Do desejo das artistas e pesquisadoras Fabiana Monsalú e Tania Alice, nasce o livro “Arte Relacional no Brasil: O que se Faz – O que se come”. Produzido entre os anos de 2020 e 2021, anos em que o Brasil passa pela pandemia do covid-19, as organizadoras propõem pensar os encontros promovidos pela arte em tempos em que somos impedido(a)s de propor encontros artísticos presenciais com toda sua potência.
Este livro também nasce do desejo de aprofundamento nesse assunto em companhia de alguns dos artistas pesquisadores/as mais representativos/as da área. Dos encontros, das conversas, das performances desponta esse banquete de reflexões. Ainda pouco explorado teoricamente e menos ainda de forma plural, o universo da performance relacional e participativa necessitava esse tempo do desencontro para pensar em si mesmo
e se repensar a partir de diferentes olhares, completando as diversas publicações nacionais e internacionais existentes sobre a arte participativa.
Partindo do desejo antropofágico de encontrar pessoas que investigam o assunto atualmente, as organizadoras e também autoras do livro, resolveram propor um banquete à brasileira. Como uma prática de saúde em tempos de adoecimento do planeta, afetivamente convidaram 13 artistas e pesquisadoras/es que admiram para partilharem
com as/os leitoras/es aquilo que as/os alimenta.
O livro será lançado durante a ArtRio, na Marina da Glória, no dia 15 de setembro, às 18h.
PERFORMANCE
Por ocasião do lançamento do livro, Tania Alice fará a performance “Ensine-me a fazer arte”, também na ARTRIO, na quinta, entre 18 e 19h.
No trabalho, a artista Tania Alice permanece durante uma hora com duas cadeiras e o cartaz “ENSINE-ME A FAZER ARTE” no local da ARTRIO, convidando os transeuntes a se sentar para responder à pergunta ”O que um artista deve fazer hoje?”. Nesse diálogo é realizada em conjunto com a artista uma reflexão a partir das seguintes perguntas: Arte ainda faz sentido? Para quem? Que tipo de arte? O que o artista pode fazer nesse contexto, dentro de um espetáculo teatral? Em seguida, as respostas recolhidas são elaboradas cenicamente e acrescentadas a outras respostas coletadas em várias cidades de diversos países e continentes, configurando o espetáculo teatral “Ensine-me a fazer arte”, que já foi apresentado no SESC Copacabana, Festival de Curitiba, Festival de São José dos Campos e na abertura do Festival do Palco Giratório de Porto Alegre em 2022.