Trabalho póstumo de Christo e Jeanne-Claude é inaugurado em Paris

O sonho final, não realizado em vida, do artista Christo de “empacotar” o Arco do Triunfo em Paris finalmente se concretizou, mais de um ano após sua morte.

O presidente francês Emmanuel Macron inaugurou o projeto monumental, dizendo: “Esta é a realização de um sonho de 60 anos, um sonho maluco que se tornou realidade”. O projeto abriu oficialmente ao público em 18 de setembro. A instalação do projeto, que envolveu o famoso monumento de Paris em cerca de 25.000 metros quadrados de tecido de polipropileno azul prateado e 3.000 metros de corda de polipropileno vermelho reciclável, está em andamento desde julho.

Finalmente concluído, o efêmero projeto artístico ficará em exibição por apenas 16 dias. Ele começará a ser removido em 3 de outubro e está programado para ser totalmente desmontado até 10 de novembro. Pode ser visto da perspectiva de todas as 12 avenidas que levam à Place de l’Étoile. L’Arc de Triomphe, Wrapped foi concebido por Christo com sua colaboradora artística de longa data e parceira de vida, Jeanne-Claude, em 1961, embora nunca tenha sido proposto formalmente até 2017.

Originalmente, o projeto deveria coincidir com a exposição de Christo e Jeanne-Claude no Centre Pompidou no ano passado, mas foi adiado por causa da pandemia. Christo morreu em maio de 2020, sem poder ver o projeto concluído (Jeanne-Claude faleceu em 2009). “Será como um objeto vivo que se moverá com o vento e refletirá a luz. Com suas dobras móveis, a superfície do monumento se tornará sensual. As pessoas vão querer tocar o Arco do Triunfo”, disse Christo.

O projeto de € 14 milhões foi inteiramente financiado pela venda das obras de arte de Christo, sem ser suplementado por fundos públicos. Sua realização final foi supervisionada pelo sobrinho do artista, Vladimir Yavachev, junto com o Centro de Monumentos Nationaux. “Como Christo gostava de dizer,‘ Nossos projetos estão vivos ’, e hoje o Arco do Triunfo ganhou vida”, disse Yavachev em um comunicado. “Christo aprovou todos os aspectos visuais deste projeto e, de certa forma, é um memorial à vida e obra que Christo e Jeanne-Claude criaram juntos em Paris e em todo o mundo, que sempre excedeu o que acreditamos ser possível”.

Originário da Bulgária, Christo conheceu Jeanne-Claude na cidade logo depois que ele se refugiou do comunismo em 1958. “Foi em Paris, a cidade onde se conheceram, que nasceu seu relacionamento amoroso e artístico, e é por Paris que conceberam muitos projetos artísticos ”, disse a ministra da cultura francesa, Roselyne Bachelot-Narquin, elogiando a“ ousadia ”do casal de artistas.

Na verdade, a dupla realizou sua primeira intervenção pública, Muro de Barris de Petróleo – A Cortina de Ferro, na Rue Visconti em 1962, como uma declaração poética em resposta à construção do Muro de Berlim no ano anterior. E o casal envolveu a ponte mais antiga de Paris, Pont Neuf, 36 anos atrás.

O ministro da cultura acrescentou que L’Arc de Triomphe, Wrapped sintetiza “a ligação essencial entre o patrimônio e a criação artística contemporânea”, acrescentando: “Desejo que todos os visitantes se deixem levar pela poesia deste louco e magnífico gesto artístico em tal monumento icônico”.

VEJA AQUI matéria e entrevista exclusiva com o artista e Jeanne-Claude cedida à DASartes.

Compartilhar:
Notícias - 22/10/2021

Obra de Lygia Clark ganha portal com mais de 7mil itens

No dia 23 de outubro (sábado), dia em que a artista Lygia Clark completaria 101 anos, a Associação Cultural Lygia …

Notícias - 22/10/2021

Andressa Cantergiani realiza a primeira performance com interferência feita via NFT do mundo

Durante a pandemia de Covid-19 artistas de todo mundo se reinventaram e estão revolucionando o mercado da arte por meio …

Notícias - 22/10/2021

Fábrica de Graffiti lança convocatória nacional

A próxima parada da Fábrica de Graffiti é em Sabará (MG), onda será pintado um muro de 2 mil m² …

Notícias - 20/10/2021

Judy Chicago enche os céus de São Francisco de fumaça

Em conjunto com a popular retrospectiva de Judy Chicago (até 9 de janeiro de 2022) no de Young Museum em …

Notícias - 20/10/2021

Obra triturada de Banksy é vendida por US$ 25,4 milhões

Qual obra de arte se torna muito mais valiosa depois de ser danificada pelo artista – cuja identidade, por acaso, …

Notícias - 19/10/2021

Vem aí a primeira exposição de arte contemporânea nas pirâmides do Egito

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …