Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira | Cláudia Leitão (org.)

No dia 13 de abril (quinta-feira), às 19h, o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM (MPGEC), na ESPM, no Rio de Janeiro, é o anfitrião do evento de lançamento de Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira, livro editado em parceria pelo Itaú Cultural e a editora WMF Martins Fontes, com organização e edição de Cláudia Leitão. O encontro homenageia dois ex-ministros da Cultura: o economista Celso Furtado (1920-2004), que esteve no cargo de 1986 a 1988, e o cantor e compositor Gilberto Gil, que assumiu o posto de 2003 a 2008. O evento é gratuito e acontece em formato tanto presencial, no campus ESPM Vila-Aymoré, na Glória, quanto on-line, em transmissão ao vivo pelo link https://youtube.com/live/KZW2dr0ScSg?feature=share.

A noite conta com a presença de Rosa Freire D’Aguiar, jornalista e viúva de Furtado, e de Gilberto Gil. Eles se juntam a Jader Rosa, gerente do Observatório Itaú Cultural, João Luiz de Figueiredo, coordenador do MPGEC da ESPM, Cláudia Leitão e Luciana Guilherme, que são co-autoras do livro ao lado de Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim.

Os convidados debatem sobre políticas públicas de economia criativa no Brasil voltadas para a construção do desenvolvimento sustentável na perspectiva da sociedade em rede, tema que conduz o livro. Um dia antes, na quarta-feira, dia 12, Jader Rosa e Cláudia Leitão abordam a publicação em participação no encontro de criatividade Rio 2C, em debate sobre o valor da cultura para um desenvolvimento econômico e sustentável.

O título da publicação Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira é inspirado em Criatividade e dependência na civilização industrial, obra seminal de Celso Furtado, publicada há 45 anos. A publicação atual, por sua vez, busca oferecer ao leitor subsídios originais para uma reflexão a respeito de economia criativa, com envolvimento e emancipação das populações em seus territórios, para a superação da desigualdade, da violência e do autoritarismo.

“Em 2022, o Brasil completou 10 anos da oficialização de políticas públicas nacionais de economia criativa. De lá para cá, entre avanços e retrocessos, a economia criativa brasileira resistiu e se consolidou como possibilidade e alternativa de desenvolvimento”, diz Luciana Guilherme, co-autora do livro e que fará a mediação da noite. “A criatividade brasileira assume, então, um papel fundamental como processo de emancipação de comunidades, redes e territórios. Esse debate precisa ser aprofundado”.

Coleção

Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira é o segundo volume de uma coleção de livros lançada pelo Itaú Cultural e a Editora WMF Martins Fontes sobre economia da cultura.

A publicação conta com textos de Cláudia Leitão, Luciana Guilherme, Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim, além de entrevista com a economista Tania Bacelar e com Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellin/Colômbia. O texto de apresentação é de Paulo Miguez, reitor da Universidade Federal da Bahia, o prefácio do cantor, poeta e ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, na África, Mário Lúcio Sousa, e o posfácio de Antonio Lafuente, professor e escritor que atua no Centro de Ciências Humanas e Sociais, em Madri.

O primeiro volume da coleção, intitulado Economia da cultura e indústrias criativas, foi lançado no final de março no Sesi Lab, em Brasília, e reúne uma massa crítica teórica e aplicada sobre o tema, com ênfase em três eixos: dimensões teóricas fundadoras, políticas públicas estruturantes e grandes temas contemporâneos. É composto por artigos de autores nacionais e internacionais, com organização e edição de Leandro Valiati, professor e pesquisador na área de Economia da Cultura e Indústrias Culturais no Brasil e Reino Unido.

“Com o conjunto de livros sobre Políticas para Economia da Cultura e Indústrias Criativas que lançamos neste início de ano e que fechamos com o lançamento desta publicação organizada por Cláudia Leitão, o Observatório oferece um referencial teórico e evidências, tanto numa perspectiva internacional como num olhar para as especificidades nacionais”, afirma Jader Rosa, gerente do Observatório Itaú Cultural. “Assim, esperamos contribuir para a retomada da agenda de discussão de políticas para os setores cultural e criativo no país, promovendo também um setor que gera mais de 7,4 milhões de postos de trabalho e que pode oferecer um caminho de desenvolvimento econômico mais inclusivo e sustentável a partir das diversidades e potências de nossos territórios”, complementa.

Compartilhar:
Livros

Design como arte | Bruno Munari | Cobogó

Publicado originalmente em 1971, Design como arte, do italiano Bruno Munari (1907-1998), um dos designers mais inovadores e proeminentes do …

Livros

O corpo político na instituição de arte | Elaine Fontana

No dia 20/7, quinta, das 19h às 21h – grátis e online – será lançado o livro “O corpo político …

Livros

Bará | Gustavo Nazareno

Bará, de Gustavo Nazareno, é uma série com cerca de 400 desenhos em carvão que, juntos, criam uma dança, uma cerimônia …

Livros

Lançamento livro Entre (tempos) Casa Zalszupin

ETEL e Almeida & Dale lançam livro-tributo “entre(tempos): casa zalszupin”
A publicação homenageia o primeiro ciclo de exposições da Casa Museu …

Livros

34 poemas-homenagem | Guto Lacaz

Publicado pela editora Bebel Books, “34 poemas-homenagem” (2024) é uma compilação de poesias visuais feitas por Guto Lacaz e postadas …

Livros

Maria-Carmen Perlingeiro | Pedras Soltas

No dia 14 de dezembro, a artista visual Maria-Carmen Perlingeiro foi tema de uma noite no GamMAH de Genebra, um …

Livros

Todas as minhas mortes | Paula Klien

No próximo dia 12 de setembro, a artista e escritora carioca Paula Klien estará em São Paulo, a partir das …

Livros

Antonio Obá | Editora Cobogó

Com textos das curadoras Diana Campbell e Diane Lima, o livro Antonio Obá (Editora Cobogó) reúne pinturas, objetos e performances criados pelo …

Livros

Teatro das matérias | Laura Vinci | Nara Roesler Livros

A Nara Roesler Livros tem o prazer de convidar para o lançamento de Teatro das matérias, o mais novo livro da …

Livros

DALTON PAULA: O SEQUESTRADOR DE ALMAS

Dalton Paula: O sequestrador de almas (Editora Cobogó) reúne obras deste artista acompanhadas de texto da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz sobre …

Livros

A verdade sobre a nostalgia | Renato Gosling

A Verdade sobre a Nostalgia traz as obras da primeira individual do artista plástico paulistano Renato Gosling após residência artística …

Livros

Rubem Valentim: Sagrada Geometria

Rubem Valentim (1922-1991) – Sagrada Geometria
Editora: Edições Pinakotheke, bilíngüe (port/ingl)
Páginas: 292 páginas
Formato: 21 x 27cm
Apresentação: Max Perlingeiro
Texto: Bené Fonteles

A Pinakotheke …