arte | Bruno Munari | Cobogó

Publicado originalmente em 1971, Design como arte, do italiano Bruno Munari (1907-1998), um dos designers mais inovadores e proeminentes do …

Livros

O urgente diálogo entre arte e ecologia marca nova publicação da Act. Editora

Com design arrojado, a publicação apresenta uma cartografia de artistas e projetos culturais latino-americanos que refletem sobre as conexões entre …

Livros

O ABRIR DO VENTRE EM UM MUNDO PRISÃO - RELATOS DA MATERNIDADE NA PANDEMIA / DE JOANA SIQUEIRA

O abrir do ventre em um mundo prisão

Relatos da maternidade na pandemia, de Joana Siqueira

Editora: Kotter Editorial, 176 páginas

A jovem …

Livros

Museu Oscar Niemeyer | Coleção Permanente | Editora BEI

O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma publicação com um recorte da coleção permanente de obras de arte da instituição. O …

Livros

Catherine Grenier | Alberto Giacometti

Alberto Giacometti não é somente um artista essencial do século XX; é também uma de suas personalidades mais originais. Fruto …

Livros

Bea Machado Arts – pinturas e esculturas | Livraria Argumento

Reunindo os 40 anos de trajetória da artista Bea Machado, será lançado no dia 17 de dezembro de 2024, às …

Livros

Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia | Sérgio Sister | Nara Roesler Livros

A Nara Roesler Livros lança Imagens de uma juventude pop: Pinturas políticas e desenhos da cadeia, publicação dedicada ao artista …

Livros

Negros na piscina: arte contemporânea, curadoria e educação | Diane Lima | Fósforo Editora

Organizado pela curadora, escritora e pesquisadora Diane Lima, “Negros na piscina: arte contemporânea, curadoria e educação” é uma publicação que …