Natalie Salazar | Entre silêncio, palavra, delírio

Livro de artista de Natalie Salazar resgata memórias familiares e traz novos significados ao seu silenciamento

Entre silêncio, palavra e delírio” compreende a sensibilidade dos últimos dez anos de pesquisa da artista 

Entre silêncio, palavra e delírio, de Natalie Salazar, explora os caminhos poéticos das memórias e palavras silenciadas ao longo da história familiar da artista. A obra apresenta experimentações gráficas que se desdobram em imagens, textos e ausências – resultado de um processo investigativo que atravessa questões históricas e pessoais. Publicado pela Editora & Galeria Degustar, o livro conta com uma tiragem limitada de 500 cópias numeradas, e foi organizada e editada pela curadora, professora e pesquisadora Galciani Neves, com posfácio de Patricia Wagner, curadora, escritora e pesquisadora.

Concebido a partir de uma residência artística na Casa do Povo, em São Paulo, o trabalho é formado por páginas que mesclam trechos de um diário escrito pela artista durante essa experiência, com outros pensamentos projetuais que foram pensados em diálogo com objetos, vestígios e histórias deixadas por seus avós. A memória desses parentes, marcados pelo preconceito contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, é um dos pilares da obra.

Durante a imersão na instituição, Salazar optou por realizar sua pesquisa na biblioteca da instituição, onde teve acesso a livros antigos e desgastados na língua iídiche, idioma falado por seus avós, nascidos em Dabrowa, na Polônia. Embora não dominasse a língua, o contato com os textos permitiu que a artista se relacionasse com o idioma de forma poética e subjetiva, criando uma nova narrativa compartilhada na publicação.

Com 384 páginas que convidam à reflexão e pausas, o livro de artista apresenta uma sequência de imagens e anotações, que se entrelaçam sem seguir uma ordem cronológica, e são perpassadas por inúmeras páginas vazias que convidam a um tempo de leitura em que o silêncio ou o devaneio se fazem presentes. O trabalho sugere uma sobreposição entre o presente e o passado, entre projetos, encontros e experiências vividas e acumuladas. Entre os trabalhos apresentados no livro, estão registros de livros da biblioteca da Casa do Povo, registros de performances realizadas nesse espaço, e ainda, obras anteriores, como Inventário, que envolve a aquisição dos 14 romances escritos por Michael Bruckner, avô de Salazar. Esses livros foram mantidos envelopados, exatamente como chegaram pelo correio.

O resultado final do livro tem projeto gráfico de Fernanda Porto, que em um trabalho conjunto com Natalie e Galciani Neves, chegou a um objeto com especificações que traduzem a dimensão do seu conteúdo: o título em relevo baixo quase desaparece na capa branca, criando uma sensação de silêncio tátil; a ausência de lombada faz referência aos livros manuseados pela artista durante sua residência, enquanto o cinza, quase branco das  das páginas, na fonte e na costura, remete à ausência.

A publicação conta ainda com dois encartes que têm como intenção propor uma coreografia de manuseio para além da página tradicional. O primeiro, feito de papel vegetal, traz a frase “a pele e suas dobras: ali guardam segredos afônicos” com a fonte em uma cor da mesma tonalidade da página onde se encontra, tornando-se visível apenas quando o papel é retirado. O manuseio do papel vegetal cria marcas ao longo do tempo, e, assim, emulam o modo como a pele vai envelhecendo. O outro encarte é fechado com uma serrilha, que, ao ser aberto, revela uma fotografia de livros mofados que foram encontrados durante a residência na Casa do Povo.

Entre silêncio, palavra e delírio é uma obra que resgata memórias familiares e reflete sobre a arte como ferramenta de reconstrução e transformação. Ao combinar textos, imagens e experimentos gráficos e táteis, Natalie Salazar propõe uma experiência sensorial que transcende o tempo, abordando questões profundas de identidade, herança e o silenciamento de vozes. O lançamento, no dia 8 de abril, oferece uma chance única de vivenciar uma obra que vai além do livro, tornando-se um objeto artístico e reflexivo.

O livro está dispível em Português com 384 páginas;
Capa de papel couchê com o papel empastado; 12x17cm
Projeto gráfico de Fernanda Porto
Produção gráfica de Marina Ambrasas
Revisão Gisela Bergonzoni e Alícia Toffani 

Link para compra

 

Compartilhar:
Livros

Enquanto a Luz Durar | Susano Correia

Sucesso nas redes sociais e no universo digital, Susano Correia acaba de lançar seu quinto livro: Enquanto A Luz Durar. O …

Livros

34 poemas-homenagem | Guto Lacaz

Publicado pela editora Bebel Books, “34 poemas-homenagem” (2024) é uma compilação de poesias visuais feitas por Guto Lacaz e postadas …

Livros

Sanagê Cardoso | 96 Dias No Labirinto

Quem conhece Sanagê sabe como deve ter sido difícil para ele se manter em lockdown durante a pandemia. Inquieto, falante, …

Livros

Modos de ver | John Berger

Nestes ensaios clássicos baseados na série televisiva inglesa Modos de ver, exibida em 1972, John Berger revoluciona a crítica de arte …

Livros

Teatro das matérias | Laura Vinci | Nara Roesler Livros

A Nara Roesler Livros tem o prazer de convidar para o lançamento de Teatro das matérias, o mais novo livro da …

Livros

Rio XXI Vertentes Construtivas | FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Com organização e direção editorial Paulo Herkenhoff e Fernando Leite, Rio XXI Vertentes Construtivas [288 páginas] é o segundo volume bilíngue [português e …

Livros

Passagem | Sylvia Carolinne

Inspirado por Brenno e criado por Sylvia Carolinne 
O processo do luto pode acontecer de várias formas, mas em todos os …

Livros

Mutações | Edições Sesc SP

As Edições Sesc SP lançam o novo volume da série Mutações, organizada por Adauto Novaes, trazendo uma coletânea de 18 …

Livros

Mano Penalva | Editora WMF Martins Fontes

Mano Penalva apresenta um panorama da produção do artista da última década (2015-2024) e é possível compreender a maneira como …

Livros

Mário Pedrosa: revolução sensível | Edições Sesc e Fundação Perseu Abramo

No dia 13 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, as Edições Sesc lançam o livro Mário Pedrosa: revolução sensível, no Sesc Avenida …

Livros

Teatro em Imagens - um olhar para a Baixada Fluminense | Stephany Lopez | Editora Mórula

Nos últimos 10 anos, Stephany Lopez, membro da Cia. Cerne, fotografou mais de 100 espetáculos de teatro que guardam relação …

Livros

Janelas Abertas | Eleonora Fabião e Adriana Schneider

Janelas Abertas é um mosaico polifônico e atemporal de ideias sobre cultura, sociedade e o impacto das mudanças no planeta …