Você pode visitar 500 museus internacionais no conforto de sua casa graças ao Google

The Bedroom de Vincent van Gogh, 1888

Morrendo de vontade de visitar um museu de arte, mas preso em casa durante a crescente crise de saúde global? O Google Arts and Culture pode ajudar. O site de arte do gigante da tecnologia oferece acesso online a 500 organizações culturais em todo o mundo, de museus a locais históricos, todos visíveis sem sair de casa.

A plataforma virtual, lançada em 2016, apresenta algumas das instituições de maior prestígio do planeta, compartilhando tesouros de artistas como o Museu Hermitage em São Petersburgo, o Rijksmuseum em Amsterdã e a Galeria Uffizi em Florença, o Museu Britânico em Londres, o Museu Reina Sofia em Madri e o Museu Kunsthistoriches em Viena. Portanto, mesmo que você precise adiar suas próximas férias na Europa, ainda pode explorar online algumas das principais coleções do continente.

Para aqueles que desejam conhecer os museus de Nova York, também há acesso virtual ao Metropolitan Museum of Art, ao Museum of Modern Art, à Frick Collection e ao Solomon R. Guggenheim Museum, para citar apenas algumas das principais instituições.

Cada instituição participante oferece fotografias dos destaques de sua coleção, que podem ser classificadas por data, cor e popularidade. Alguns até oferecem passeios de 360 graus no estilo do Google Street View das galerias, quase como se você estivesse realmente andando pelos corredores do Museo Frida Kahlo na Cidade do México ou pela estação de trem Beaux-Arts que é o Musée d’Orsay em Paris.

O Google Arts and Culture também oferece uma oportunidade única de explorar instituições menores que talvez você nunca teria descoberto.

Você sabia, por exemplo, que existe um Museu Nacional do Cowboy e do Patrimônio Ocidental em Oklahoma? A plataforma mostra uma exposição dedicada à história dos rodeios, além de obras do grande pintor e escultor Frederic Remington. E em Corpus Christie, Texas, há o Museu Selena, comemorando a carreira muito breve da amada cantora mexicana-americana Selena Quintanilla, que morreu em 1995.

Descobertas internacionais também são abundantes. Em Toronto, há a Fundação de Arte Durdy Bayramov , dedicada ao artista do Turcomenistão. Ou você pode explorar a coleção do Kobe Fashion Museum do Japão , a primeira instituição do país a se especializar em moda.

Você pode até levar um portal para o passado, seguindo os passos dos visitantes da Bienal de Veneza de 2015 e outras exposições que não estão mais em cartaz.

Compartilhar:
Notícias - 06/07/2022

Hong Kong ganha novo museu

O mais novo marco cultural e artístico de Hong Kong, o Hong Kong Palace Museum (HKPM), localizado no West Kowloon …

Notícias - 06/07/2022

Afrescos renascentistas são descobertos no Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco acaba de reabrir ao público após um período de restauração, ostentando uma série de …

Notícias - 06/07/2022

Marina Abramović assume a cátedra Pina Bausch

A artista performática Marina Abramović assumirá a primeira cátedra Pina Bausch na Folkwang University of the Arts em Essen no …

Notícias - 06/07/2022

Prêmio PIPA anuncia vencedores de 2022

Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, …

Notícias - 05/07/2022

Exposição apresenta as inspirações reais de Walt Disney para criar as artes de seu estúdio

Após aparições no Metropolitan Museum of Art em Nova York e na Wallace Collection em Londres (até 16 de outubro …

Notícias - 05/07/2022

Itaú Cultural lança chamamento de projetos de arte e cultura no metaverso

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua …

Notícias - 04/07/2022

FBI confisca e retira de exposição obras falsas de Basquiat

Na sexta-feira, 24 de junho, agentes do FBI entraram no Museu de Arte de Orlando, removendo todas as pinturas de …

Notícias - 04/07/2022

Manifestantes colam a si mesmos em obras de museus

Dois ativistas climáticos se colaram em uma pintura de Vincent van Gogh em um museu de Londres, um dia depois …

Notícias - 04/07/2022

Documentário sobre a trajetória de Claudia Andujar com os Yanomami estreia nos cinemas

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, …

Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …