Visitante quebra escultura de Antonio Canova enquanto tenta tirar uma selfie

A estátua danificada é o molde de gesso original usado para fazer uma estátua de mármore de Paolina Bonaparte (na Galeria Borghese, Roma).

Um visitante do Museu Antonio Canova, em Possagno, Itália, danificou um modelo de gesso de uma escultura do século 19 enquanto tentava tirar uma selfie com a obra de arte. De acordo com um post na página do Facebook da instituição, um turista austríaco estava sentado na obra, causando a quebra de dois dedos da escultura.

O modelo que foi danificado corresponde à escultura de mármore de Canova, Pauline Bonaparte, como Venus Victrix, que faz parte da coleção da Galleria Borghese em Roma e retrata a irmã de Napoleão Bonaparte como a deusa romana do amor. O Museu Antonio Canova disse em seu post no Facebook que o visitante se afastou rapidamente do trabalho danificado e não alertou a equipe sobre o incidente em 31 de julho. Um guarda viu os dedos dos pés quebrados e as imagens de vigilância confirmaram o que havia acontecido.

“Nossa herança deve ser protegida: adotar um comportamento responsável dentro do Museu, respeitando as obras e os bens preservados, não é apenas um dever cívico, mas um sinal de respeito pelo que nossa história e cultura testemunham e que devem ser orgulhosamente transmitidas para o futuro. gerações ”, escreveu o museu no Facebook.

O museu está planejando restaurar a escultura danificada, e o visitante foi identificado como resultado de um requisito de registro de nome relacionado a uma pandemia ao entrar nos museus italianos. O turista ainda não foi encontrado após sua saída da instituição.

Moira Mascotto, diretora do Museu Antonio Canova, disse à Agência de Imprensa da Áustria que o museu está de posse das “partes quebradas do gesso. Isso nos ajudará na restauração. ”

Fonte e tradução: ARTFIXdaily

Atualização 05.08.2020

O visitante do museu que se inclinou e danificou a escultura deitada de Antonio Canova foi localizado pela polícia na Itália. O homem de 50 anos da Áustria foi identificado por vídeo de vigilância e por medidas de registro implementadas durante a crise do COVID-19.

Ao ver a estátua de Paolina Borghese, de Canova, no Museu Gipsoteca, em Possagno, o homem tirou uma selfie com a peça e, posteriormente, quebrou os dedos dos pés do elenco de gesso de 200 anos. Ele parece ter notado o dano e se afastou, relatando várias fontes. Desde então, o homem confessou a “atitude estúpida”, segundo comunicado de Treviso Carabinieri.

O caso será analisado pelos promotores criminais em Treviso.

Vittorio Sgarbi, presidente da Fundação Antonio Canova, escreveu no Facebook que espera que o homem não fique impune, pois “as cicatrizes de um Canova são inaceitáveis”.

Fonte e tradução: ARTnews

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …