Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na Alemanha do pós-guerra

Autoridades alemãs revelaram que perpetradores desconhecidos atacaram inúmeras obras de arte e antiguidades em vários museus no centro de Berlim no início deste mês, em um feriado anual que comemora a reunificação pacífica da Alemanha.

Os vândalos derramaram um líquido oleoso em mais de 70 obras de arte e antiguidades no Museu Pergamon, na Alte Nationalgalerie, no Museu Neues e no local de exibição Museu Pergamon Panorama durante o horário de funcionamento do museu em 3 de outubro, de acordo com a polícia de Berlim. Embora a motivação para os ataques não tenha sido descoberta, alguns suspeitam do envolvimento de propagandistas de direita.

As obras danificadas incluem sarcófagos egípcios, pinturas, bem como esculturas em pedra e madeira nos quatro museus, todos localizados na Ilha dos Museus, no centro da capital alemã. A Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia afirma que uma “pequena” quantidade de líquido foi pulverizada sobre os objetos por perpetradores que “agiram de forma muito velada e aparentemente exploraram momentos em que a equipe de supervisão”. A fundação, que supervisiona os museus, diz que em muitos casos os danos poderiam ser prontamente revertidos, mas as esculturas de pedra e madeira ainda estão sendo restauradas. Algumas obras estão de volta à vista.

Em um comunicado enviado ao Artnet News, a Ministra da Cultura, Monika Grütters, condenou o incidente, chamando-o de um ataque contra “o patrimônio cultural, contra as formas civis de debate e, portanto, contra os princípios da democracia”. Seu escritório também solicitou um relatório dos museus estaduais de Berlim para entender como os danos ocorreram.

O incidente veio à tona semanas depois de ter ocorrido devido a reportagens dos veículos alemães  Deustchlandfunk e Die Zeit, que escreveram que foi o mais “extenso ataque” à arte e antiguidades na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

Poucos detalhes foram descobertos sobre as motivações dos vândalos. Ao confirmar os detalhes do incidente, a polícia acrescentou que o público não foi informado sobre o incidente durante a investigação. O departamento pediu a apresentação de testemunhas e não quis dar mais detalhes que possam comprometer a investigação.

Alguns comentaristas especularam que extremistas de extrema direita podem estar ligados ao vandalismo. O repórter Julius Geiler, que se concentra no extremismo de extrema direita, twittou que o autor de um livro de receitas vegano e teórico da conspiração de extrema direita Attila Hildmann poderia ter incitado os ataques.

Geiler apoiou essa teoria apontando para supostas capturas de tela de postagens de mídia social de Hildmann, que já foram excluídas. Em 23 de agosto, Hildmann, que também é um negador vocal do coronavírus, supostamente pediu a destruição do Museu Pergamon nas redes sociais, chamando-o de um site “satanista” e a “fonte de todo o mal”. De acordo com outra captura de tela que está circulando nas redes sociais, Hildmann também chamou o Museu Altes de “altar de Satanás”, aparentemente unindo as duas instituições distintas. The Guardian  também relatou que Hildmann compartilhou uma reportagem de jornal sobre o ataque na noite passada, escrevendo “Fato! É o trono de Baal (Satanás).”

Felix Huesmann, outro jornalista alemão cobrindo teorias de extrema direita e da conspiração, explicou que a ideia de que o Pergamon é um altar satânico circulou online por anos, mas que nos últimos meses a teoria ressurgiu no aplicativo de mensagens Telegram.

Fonte e tradução: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 08/03/2021

Lina Bo Bardi é consagrada com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza

A arquiteta italiana naturalizada brasileira receberá – in memoriam – o Leão de Ouro Especial pela trajetória e conjunto de …

Notícias - 08/03/2021

Mostra no Sesc Ribeirão Preto abre inscrições para artistas

Entre 15 de março e 30 de abril, a Mostra de Arte da Juventude – MAJ, realizada há mais de …

Notícias - 08/03/2021

Galeria GC36 é comandada por e para mulheres

Com o intuito de construir novas referências na arte, a GC36 – galeria de arte colaborativa que reúne fotógrafos e …

Notícias - 07/03/2021

Damien Hirst ganha mostra de um ano de duração na Gagosian

Não é sempre que uma galeria – especialmente uma com status de “mega” – cede um espaço inteiro para um …

Notícias - 07/03/2021

"Female Voices of Latin America" celebra artistas mulheres da região

“Female Voices of Latin América” vai celebrar o trabalho de mais de 150 mulheres artistas vivas de toda a região, …

Notícias - 05/03/2021

As polêmicas envolvendo o leilão de obras do surrealista Man Ray

Uma venda da Christie’s apresentando dezenas de obras de Man Ray que a confiança do artista tentou interromper foi realizada …

Notícias - 05/03/2021

Mural possivelmente criado por Banksy aparece em prisão na Inglaterra

Uma obra de arte no topo da parede de uma antiga prisão em Reading, Inglaterra, pode ter sido criada por …

Notícias - 05/03/2021

Mona Lisa e o objeto escondido que transforma o significado da obra-prima de Da Vinci

O retrato emblemático de Leonardo Da Vinci, feito em 1503, estrelado por Lisa del Giocondo, uma mulher de 24 anos, …

Notícias - 05/03/2021

Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma …

Notícias - 05/03/2021

Exposição de mulheres Artistas Históricas é aberta na Hawthorne Fine Art

Hawthorne Fine Art apresenta a mostra Still Remembering Those Ladies. A exposição segue a mostra inovadora Remember the Ladies: Women …

Notícias - 05/03/2021

Empresa queima obra de Banksy para transformá-la em original digital

Uma empresa de blockchain comprou uma obra de arte de Banksy por US $ 95.000, queimou e transmitiu ao vivo …

Notícias - 04/03/2021

Galerias brasileiras expõem na SOUTH SOUTH VEZA

Os visitantes da SOUTH SOUTH VEZA, o primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea …