Você pode visitar 500 museus internacionais no conforto de sua casa graças ao Google

The Bedroom de Vincent van Gogh, 1888

Morrendo de vontade de visitar um museu de arte, mas preso em casa durante a crescente crise de saúde global? O Google Arts and Culture pode ajudar. O site de arte do gigante da tecnologia oferece acesso online a 500 organizações culturais em todo o mundo, de museus a locais históricos, todos visíveis sem sair de casa.

A plataforma virtual, lançada em 2016, apresenta algumas das instituições de maior prestígio do planeta, compartilhando tesouros de artistas como o Museu Hermitage em São Petersburgo, o Rijksmuseum em Amsterdã e a Galeria Uffizi em Florença, o Museu Britânico em Londres, o Museu Reina Sofia em Madri e o Museu Kunsthistoriches em Viena. Portanto, mesmo que você precise adiar suas próximas férias na Europa, ainda pode explorar online algumas das principais coleções do continente.

Para aqueles que desejam conhecer os museus de Nova York, também há acesso virtual ao Metropolitan Museum of Art, ao Museum of Modern Art, à Frick Collection e ao Solomon R. Guggenheim Museum, para citar apenas algumas das principais instituições.

Cada instituição participante oferece fotografias dos destaques de sua coleção, que podem ser classificadas por data, cor e popularidade. Alguns até oferecem passeios de 360 graus no estilo do Google Street View das galerias, quase como se você estivesse realmente andando pelos corredores do Museo Frida Kahlo na Cidade do México ou pela estação de trem Beaux-Arts que é o Musée d’Orsay em Paris.

O Google Arts and Culture também oferece uma oportunidade única de explorar instituições menores que talvez você nunca teria descoberto.

Você sabia, por exemplo, que existe um Museu Nacional do Cowboy e do Patrimônio Ocidental em Oklahoma? A plataforma mostra uma exposição dedicada à história dos rodeios, além de obras do grande pintor e escultor Frederic Remington. E em Corpus Christie, Texas, há o Museu Selena, comemorando a carreira muito breve da amada cantora mexicana-americana Selena Quintanilla, que morreu em 1995.

Descobertas internacionais também são abundantes. Em Toronto, há a Fundação de Arte Durdy Bayramov , dedicada ao artista do Turcomenistão. Ou você pode explorar a coleção do Kobe Fashion Museum do Japão , a primeira instituição do país a se especializar em moda.

Você pode até levar um portal para o passado, seguindo os passos dos visitantes da Bienal de Veneza de 2015 e outras exposições que não estão mais em cartaz.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …