Carlos Teixeira | Líquidas e Sólidas

Líquidas e Sólidas livro de Carlos Teixeira reune ensaios fotográficos que celebram a cidade disforme

O mais novo livro do arquiteto Carlos Teixeira reúne fotos da arquitetura de Belo Horizonte, os fustes de árvores anônimas e monumentos modernos e resquícios do cerrado de Brasília. Segundo o curador e professor Eduardo de Jesus, que assina o posfácio, “ao contrário da estabilidade sempre limpa da imagem digital, temos desintegração e ruído. Manchas que parcialmente cobrem a imagem e, de forma quase desconcertante, a ela se integram”.

Sobre o livro

As fotos de Líquidas e Sólidas foram tiradas ao longo de 25 anos. As primeiras foram feitas com uma câmera Polaroid Image, que era bastante popular nos anos 1990. São fotos fisicamente moles porque essa Polaroid ejetava fotos “líquidas”, que precisavam de alguns minutos para endurecer. Já as mais recentes foram feitas com uma nova Fuji Instax, que produz fotos mais duras e menos plásticas.

Estes diversos estados da emulsão fotográfica das câmeras instantâneas – líquido ou sólido ou pastoso – estão patentes nos resultados, cada um deles revelando-se mais (ou menos) plástico, resistindo ou não às ações físicas sobre o papel. A condição incerta de liquidez ou solidez foi aplicada aos dois principais temas do ensaio – a arquitetura e a natureza das cidades –, onde a vegetação e os vazios urbanos se mostram mais sólidos e permanentes, enquanto a arquitetura derrete-se em paisagens efêmeras e líquidas.

Líquidas e Sólidas, então, é um ensaio material sobre essa improvável condição da emulsão, e sobre como aplicá-la àqueles temas. Como o curador e professor Eduardo de Jesus disse no posfácio, ele é radicalmente analógico, todas as suas operações acontecendo no âmbito da palpabilidade da matéria fotográfica.

O livro tem quatro capítulos que aludem ao fim iminente do cerrado, à potência das plantas desprezadas, ao fracasso dos ideais modernistas, à celebração da cidade disforme. “Liquefazendo BH” são fotos da arquitetura de Belo Horizonte, seguido por “Árvores Urbanas”, que retrata os fustes de árvores anônimas. O tema da liquefação retorna em “Liquefazendo Brasília”, que combina monumentos modernos e resquícios do cerrado. “Capins” encerra o livro com imagens da ecologia urbana das cidades – a botânica dos lotes vagos, dos canteiros sem desenho, dos jardins espontâneos.

 

Líquidas e Sólidas 

Editora Romano Guerra

128 páginas, 25,6 x 35,1 cm

foto, colorido

Preço: R$120,00

A venda na Amazon (amazon.com.br) e editora Romano Guerra (romanoguerra.com.br)

Compartilhar:
Livros

O corpo vulnerado | Maria Angélica Melendi | Cobogó

O corpo vulnerado, que chega às livrarias pela editora Cobogó, reúne ensaios de Maria Angélica Melendi, um dos principais nomes …

Livros

“Cores da Paisagem – Nápoles-Rio no olhar de artistas italianos do século XIX”_Paço Imperial

 

Celebrando o sucesso de uma temporada com mais de 60 mil visitações, a exposição “Cores da Paisagem – Nápoles e …

Livros

_____com o mundo - investigações práticas sobre mediação cultural | Escola do Olhar

O que é mediação cultural? Quem faz? Como compreender? São essas as perguntas que norteiam o cotidiano dos arte-educadores da …

Livros

A virada decolonial na arte brasileira | Alessandra Simões Paiva

Logo na abertura de “A virada decolonial na arte brasileira”, a pesquisadora e professora Alessandra Simões garante haver uma revolução …

Livros

Ross King | O julgamento de Paris

De 1863 a 1874, a França viveu um período violento e conturbado, marcado por conflitos como a Guerra Franco-Prussiana e …

Livros

Design como arte | Bruno Munari | Cobogó

Publicado originalmente em 1971, Design como arte, do italiano Bruno Munari (1907-1998), um dos designers mais inovadores e proeminentes do …

Livros

Marcelo Conrado | Arte, Originalidade e Direitos Autorais

O livro Arte, Originalidade e Direitos Autorais, escrito pelo artista e advogado Marcelo Conrado e publicado pela Editora da USP.
O …

Livros

Histórias do Brasil - 100 objetos do Museu Histórico Nacional_Museu Histórico Nacional

Livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional” será lançamento na sexta (16) no Rio de Janeiro

Com …

Livros

DALTON PAULA: O SEQUESTRADOR DE ALMAS

Dalton Paula: O sequestrador de almas (Editora Cobogó) reúne obras deste artista acompanhadas de texto da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz sobre …

Livros

No mundo sem chão: escritos sobre arte | Paulo Sergio Duarte

No mundo sem chão: escritos sobre arte (ed. Cobogó) reúne textos do crítico de arte, curador e pesquisador Paulo Sergio …

Livros

Todas as minhas mortes | Paula Klien

No próximo dia 12 de setembro, a artista e escritora carioca Paula Klien estará em São Paulo, a partir das …

Livros

Modos de ver | John Berger

Nestes ensaios clássicos baseados na série televisiva inglesa Modos de ver, exibida em 1972, John Berger revoluciona a crítica de arte …