Eustáquio Neves lança | Museu Afro Brasil

No dia 3 de setembro (sábado), às 11h, o artista visual Eustáquio Neves lança o livro Aberto pela Aduana, no Museu Afro Brasil (MAB), em uma conversa com o público sobre sua trajetória, seu processo de trabalho e a concepção do volume, dentro da programação Encontro com Artista. A obra, que começou como um livro de artista integrante do acervo do MAB, agora ganha tiragem editorial viabilizada pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e comercializada pela Editora Origem em seu site: https://www.editoraorigem.com.br/product-page/aberto-pela-aduana- eust%C3%A1quio-neves.

O bate-papo é mediado por Joyce Farias, pesquisadora do MAB. De acordo com ela, o encontro promove uma interlocução entre os visitantes e o convidado, com o objetivo de ampliar as possibilidades de apreciação estética do participante, a partir do contato com a obra e com a história do artista.

Com múltiplas narrativas, como em um caderno de anotações ou uma pasta de arquivos pessoais, Aberto pela Aduana é o resultado de dois anos de pesquisa, elaboração conceitual e de técnicas da fotografia analógica, edição de imagens e entendimento do que seria um livro de artista, além de um aprendizado das técnicas da construção de um livro artesanal.

“A ideia desse livro é trazer ao leitor minimamente a experiência que eu tenho ao manusear meus arquivos pessoais e deles resgatar histórias”, conta Eustáquio Neves. “É autobiográfico, fala de mim e das minhas origens e acaba falando para muitas outras pessoas que têm a mesma origem que a minha”, complementa o artista.

A obra surgiu a partir de uma fotografia que estava em um pacote seu vindo da Inglaterra e que foi aberto no Brasil pela aduana. “No que aconteceu isso, não tive dúvida, já pensei em um trabalho. Aberto pela Aduana me remete a essa coisa forte, de se apropriar de um corpo com violência, assim como foi o tráfico negreiro e a escravização”, conta. “É também sobre essas fronteiras, sobre migração. Eu pego referências atuais, como um passaporte já vencido e uso algumas páginas dele. Todos os elementos lembram essa coisa do ir e vir.”

O volume é construído por fotografias, desenhos, colagens. Têm retratos de família, como dos avós e mãe do artista, autorretratos e também imagem de uma moeda, pensando no corpo como mercadoria, por exemplo. Ainda, em algumas páginas avistam-se números e valores, sem regra ou explicação, mas que remetem às práticas escravocratas. O Aberto, que está no título do livro, é lembrado no interior da publicação em dobras e aberturas de páginas, como se fossem envelopes.

Compartilhar:
Livros

Belezas Brasileiras | André Dib

Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, os seis biomas brasileiros, foram retratados no livro Belezas Brasileiras, que está …

Livros

OURO AZUL | Paulo Martinez e Bob Wolfenson

OURO AZUL
Um livro de retratos brasileiros!
A LUSTE, Atelier Editorial & Multimídia, apresenta ao circuito moda e cultura, no próximo dia …

Livros

Frans Krajcberg: a natureza como cultura

Lançada em coedição pelas Edições Sesc São Paulo e pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), Frans Krajcberg: a …

Livros

A virada decolonial na arte brasileira | Alessandra Simões Paiva

Logo na abertura de “A virada decolonial na arte brasileira”, a pesquisadora e professora Alessandra Simões garante haver uma revolução …

Livros

Teatro das matérias | Laura Vinci | Nara Roesler Livros

A Nara Roesler Livros tem o prazer de convidar para o lançamento de Teatro das matérias, o mais novo livro da …

Livros

Passagem | Sylvia Carolinne

Inspirado por Brenno e criado por Sylvia Carolinne 
O processo do luto pode acontecer de várias formas, mas em todos os …

Livros

_____com o mundo - investigações práticas sobre mediação cultural | Escola do Olhar

O que é mediação cultural? Quem faz? Como compreender? São essas as perguntas que norteiam o cotidiano dos arte-educadores da …

Livros

Antonio Obá | Editora Cobogó

Com textos das curadoras Diana Campbell e Diane Lima, o livro Antonio Obá (Editora Cobogó) reúne pinturas, objetos e performances criados pelo …

Livros

Wagner Schwartz | A nudez da cópia imperfeita

Uma performance de um artista no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2017 torna-se motivo de comoção e …

Livros

Coleção Luiz Carlos Ritter | Pinakotheke Cultural

A Pinakotheke Cultural, em sua sede do Rio de Janeiro, irá lançar, no próximo dia 5 de setembro de 2022, o livro Coleção Luiz …

Livros

Carlos Teixeira | Líquidas e Sólidas

Líquidas e Sólidas livro de Carlos Teixeira reune ensaios fotográficos que celebram a cidade disforme
O mais novo livro do arquiteto …

Livros

Manet no Rio | Editora Ercolano

A Editora Ercolano lança em setembro Manet no Rio (Lettres de jeunesse 1848-1849: Voyage à Rio). Trata-se de uma compilação …