Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna and Child (1485), do estúdio de Sandro Botticelli, foi avaliada em US$ 10 milhões quando foi objeto de um longo processo judicial para provar a propriedade.

Mas esta foi apenas mais uma reviravolta na recente história turbulenta da pintura.

Seis anos depois do caso ser finalmente resolvido, o suposto coproprietário da empresa premiada com a pintura não tem ideia do que aconteceu com ela. A obra de arte foi exibida pela última vez em uma exposição de 2007 na galeria de Nova York de Lawrence Salander. Descrito como o Bernie Madoff do mundo da arte, Salander enganou investidores de belas artes, incluindo John McEnroe, e artistas, em milhões de dólares. Depois que Salander foi preso em 2010, seus credores travaram batalhas confusas para provar que possuíam obras que ele havia roubado.

Um dos mais notáveis deles foi o Botticelli. Em 2014, dois juízes de Nova York decidiram que a obra-prima deveria ser devolvida a uma empresa chamada Kraken Investments. Questionado sobre o futuro da pintura, seu antigo proprietário, Ronald Führer disse à Artnet News: “Meu conselho seria tentar vendê-la. Se uma pintura lhe dá tantos problemas – neste caso, problemas inéditos – isso significa que ela quer ir embora, talvez não deva ser.”

Mas agora, documentos vazados relacionados a uma extinta empresa com sede em Jersey, chamada La Hougue, levanta questões sobre Kraken, que estava sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Os documentos revelam que os maiores donos benéficos da empresa foram John Dick II e Tanya Dick-Stock, filhos de John Dick, um empresário canadense de 82 anos. No entanto, surpreendentemente, Tanya Dick-Stock não tinha conhecimento disso até que os documentos serem descobertos. “Tanya sente que sua identidade foi roubada e usada para fins nefastos”, disse um porta-voz de Dick-Stock. “A pintura foi adquirida sem seu conhecimento ou consentimento.”

Em março, o Observer informou que Dick-Stock estava processando seu pai para recuperar bens que ela acredita serem dela. Ela alega que Kraken era um veículo financeiro para seu pai, o que ele nega. Não se sabe se seu irmão sabia que ele era o coproprietário da empresa, mas não há nenhuma sugestão de irregularidades de sua parte.

Entre os documentos vazados está uma fatura de Richard Wigley, um conselheiro de La Hougue, ao Führer para a “criação de documentos” relacionados ao divórcio deste último em 2005. Wigley admitiu no tribunal a fabricação de documentos, embora seus advogados tenham contestado isso. Curiosamente, um documento-chave nos arquivos de La Hougue vazados, datado de março de 2003, revela que Kraken assumiu a propriedade do Botticelli, então avaliado em US $ 2,2 milhões, para cobrir um empréstimo pendente de Furher. Mas, dada a admissão de Wigley na fabricação de documentos, alguns questionam se este acordo era genuíno. Quando abordados por jornalistas da Der Spiegel que perguntaram se o documento do empréstimo havia sido falsificado para que o Führer pudesse remover a pintura de sua lista de bens quando ele estava se divorciando, ambos os homens não responderam.”

Desde que os documentos foram compartilhados pelo EIC, organizações de mídia de todo o mundo publicaram artigos sugerindo que La Hougue cometeu uma fraude em larga escala em Jersey envolvendo a criação de empréstimos falsos e acordos para esconder o roubo de dinheiro e outros ativos de dezenas de fundos. O destino de Kraken permanece incerto. Ninguém parece saber o que aconteceu com ele.

E quanto à pergunta de 10 milhões de dólares: onde está a Madonna and Child?

“Não, não sabemos o que aconteceu com ele ou quem é o dono da pintura”, disse o porta-voz de Dick-Stock. “Mas pretendemos comprometer recursos e energia para descobrir.”

 

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …

Notícias - 18/11/2020

Art Basel Hong Kong adiada dois meses por causa de Covid-19

A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela …

Notícias - 18/11/2020

Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu …

Notícias - 17/11/2020

Festival Novas Frequências comemora 10 anos

A 10ª edição do Festival Novas Frequências, considerado o principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, irá acontecer …

Notícias - 17/11/2020

Arquiteto negro ganha escultura afro-futurista em São Paulo para o Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrega à cidade, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma …

Notícias - 17/11/2020

Como a pandemia fez parque de esculturas em Nova York se tornar uma sensação

Neste momento, a vista do topo do Museu Hill no Storm King Art Center é uma das vistas mais procuradas …

Notícias - 17/11/2020

Filme narra a história de grande falsificador de Vermeer

Cinquenta. Este é o número de pinturas que foi necessário para fazer “The Last Vermeer”, o novo filme contando a …

Notícias - 17/11/2020

Roma descobre o homem por trás de pichações

O post na página do Facebook do prefeito de Roma foi triunfante: a polícia localizou um homem “antes considerado impossível …