Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na Alemanha do pós-guerra
Autoridades alemãs revelaram que perpetradores desconhecidos atacaram inúmeras obras de arte e antiguidades em vários museus no centro de Berlim no início deste mês, em um feriado anual que comemora a reunificação pacífica da Alemanha.
Os vândalos derramaram um líquido oleoso em mais de 70 obras de arte e antiguidades no Museu Pergamon, na Alte Nationalgalerie, no Museu Neues e no local de exibição Museu Pergamon Panorama durante o horário de funcionamento do museu em 3 de outubro, de acordo com a polícia de Berlim. Embora a motivação para os ataques não tenha sido descoberta, alguns suspeitam do envolvimento de propagandistas de direita.
As obras danificadas incluem sarcófagos egípcios, pinturas, bem como esculturas em pedra e madeira nos quatro museus, todos localizados na Ilha dos Museus, no centro da capital alemã. A Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia afirma que uma “pequena” quantidade de líquido foi pulverizada sobre os objetos por perpetradores que “agiram de forma muito velada e aparentemente exploraram momentos em que a equipe de supervisão”. A fundação, que supervisiona os museus, diz que em muitos casos os danos poderiam ser prontamente revertidos, mas as esculturas de pedra e madeira ainda estão sendo restauradas. Algumas obras estão de volta à vista.
Em um comunicado enviado ao Artnet News, a Ministra da Cultura, Monika Grütters, condenou o incidente, chamando-o de um ataque contra “o patrimônio cultural, contra as formas civis de debate e, portanto, contra os princípios da democracia”. Seu escritório também solicitou um relatório dos museus estaduais de Berlim para entender como os danos ocorreram.
O incidente veio à tona semanas depois de ter ocorrido devido a reportagens dos veículos alemães Deustchlandfunk e Die Zeit, que escreveram que foi o mais “extenso ataque” à arte e antiguidades na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.
Poucos detalhes foram descobertos sobre as motivações dos vândalos. Ao confirmar os detalhes do incidente, a polícia acrescentou que o público não foi informado sobre o incidente durante a investigação. O departamento pediu a apresentação de testemunhas e não quis dar mais detalhes que possam comprometer a investigação.
Alguns comentaristas especularam que extremistas de extrema direita podem estar ligados ao vandalismo. O repórter Julius Geiler, que se concentra no extremismo de extrema direita, twittou que o autor de um livro de receitas vegano e teórico da conspiração de extrema direita Attila Hildmann poderia ter incitado os ataques.
Geiler apoiou essa teoria apontando para supostas capturas de tela de postagens de mídia social de Hildmann, que já foram excluídas. Em 23 de agosto, Hildmann, que também é um negador vocal do coronavírus, supostamente pediu a destruição do Museu Pergamon nas redes sociais, chamando-o de um site “satanista” e a “fonte de todo o mal”. De acordo com outra captura de tela que está circulando nas redes sociais, Hildmann também chamou o Museu Altes de “altar de Satanás”, aparentemente unindo as duas instituições distintas. The Guardian também relatou que Hildmann compartilhou uma reportagem de jornal sobre o ataque na noite passada, escrevendo “Fato! É o trono de Baal (Satanás).”
Felix Huesmann, outro jornalista alemão cobrindo teorias de extrema direita e da conspiração, explicou que a ideia de que o Pergamon é um altar satânico circulou online por anos, mas que nos últimos meses a teoria ressurgiu no aplicativo de mensagens Telegram.
Fonte e tradução: Artnet News