Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria
Editora: Edições Pinakotheke, bilíngüe (port/ingl)
Páginas: 292 páginas
Formato: 21 x 27cm
Apresentação: Max Perlingeiro
Texto: Bené Fonteles
A Pinakotheke São Paulo lançou no dia 2 de julho, o livro Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria (Edições Pinakotheke), bilíngüe (port/ingl), com 292 páginas, em formato 21 x 27cm, apresentação de Max Perlingeiro, e texto de Bené Fonteles, amigo mais próximo e que acompanhou por duas décadas Rubem Valentim, extraordinário artista, que fez do sagrado sua vida e obra. O livro, que celebra o centenário de Rubem Valentim, contém ainda depoimentos sobre o artista e sua obra escritos por personalidades da arte como Ferreira Gullar, Giulio Carlo Argan, Theon Spanudis, Roberto Pontual, Clarival do Prado Valladares e Emanoel Araújo.
Com edição de Camila Perlingeiro e coordenação geral de Luli Hunt, a publicação deste livro busca preencher uma lacuna na história da arte sobre este grande artista, e foi possível graças ao patrocínio do Itaú Cultural, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Secretaria de Cultura/Ministério do Turismo). “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria” poderá ser encontrado nas sedes da Pinakotheke, em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, nas livrarias e plataformas de livros na internet. O preço é R$ 120.
Para marcar o lançamento do livro, a Pinakotheke São Paulo faz a exposição “Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria”, com perto de 100 trabalhos do artista, em pinturas e desenhos, e ainda seus “objetos”, com pintura sobre madeira. A curadoria é de Max Perlingeiro com consultoria de Bené Fonteles.