Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na Alemanha do pós-guerra

Autoridades alemãs revelaram que perpetradores desconhecidos atacaram inúmeras obras de arte e antiguidades em vários museus no centro de Berlim no início deste mês, em um feriado anual que comemora a reunificação pacífica da Alemanha.

Os vândalos derramaram um líquido oleoso em mais de 70 obras de arte e antiguidades no Museu Pergamon, na Alte Nationalgalerie, no Museu Neues e no local de exibição Museu Pergamon Panorama durante o horário de funcionamento do museu em 3 de outubro, de acordo com a polícia de Berlim. Embora a motivação para os ataques não tenha sido descoberta, alguns suspeitam do envolvimento de propagandistas de direita.

As obras danificadas incluem sarcófagos egípcios, pinturas, bem como esculturas em pedra e madeira nos quatro museus, todos localizados na Ilha dos Museus, no centro da capital alemã. A Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia afirma que uma “pequena” quantidade de líquido foi pulverizada sobre os objetos por perpetradores que “agiram de forma muito velada e aparentemente exploraram momentos em que a equipe de supervisão”. A fundação, que supervisiona os museus, diz que em muitos casos os danos poderiam ser prontamente revertidos, mas as esculturas de pedra e madeira ainda estão sendo restauradas. Algumas obras estão de volta à vista.

Em um comunicado enviado ao Artnet News, a Ministra da Cultura, Monika Grütters, condenou o incidente, chamando-o de um ataque contra “o patrimônio cultural, contra as formas civis de debate e, portanto, contra os princípios da democracia”. Seu escritório também solicitou um relatório dos museus estaduais de Berlim para entender como os danos ocorreram.

O incidente veio à tona semanas depois de ter ocorrido devido a reportagens dos veículos alemães  Deustchlandfunk e Die Zeit, que escreveram que foi o mais “extenso ataque” à arte e antiguidades na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

Poucos detalhes foram descobertos sobre as motivações dos vândalos. Ao confirmar os detalhes do incidente, a polícia acrescentou que o público não foi informado sobre o incidente durante a investigação. O departamento pediu a apresentação de testemunhas e não quis dar mais detalhes que possam comprometer a investigação.

Alguns comentaristas especularam que extremistas de extrema direita podem estar ligados ao vandalismo. O repórter Julius Geiler, que se concentra no extremismo de extrema direita, twittou que o autor de um livro de receitas vegano e teórico da conspiração de extrema direita Attila Hildmann poderia ter incitado os ataques.

Geiler apoiou essa teoria apontando para supostas capturas de tela de postagens de mídia social de Hildmann, que já foram excluídas. Em 23 de agosto, Hildmann, que também é um negador vocal do coronavírus, supostamente pediu a destruição do Museu Pergamon nas redes sociais, chamando-o de um site “satanista” e a “fonte de todo o mal”. De acordo com outra captura de tela que está circulando nas redes sociais, Hildmann também chamou o Museu Altes de “altar de Satanás”, aparentemente unindo as duas instituições distintas. The Guardian  também relatou que Hildmann compartilhou uma reportagem de jornal sobre o ataque na noite passada, escrevendo “Fato! É o trono de Baal (Satanás).”

Felix Huesmann, outro jornalista alemão cobrindo teorias de extrema direita e da conspiração, explicou que a ideia de que o Pergamon é um altar satânico circulou online por anos, mas que nos últimos meses a teoria ressurgiu no aplicativo de mensagens Telegram.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Primeira exposição de arte contemporânea do Egito nas pirâmides de Gizé em 4.500 anos

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …