Você pode visitar 500 museus internacionais no conforto de sua casa graças ao Google

The Bedroom de Vincent van Gogh, 1888

Morrendo de vontade de visitar um museu de arte, mas preso em casa durante a crescente crise de saúde global? O Google Arts and Culture pode ajudar. O site de arte do gigante da tecnologia oferece acesso online a 500 organizações culturais em todo o mundo, de museus a locais históricos, todos visíveis sem sair de casa.

A plataforma virtual, lançada em 2016, apresenta algumas das instituições de maior prestígio do planeta, compartilhando tesouros de artistas como o Museu Hermitage em São Petersburgo, o Rijksmuseum em Amsterdã e a Galeria Uffizi em Florença, o Museu Britânico em Londres, o Museu Reina Sofia em Madri e o Museu Kunsthistoriches em Viena. Portanto, mesmo que você precise adiar suas próximas férias na Europa, ainda pode explorar online algumas das principais coleções do continente.

Para aqueles que desejam conhecer os museus de Nova York, também há acesso virtual ao Metropolitan Museum of Art, ao Museum of Modern Art, à Frick Collection e ao Solomon R. Guggenheim Museum, para citar apenas algumas das principais instituições.

Cada instituição participante oferece fotografias dos destaques de sua coleção, que podem ser classificadas por data, cor e popularidade. Alguns até oferecem passeios de 360 graus no estilo do Google Street View das galerias, quase como se você estivesse realmente andando pelos corredores do Museo Frida Kahlo na Cidade do México ou pela estação de trem Beaux-Arts que é o Musée d’Orsay em Paris.

O Google Arts and Culture também oferece uma oportunidade única de explorar instituições menores que talvez você nunca teria descoberto.

Você sabia, por exemplo, que existe um Museu Nacional do Cowboy e do Patrimônio Ocidental em Oklahoma? A plataforma mostra uma exposição dedicada à história dos rodeios, além de obras do grande pintor e escultor Frederic Remington. E em Corpus Christie, Texas, há o Museu Selena, comemorando a carreira muito breve da amada cantora mexicana-americana Selena Quintanilla, que morreu em 1995.

Descobertas internacionais também são abundantes. Em Toronto, há a Fundação de Arte Durdy Bayramov , dedicada ao artista do Turcomenistão. Ou você pode explorar a coleção do Kobe Fashion Museum do Japão , a primeira instituição do país a se especializar em moda.

Você pode até levar um portal para o passado, seguindo os passos dos visitantes da Bienal de Veneza de 2015 e outras exposições que não estão mais em cartaz.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …

Notícias - 15/06/2021

Novo espaço para a arte experiencial é inaugurado em Miami

Superblue, o novo espaço revolucionário dedicado a produzir, apresentar e cativar o público com arte experiencial, anuncia a abertura das …

Notícias - 15/06/2021

Incertezas cercam destino de mural de Keith Haring em Barcelona

Tudo começou em uma noite de fevereiro de 1989. Cesar de Melero era DJ no clube Ars Studio em Barcelona …

Notícias - 15/06/2021

galerias brasileiras participam da feira Art Basel online viewing room

De 16 a 19 de junho acontece mais uma edição online da feira Art Basel. Intitulado Art Basel OVR: Portals, …