Livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional” será lançamento na sexta (16) no Rio de Janeiro
Com coordenação editorial da historiadora Maria Isabel Lenzi, e projeto gráfico de Victor Burton, a edição ilustrada traz textos de cerca de 100 autores em 496 páginas.
Dando seguimento às comemorações dos 100 anos do Museu Histórico Nacional, será lançado, no dia 16 de dezembro, às 11h, o livro ilustrado “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional (1922-2022)”.
A publicação, com 496 páginas, traz textos de cerca de 100 autores e foi organizada pelos pesquisadores André Amud Botelho, Aline Montenegro Magalhães, Rafael Zamorano Bezerra e Maria Isabel Lenzi – também coordenadora editorial. A edição tem projeto gráfico de Victor Burton.
“O livro propõe ao leitor uma maneira diferente de abordar o passado do país”, explica a historiadora do MHN Maria Isabel Lenzi, “apontando para a importância dos objetos, que são documentos históricos: nós fazemos os objetos, mas também somos feitos por eles”.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Associação de Amigos do MHN. “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional” estará à venda na loja do museu, localizada no pátio da Minerva (térreo).
“‘Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional, 1922/ 2022’ é um convite a percorrer nosso passado e compreender de onde viemos, para refletirmos sobre o futuro que queremos construir. O lançamento do livro amplia o acesso ao conteúdo do Museu e permite novas possibilidades de histórias, reflexões e narrativas, reforçando nossa convicção no poder transformador da Cultura”, afirma Luciana Gondim, gerente do Instituto Cultural Vale.
Raridades do acervo
A mesa onde foi assinada a primeira Constituição republicana do Brasil em 1891; o robe da estilista Zuzu Angel estampado com anjos e nuvens – uma alusão ao seu filho morto pela ditadura militar; o exemplar único do carro que pertenceu ao ministério das Relações Exteriores, no tempo do barão do Rio Branco; ou a escultura em madeira que pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto (MG), são alguns dos 100 objetos selecionados para a publicação, entre os mais de 300 mil itens preservados pelo MHN.
“Ao selecionar cem significativas peças em seu vasto acervo, entregando a apresentação de cada uma a autores convidados, o Museu Histórico Nacional tem a sensibilidade de oferecer ao leitor diferentes histórias e memórias nacionais, que evocam lembranças também carregadas de emoções”, afirma Maria Marques Linhares Pinto, Presidente da Associação dos Amigos do MHN.
Objetos em exposição
Na exposição “10 objetos: outras histórias”, recentemente aberta ao púbico, algumas das peças abordadas no livro, como um traje de Iemanjá ou uma boneca com traços de síndrome de Down, podem ser vistas e mesmo ‘tocadas’ – graças a maquetes táteis que reforçam o caráter acessível da mostra. A exposição está em cartaz até abril de 2023.
“O Museu Histórico Nacional vem celebrando seu centenário com uma programação diversa e atenta aos diferentes públicos. Com este livro queremos alcançar pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da História, Museologia e áreas correlatas, além do público em geral”, explica Fernanda Castro, diretora Substituta do MHN. “Reforçamos assim o papel do museu na produção de conhecimento, ampliando a escuta, a conexão e a representatividade da sociedade na escrita de outras histórias”.
Serviço
Lançamento do livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional”
Data: dia 16 de dezembro, às 11h – entrada franca
Local: Museu Histórico Nacional – praça Marechal Âncora, S/N – Centro – Rio de Janeiro.
“Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional”
Número de páginas: 496
Coordenação editorial: Maria Isabel Lenzi
Organização: Aline Montenegro Magalhães, André Amud Botelho, Rafael Zamorano Bezerra e Maria Isabel Lenzi
Projeto gráfico: Victor Burton
Valor: R$ 100,00
O livro estará à venda na loja do Museu Histórico Nacional (térreo).
O MHN funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 13h às 17h.
A entrada no MHN segue gratuita, tendo em vista as celebrações dos seus 100 anos em 2022.
Site: http://mhn.museus.gov.br/
Redes sociais: @museuhistoriconacional
Telefone (recepção): (21) 3299.0324 (horário comercial)