Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de 230 milhões em 2019 para apenas 54 milhões, com a pandemia forçando o fechamento em uma escala sem precedentes. A pesquisa realizada anualmente pelo Art Newspaper há mais de 20 anos costuma ser otimista, destacando quais museus tiveram bons anos e quais foram as exposições mais populares, seja em Londres, Nova York ou São Paulo. Os números de 2020, no entanto, foram preocupantes, com museus e galerias devastados pelo fechamento forçado, queda no número de visitantes e enormes quedas nas receitas.

O Louvre em Paris manteve sua posição como o museu mais visitado do mundo graças em grande parte ao final de sua exposição Leonardo, que atraiu mais de 10.000 visitantes por dia antes de fechar em fevereiro de 2020. Ao longo do ano, o museu teve 2,7 milhões de visitas, 72% abaixo de 2019 com uma perda de rendimento estimada de € 90M. Alison Cole, editora do Art Newspaper, disse que vale a pena lembrar que “em um ano normal, mais de 9 milhões de pessoas se acotovelariam para ver a Mona Lisa no Louvre”. A Tate Modern em Londres, que apresentou exposições incluindo Andy Warhol e Bruce Nauman, ficou em segundo lugar na tabela de popularidade com 1,4 milhão de visitas, queda de 77%. Ela ficou fechada por 173 dias e disse que perdeu £ 56 milhões em receita. Ele superou o Museu Britânico como o museu ou galeria de arte mais visitado do Reino Unido, o que pode ser explicado pelo fato de a Tate Modern ter permanecido aberta por mais dias no ano. O British Museum, que ocupou o primeiro lugar no Reino Unido por nove dos últimos 10 anos, ficou em quarto lugar na lista global. Ficou fechado por 208 dias – cerca de sete meses – com o número de visitantes caindo 80%, para 1,3 milhão. Em terceiro lugar na tabela de popularidade estão os Museus do Vaticano, com o número de visitantes caindo 81%. O quinto foi o Reina Sofia de Madri, que ficou fechado por apenas 80 dias. Isso se compara a 155 dias para a National Gallery de Londres (7º) e 202 dias para o Metropolitan Museum of Art de Nova York (8º).

O museu asiático mais visitado na pesquisa foi o Museu de Arte Contemporânea do Século 21 do Japão em Kanazawa (9º). Só esteve fechado por 66 dias, mas ainda assim registrou uma queda de 63% no número de visitantes. Cole disse que o impacto da pandemia nos museus foi desastroso e que o clima geral permaneceu sombrio. “Embora haja uma feliz antecipação da data de reabertura para 17 de maio no Reino Unido, a capacidade reduzida devido às medidas da Covid e à escassez de turistas significa que a maioria dos grandes museus espera cerca de quatro anos até retornarem à situação pré-pandêmica”.

De acordo com o Art Newspaper, houve um total combinado de 41.000 dias de fechamento forçado para os principais museus do mundo, o que equivale a “112 anos de visitas perdidas e centenas de milhões de libras em receita perdida”. Nos EUA, o quadro varia de estado para estado, revela a pesquisa. Os fechamentos variaram de 75 dias (Museu de Arte Americana de Crystal Bridges, Arkansas) a 225 dias (Museu de Arte Americana Smithsonian, Washington DC). A Nova Zelândia, uma das histórias de sucesso em lidar com a pandemia, saiu comparativamente bem na pesquisa, com museus fechados por menos tempo do que a média global e, quando reabriram, poucos limites de capacidade. O menos afetado de seus principais museus foi a Galeria de Arte de Christchurch Te Puna o Waiwhetū, que fechou por 54 dias e registrou uma queda de 28% no número de visitantes.

Outros museus britânicos na pesquisa incluem o V&A, o 13º mais popular, com 215 dias de fechamento e uma queda de visitantes de 78%; e o Museu Nacional da Escócia, 40º na lista, com 159 dias de fechamento e queda de 80% no número de visitantes. Não está na lista a National Portrait Gallery em Londres, que, observam os autores da pesquisa, “escolheu o momento perfeito para um fechamento planejado de três anos”.

 

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …