Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna and Child (1485), do estúdio de Sandro Botticelli, foi avaliada em US$ 10 milhões quando foi objeto de um longo processo judicial para provar a propriedade.

Mas esta foi apenas mais uma reviravolta na recente história turbulenta da pintura.

Seis anos depois do caso ser finalmente resolvido, o suposto coproprietário da empresa premiada com a pintura não tem ideia do que aconteceu com ela. A obra de arte foi exibida pela última vez em uma exposição de 2007 na galeria de Nova York de Lawrence Salander. Descrito como o Bernie Madoff do mundo da arte, Salander enganou investidores de belas artes, incluindo John McEnroe, e artistas, em milhões de dólares. Depois que Salander foi preso em 2010, seus credores travaram batalhas confusas para provar que possuíam obras que ele havia roubado.

Um dos mais notáveis deles foi o Botticelli. Em 2014, dois juízes de Nova York decidiram que a obra-prima deveria ser devolvida a uma empresa chamada Kraken Investments. Questionado sobre o futuro da pintura, seu antigo proprietário, Ronald Führer disse à Artnet News: “Meu conselho seria tentar vendê-la. Se uma pintura lhe dá tantos problemas – neste caso, problemas inéditos – isso significa que ela quer ir embora, talvez não deva ser.”

Mas agora, documentos vazados relacionados a uma extinta empresa com sede em Jersey, chamada La Hougue, levanta questões sobre Kraken, que estava sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. Os documentos revelam que os maiores donos benéficos da empresa foram John Dick II e Tanya Dick-Stock, filhos de John Dick, um empresário canadense de 82 anos. No entanto, surpreendentemente, Tanya Dick-Stock não tinha conhecimento disso até que os documentos serem descobertos. “Tanya sente que sua identidade foi roubada e usada para fins nefastos”, disse um porta-voz de Dick-Stock. “A pintura foi adquirida sem seu conhecimento ou consentimento.”

Em março, o Observer informou que Dick-Stock estava processando seu pai para recuperar bens que ela acredita serem dela. Ela alega que Kraken era um veículo financeiro para seu pai, o que ele nega. Não se sabe se seu irmão sabia que ele era o coproprietário da empresa, mas não há nenhuma sugestão de irregularidades de sua parte.

Entre os documentos vazados está uma fatura de Richard Wigley, um conselheiro de La Hougue, ao Führer para a “criação de documentos” relacionados ao divórcio deste último em 2005. Wigley admitiu no tribunal a fabricação de documentos, embora seus advogados tenham contestado isso. Curiosamente, um documento-chave nos arquivos de La Hougue vazados, datado de março de 2003, revela que Kraken assumiu a propriedade do Botticelli, então avaliado em US $ 2,2 milhões, para cobrir um empréstimo pendente de Furher. Mas, dada a admissão de Wigley na fabricação de documentos, alguns questionam se este acordo era genuíno. Quando abordados por jornalistas da Der Spiegel que perguntaram se o documento do empréstimo havia sido falsificado para que o Führer pudesse remover a pintura de sua lista de bens quando ele estava se divorciando, ambos os homens não responderam.”

Desde que os documentos foram compartilhados pelo EIC, organizações de mídia de todo o mundo publicaram artigos sugerindo que La Hougue cometeu uma fraude em larga escala em Jersey envolvendo a criação de empréstimos falsos e acordos para esconder o roubo de dinheiro e outros ativos de dezenas de fundos. O destino de Kraken permanece incerto. Ninguém parece saber o que aconteceu com ele.

E quanto à pergunta de 10 milhões de dólares: onde está a Madonna and Child?

“Não, não sabemos o que aconteceu com ele ou quem é o dono da pintura”, disse o porta-voz de Dick-Stock. “Mas pretendemos comprometer recursos e energia para descobrir.”

 

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 05/03/2021

As polêmicas envolvendo o leilão de obras do surrealista Man Ray

Uma venda da Christie’s apresentando dezenas de obras de Man Ray que a confiança do artista tentou interromper foi realizada …

Notícias - 05/03/2021

Mural possivelmente criado por Banksy aparece em prisão na Inglaterra

Uma obra de arte no topo da parede de uma antiga prisão em Reading, Inglaterra, pode ter sido criada por …

Notícias - 05/03/2021

Mona Lisa e o objeto escondido que transforma o significado da obra-prima de Da Vinci

O retrato emblemático de Leonardo Da Vinci, feito em 1503, estrelado por Lisa del Giocondo, uma mulher de 24 anos, …

Notícias - 05/03/2021

Frida Falsa? A história de uma montagem fotográfica

A foto de uma Frida Kahlo armada e lasciva circula online há anos. O fato de a imagem ser uma …

Notícias - 05/03/2021

Exposição de mulheres Artistas Históricas é aberta na Hawthorne Fine Art

Hawthorne Fine Art apresenta a mostra Still Remembering Those Ladies. A exposição segue a mostra inovadora Remember the Ladies: Women …

Notícias - 05/03/2021

Empresa queima obra de Banksy para transformá-la em original digital

Uma empresa de blockchain comprou uma obra de arte de Banksy por US $ 95.000, queimou e transmitiu ao vivo …

Notícias - 04/03/2021

Galerias brasileiras expõem na SOUTH SOUTH VEZA

Os visitantes da SOUTH SOUTH VEZA, o primeiro evento online da plataforma SOUTH SOUTH, focada em propagar a arte contemporânea …

Notícias - 03/03/2021

Chega ao mercado a galeria de arte colaborativa GC36

Com o slogan “Arte é para todos” e “Compre de artistas vivos”, chega ao mercado, a fim de contribuir com …

Notícias - 03/03/2021

Fundação Iberê exibe documentário sobre a construção da instituição

No dia 3 de março, a Fundação Iberê lança em seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCx1TlUamEDhS9QUyVRDW9wA) o documentário “Mestres em Obra”, …

Notícias - 03/03/2021

Festival "Durante," abre convocatória para artistas da performance

Depois de dez edições presenciais, o festival “Durante,” acontece em formato totalmente online, reunindo, além das performances, duas mesas de …

Notícias - 02/03/2021

‘Mãos gigantes’ se unem nas ruas do Rio de Janeiro

As “mãos gigantes” – obras de mais de 2 metros de altura em fibra de vidro que ocupam 10 pontos …

Notícias - 02/03/2021

Filme reflete sobre produção de Torquato Neto como atravessamento das artes visuais

O documentário “Torquato Imagem da Incompletude”, que vai estrear no canal Curta! no dia 7 de abril, privilegia a última …