Yoko Ono transmite mensagem global de paz durante um mês

A artista, musicista e ativista Yoko Ono está ocupando mega telas digitais em todo o mundo para transmitir uma mensagem de paz.

Alguns dos maiores outdoors de LED nas principais áreas metropolitanas – incluindo Piccadilly Lights em Londres, Times Square em Nova York e K-Pop Square em Seul – serão interrompidos às 20h22 para transmitir a frase “Imagine Peace” todas as noites pelo resto de março. As outras cidades incluem Berlim, Los Angeles, Melbourne e Milão, com cada frase traduzida localmente. A instalação de arte pública é apresentada pela Circa, uma plataforma que utiliza outdoors digitais para programação artística, bem como pelas Serpentine Galleries de Londres.

“Imagine Peace” é um projeto de arte em andamento de Ono que apareceu em vários locais, da faixa de Las Vegas ao Hyde Park, em Londres. A série começou em março de 1969, quando Ono e seu falecido marido, o músico John Lennon, protestaram contra a Guerra do Vietnã em sua suíte de lua de mel no Amsterdam Hilton Hotel. O casal estava cercado por flores e cartazes caseiros que diziam “Hair Peace” e “Bed Peace”. As fotos de seu “Bed-In” capturaram o espírito contracultural da geração beat e desde então foram exibidas no Museu de Arte Moderna.

Imagens: Reprodução

No segundo protesto “Bed-In”, realizado no Queen Elizabeth Hotel em Montreal durante sete dias, Lennon e a conceituada Plastic Ono Band de Lennon e Ono gravaram a música “Give Peace a Chance”, que foi transmitida em 160 estações de rádio europeias simultaneamente. Dois anos após o protesto de Montreal, em 1971, Lennon escreveu a faixa seminal “Imagine”. Quase quatro décadas depois, em 2007, Ono instalou uma torre de luz “Imagine Peace” na Ilha Viðey, na costa de Reykjavík, na Islândia, para comemorar Lennon.

Agora, a mensagem prolífica retornará mais uma vez – desta vez em um cenário global. Acompanhando a obra de arte pública está uma impressão de edição limitada, com todos os rendimentos doados ao Fundo Central de Resposta a Emergências das Nações Unidas (UN CERF), uma organização que fornece comida, água, remédios e abrigo a países em crise. O CERF da ONU está atualmente analisando uma alocação de fundos de US$ 20 milhões para apoiar o povo da Ucrânia, de acordo com seu site.

A mensagem atemporal de Ono tem sido a base de seu trabalho artístico. “Imaginar é algo que todos nós podemos fazer, mesmo quando temos opiniões diferentes sobre como chegar lá”, disse ela em um comunicado à imprensa.

FONTE: CNN

Compartilhar:
Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …

Notícias - 01/07/2022

MARGS lança Projeto de Digitalização de seu Acervo Documental

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do MARGS, anuncia o pré-lançamento do “Projeto de Digitalização do …

Notícias - 30/06/2022

Capa do disco de Beyoncé tem comparações com a famosa pintura de Lady Godiva

Após semelhança com fotografia de performance da artista Berna Reale, na tarde de quinta-feira 30 de junho, Beyoncé revelou a …

Notícias - 30/06/2022

Abre em São Paulo o Museu das Culturas Indígenas

Abriu no último dia 29/6, em São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas.

Localizado na capital de São Paulo, o Museu …

Notícias - 30/06/2022

A fotógrafa Sibylle Bergemann ganha retrospectiva na Berlinische Galerie

A fotógrafa Sibylle Bergemann (1941–2010) captou as histórias de pessoas e lugares de uma forma especial. Durante seu período criativo, …

Notícias - 29/06/2022

Museu de Nova York apresenta exposição sobre o universo queer de Machine Dazzle

O Museu de Artes e Design (MAD), em Nova York, apresentará Queer Maximalism x Machine Dazzle, a primeira exposição individual …

Notícias - 29/06/2022

São Paulo ganha novos grafites

Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios …

Notícias - 29/06/2022

Roubo à feira de arte à luz do dia choca espectadores

Dois homens foram presos depois que uma gangue de ladrões quebrou vitrines de vidro em uma feira de arte europeia …

Notícias - 27/06/2022

MAR lança edital para projeto de formação para jovens

O Museu de Arte do Rio vai lançar nesta terça-feira (28/06), o projeto Percursos Formativos, programa desenvolvido pela Escola do …

Notícias - 27/06/2022

Artista coloca placas gigantes para refugiados no mar lerem

Acima do calçadão oeste em Newhaven, visível tanto para refugiados no mar quanto para os transeuntes, está uma mensagem enorme …