De Degas, Hopper adotou o forte uso de diagonais e o corte severo, quase fotográfico, do plano da imagem, visível aqui no Sol da manhã no corte da cama e da janela. Uma comparação pode ser a Mulher em uma janela (1872). Lá, uma figura feminina sentada tem seu perfil pintado próximo a janela – embora Degas opte por sombras elegantes e Hopper por luz lúcida.
2) Ele tinha uma teoria da “forma pessoal”

Um leitor voraz, Hopper nomeou tudo, desde a ficção de celulose da Dimestore até Hemingway, a filosofia europeia e os escritos transcendentalistas como suas influências. Sua filosofia artística pessoal também veio da literatura: ele manteve uma citação de Goethe em sua carteira e a referenciou com frequência: “ O começo e o fim de toda atividade literária é a reprodução do mundo que me rodeia por meio do mundo que está em mim, tudo sendo compreendido, relacionado, recriado, moldado e reconstruído de forma pessoal e original. ”
Para Hopper, a representação do mundo era uma projeção de sua própria mente – e, nesse sentido, ele compartilhava afinidades com os movimentos de arte abstrata que aconteciam ao seu redor em Nova York durante as décadas de 1940 e 50. Embora Hopper zombasse infamemente de que nunca ouvira falar de Picasso em Paris, ele não evitou tanto a arte moderna quanto a amostra dele, quaisquer que fossem os elementos que desejasse.
Especialmente em seus trabalhos posteriores, como Morning Sun, a luz é retratada quase como um objeto abstrato. Em seu ensaio “Hopper e a figura da sala”, o historiador de arte John Hollander escreve sobre Morning Sun que o paralelogramo da luz lançada contra a parede atrás de Jo é “uma imagem da mente do meditativo como a sombra projetada na cama do corpo dela.
Nessa leitura, você quase consegue pensar na grande área de luz atrás dela como um balão vazio de quadrinhos. Considere como o fato de ocupar mais espaço na parede do que a janela real certamente faz com que a pintura seja lida como focada em seu mundo interior, e não no exterior.

Por sua parte, Hopper nunca realmente buscou a abstração, mas seus trabalhos tornaram-se cada vez mais planares, culminando em Sun In An Empty Room (1963), em que uma sala como a de Morning Sun ficou livre de tudo, menos da luz. “Acho que não sou muito humano”, dizia ele. “Tudo o que realmente quero fazer é pintar a luz do lado de uma casa.” É fácil ver como artistas expressionistas abstratos, como Mark Rothko, nomearam Hopper entre suas grandes influências.
3) A pintura traduz tranquilidade; O relacionamento por trás dela não era

Edward Hopper, Estudo do Sol da Manhã (1952). Cortesia do Museu Whitney de Arte Americana.
Muito do sucesso inicial de Hopper pode ser atribuído a Jo, sua esposa, gerente e o tema desta pintura. Quando o casal se casou em 1924, ambos tinham 40 anos. Jo, pintora e atriz, foi a mais estabelecida dos dois. Em 1923, ela foi convidada a participar de uma exposição coletiva de artistas americanos e europeus no Museu do Brooklyn e incentivou os curadores a incluir também o trabalho de seu marido. A exposição resultou na primeira aquisição de seu trabalho no museu.
Jo era a única modelo feminina de Hopper de 1923 até a morte de Hopper, em 1967, embora ele nunca considerasse seus quadros retratos dela, usando-a como substituta de “qualquer mulher”. Na época da pintura de Morning Sun, Jo tinha 69 anos, mas é representada em uma representação jovem e idealizada. Nos esboços de Hopper para a pintura, você pode vê-lo abstraindo os detalhes dela, melhor para dar à cena a sensação de ser um momento simbólico maior.
O relacionamento do casal era tempestuoso, com Jo sacrificando suas ambições de gerenciar a carreira de Hopper enquanto mantinha registros meticulosos de suas obras, exposições e vendas concluídas – até chamando suas pinturas de “seus filhos”. Hopper, por sua vez, ridicularizou as pinturas de Jo e às vezes a proibia de mostrá-las. Uma vez que você perceba, a história de fundo pode dar um significado totalmente diferente para a solidão ambígua de Morning Sun.
Fonte e tradução: Artnet News