Visitante quebra escultura de Antonio Canova enquanto tenta tirar uma selfie

A estátua danificada é o molde de gesso original usado para fazer uma estátua de mármore de Paolina Bonaparte (na Galeria Borghese, Roma).

Um visitante do Museu Antonio Canova, em Possagno, Itália, danificou um modelo de gesso de uma escultura do século 19 enquanto tentava tirar uma selfie com a obra de arte. De acordo com um post na página do Facebook da instituição, um turista austríaco estava sentado na obra, causando a quebra de dois dedos da escultura.

O modelo que foi danificado corresponde à escultura de mármore de Canova, Pauline Bonaparte, como Venus Victrix, que faz parte da coleção da Galleria Borghese em Roma e retrata a irmã de Napoleão Bonaparte como a deusa romana do amor. O Museu Antonio Canova disse em seu post no Facebook que o visitante se afastou rapidamente do trabalho danificado e não alertou a equipe sobre o incidente em 31 de julho. Um guarda viu os dedos dos pés quebrados e as imagens de vigilância confirmaram o que havia acontecido.

“Nossa herança deve ser protegida: adotar um comportamento responsável dentro do Museu, respeitando as obras e os bens preservados, não é apenas um dever cívico, mas um sinal de respeito pelo que nossa história e cultura testemunham e que devem ser orgulhosamente transmitidas para o futuro. gerações ”, escreveu o museu no Facebook.

O museu está planejando restaurar a escultura danificada, e o visitante foi identificado como resultado de um requisito de registro de nome relacionado a uma pandemia ao entrar nos museus italianos. O turista ainda não foi encontrado após sua saída da instituição.

Moira Mascotto, diretora do Museu Antonio Canova, disse à Agência de Imprensa da Áustria que o museu está de posse das “partes quebradas do gesso. Isso nos ajudará na restauração. ”

Fonte e tradução: ARTFIXdaily

Atualização 05.08.2020

O visitante do museu que se inclinou e danificou a escultura deitada de Antonio Canova foi localizado pela polícia na Itália. O homem de 50 anos da Áustria foi identificado por vídeo de vigilância e por medidas de registro implementadas durante a crise do COVID-19.

Ao ver a estátua de Paolina Borghese, de Canova, no Museu Gipsoteca, em Possagno, o homem tirou uma selfie com a peça e, posteriormente, quebrou os dedos dos pés do elenco de gesso de 200 anos. Ele parece ter notado o dano e se afastou, relatando várias fontes. Desde então, o homem confessou a “atitude estúpida”, segundo comunicado de Treviso Carabinieri.

O caso será analisado pelos promotores criminais em Treviso.

Vittorio Sgarbi, presidente da Fundação Antonio Canova, escreveu no Facebook que espera que o homem não fique impune, pois “as cicatrizes de um Canova são inaceitáveis”.

Fonte e tradução: ARTnews

Compartilhar:
Notícias - 28/03/2024

Dê seu lance e conheça obras de arte encantadoras do 7º leilão da SPITI

Spiti Auction bate recorde com obras de arte surpreendentes em mais de 230 lotes
A SPITI. tem o prazer de apresentar …

Notícias - 28/03/2024

Escândalo no museu: curador é acusado de roubar mais de 1800 itens da coleção

O Museu Britânico está processando o ex-curador Peter Higgs, alegando que ele roubou mais de 1.800 itens de sua coleção.

Higgs …

Notícias - 28/03/2024

Pedras de milhões de anos podem ser os mais antigos vestígios da presença humana na Europa

Um novo estudo de antigas ferramentas de pedra descobertas no oeste da Ucrânia sugere que podem ser o mais antigo …

Notícias - 28/03/2024

Porta do Titanic que salvou Rose é vendida em leilão. Descubra o valor

O leilão Tesouros do Planeta Hollywood ofereceu a icônica porta que ajudou a salvar a personagem Rose (Kate Winslet) no …

Notícias - 28/03/2024

Morre o museólogo, curador e crítico Pedro Xexéo, do MNBA

Faleceu no dia 27 de março, em Petrópolis(RJ), o museólogo, curador e crítico de arte Pedro Xexéo, que por mais …

Notícias - 28/03/2024

Trágedias e poesias: Livro reúne registros obituários de artistas do século 20

Embora se fale muito sobre as formas às vezes misteriosas, iconoclastas ou boêmias como os artistas vivem, há também um …

Notícias - 27/03/2024

Morre Richard Serra, aos 85 anos

Richard Serra, o artista americano conhecido por ultrapassar os limites da escultura, morreu aos 85 anos. Serra morreu no dia …

Notícias - 27/03/2024

"Vamos explodir a Mona Lisa": Louvre recebe ameaça de bomba

No dia 20 de março, o Museu do Louvre apresentou uma denúncia por “ameaça de ataque”. Os eventos aconteceram no domingo, …

Notícias - 27/03/2024

Visitantes são proibidos de entrar no MoMA com lenço palestino e museu se desculpa

Duas pessoas que visitaram o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York disseram que foram impedidas de entrar com …

Notícias - 27/03/2024

SP–Arte chega à 20ª edição consolidada como a maior feira do hemisfério sul

O momento é de celebração: há 20 anos, nascia a SP–Arte. Hoje, consolidada como a maior feira do hemisfério sul …

Notícias - 27/03/2024

Nova data de conclusão da Sagrada Família de Antoni Gaudí é anunciada

A basílica da Sagrada Família de Barcelona tem uma nova data de conclusão em 2026, que ocorrerá 144 anos após …

Notícias - 27/03/2024

Homem processa museu por não conseguir entrar em instalação de arte só para mulheres

Um homem está processando o Tasmania’s Museum of New and Old Art (MONA), alegando discriminação de gênero depois de ter …