Categories: Notícias

Vincent ou Theo? Estudioso diz que museu confundiu retratos dos irmãos van Gogh

Um par de retratos no Museu Van Gogh, em Amsterdã, representando Vincent e seu irmão Theo, são objeto de um contínuo debate de identidade. Pintado em 1887, quando Vincent morava em Montmartre com seu irmão Theo, os dois pequenos retratos eram considerados auto-retratos, com Vincent usando dois chapéus diferentes. Então, oito anos atrás, o museu determinou que o homem com o chapéu de feltro era Vincent e aquele com um chapéu de palha era Theo.

Essa teoria será desafiada em uma exposição que será inaugurada no outono no Museu Noordbrabants em s’Hertogenbosch (Den Bosch), na Holanda, Inner Circle: Amigos, Família, Modelos (21 de setembro a 12 Janeiro de 2020). Sua curadora convidada, Sjraar van Heugten, conhece bem o par de retratos, como ex-chefe de coleções do Museu Van Gogh. Agora, um estudioso independente, Van Heugten, acredita que sua colega está equivocada. Ele argumenta que o homem no chapéu de palha é Vincent e aquele no chapéu de feltro é Theo.

Quando as identidades foram desafiadas pela primeira vez em 2011, foi uma surpresa considerável. Vincent, um aparador notoriamente casual, deveria ter um chapéu de palha, que seria confortável para pintar lá fora. Theo, um respeitável negociante de arte, certamente usaria um chapéu de feltro mais formal. De fato, quando Vincent estava em Paris, ele aparentemente nem possuía um chapéu de feltro, segundo o cunhado de Theo.

Retrato de Vincent van Gogh com chapéu de palha (1887) – “Auto-retrato ou retrato de Theo van Gogh” (novo título do Museu Van Gogh) ou “Auto-retrato” (título do Museu Noordbrabants) © Museu Van Gogh, Amsterdã (Vincent van Gogh Fundação)

A explicação do museu de Amsterdã, oito anos atrás, era de que os dois homens trocaram os chapéus, provavelmente como “uma piada”. Louis van Tilborgh, seu pesquisador sênior e especialista em destaque no período de Paris do artista, sugeriu que Vincent estava jogando com o fato de que ele muitas vezes se retratava em auto-retratos com um chapéu de palha. Trocar chapéus com Theo era, portanto, uma brincadeira da família. “Parece que os irmãos estão usando os chapéus um do outro”, concluiu ele.

Retrato de Vincent van Gogh com chapéu de feltro (1887) – “Auto-retrato” (título do Museu de Van Gogh) ou “Retrato de Theo” (título do Museu de Noordbrabants) © Museu Van Gogh, Amsterdã (Fundação Vincent van Gogh)

As principais evidências de Van Tilborgh para determinar que o homem do chapéu de palha é Theo são as características físicas do rosto. Ele apontou para a cor e a forma da barba, que é ocre (e não o vermelho-alaranjado de Vincent), e era aparada de maneira respeitável, e não no estilo mais descuidado de Vincent. A orelha também é arredondada, como nas fotografias de Theo, enquanto os outros auto-retratos de Vincent sugerem que ele tinha orelhas mais carnudas.

Mas Van Heugten diz: “É improvável que Vincent tenha retratado Theo em trajes de verão indiferentes e ele mesmo vestido como um cavalheiro respeitável.” Ele diz que Theo tinha olhos azul-acinzentados claros, enquanto os auto-retratos de Vincent sugerem que ele tinha olhos esverdeados (os de Vincent eram muitas vezes retratados como verdes, às vezes azulados, às vezes escuros, mas nunca azul-acinzentados como no homem com chapéu de feltro). Outro auto-retrato com um chapéu de palha mostra claramente Vincent com uma pupila verde (com o azul no resto do outro olho).

Auto-retrato de Vincent van Gogh com um chapéu de palha (1887) © Museu Van Gogh, Amsterdam (Fundação Vincent van Gogh)

O Museu Van Gogh admite agora que Van Heugten pode estar certo sobre o homem com o chapéu de palha, e deu à foto um novo título: Auto-retrato ou Retrato de Theo van Gogh. Um comunicado diz: “À luz do fato de que estamos lidando com retratos pintados e não com fotografias, ainda é difícil ponderar efetivamente os argumentos sobre semelhanças físicas; afinal, há várias razões pelas quais o artista pode ter se desviado da realidade ”. Com essa incerteza, o museu deu um passo incomum ao dar à pintura um título duplo.

Mas o desacordo ainda permanece sobre o outro retrato – aquele com o chapéu de feltro. O Museu Van Gogh acredita que é um auto-retrato, já que é similar a outro auto-retrato totalmente aceito no Rijksmuseum.

Autorretrato de Vincent van Gogh (1887) © Rijksmuseum, Amsterdã. Dom da FWM, Baronesa Bonger-van der Borch van Verwolde, Almen

O Museu Noordbrabants discorda do retrato do Museu Van Gogh com o chapéu de feltro. Em sua exposição, será exibido como Retrato de Theo van Gogh. Com as duas pinturas com seus diferentes arnês pendendo ao lado, visitantes e acadêmicos terão a oportunidade de decidir por si mesmos. Nenhum outro retrato de Theo de Van Gogh é conhecido, por isso é importante descobrir qual dos dois representa o irmão mais novo do artista. A dificuldade é que os dois irmãos eram muito parecidos.

O debate sobre o par de pinturas tem ecos de uma questão semelhante sobre uma fotografia. Até novembro do ano passado, uma foto de um menino sempre foi pensada para ser de Vincent, de 13 anos. Uma pesquisa recente mostra que é de fato Theo, aos 15 anos.

Como Theo desempenhou um papel tão importante na vida de Vincent, é fascinante saber como ele foi retratado pelo artista. Após a exposição Noordbrabants, o par de pinturas retornará ao Museu Van Gogh, onde, como de costume, eles ficarão pendurados um ao lado do outro.

Dasartes

Recent Posts

Artista abre uma pista de skate no Centre Pompidou

Em antecipação aos próximos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris, o Centre Pompidou…

2 dias ago

Veja estes Impressionantes afrescos azul-claros recém encontrados em Pompéia

Um antigo santuário romano recentemente escavado em Pompeia revelou idílicos afrescos azuis nas paredes, bem…

2 dias ago

Monumento dedicado às mulheres foi decapitado em protesto contra o aborto

A escultura monumental da artista Shahzia Sikander, “Witness” (2023), foi decapitada nas primeiras horas da…

2 dias ago

Artista surpreende ao expor suas obras dentro de banheiros

Nota para os artistas: se você instalar seu trabalho dentro de banheiros, como Hugh Hayden…

2 dias ago

Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) – unidade especial do Instituto do…

4 dias ago

Documenta 16 nomeia novo comitê de seleção após renúncia em massa

A Documenta revelou oficialmente o comitê de seleção substituto encarregado de encontrar o próximo diretor…

4 dias ago