Uma correligionária da cultura cria vitrine brasileira em Londres

Hiperativa no mundo da arte, a francesa Anne-Pierre d’Albis-Ganem, que atualmente divide seu tempo entre Paris e Londres, é ex-integrante do Centre Georges Pompidou, foi consultora do Getty Museum em Los Angeles, secretária-geral dos Amigos do Palais de Tokyo de 2008 a 2019, foi membro fundador do Sam Art Projects (criado pela brasileira Sandra Hegedus), é membro do conselho de administração e do comitê artístico do Fluxus Art Projects em Londres, é do Conselho Consultivo da feira Photo London… ela não esperou muito tempo, depois de chegar a Londres em 2015, para assumir as rédeas do B & C Club.

O “Parcours Saint-Germain”

Mas vamos voltar um pouco no tempo: Murakami ainda não havia sido convidado pela Louis Vuitton, ninguém na França exibia arte nas vitrines, os artistas estavam confinados ao ‘cubo branco’ das galerias e centros de arte, quando, sob a égide do Comitê Saint-Germain e com o apoio do grupo LVMH, Cartier e Armani, em 2000 Anne-Pierre teve a ideia de criar o “Parcours Saint Germain”.

O Parcours Saint-Germain nasceu de uma tomada de consciencia, logo após o clamor gerado pela inauguração da butique Emporio Armani no lugar do icônico Drugstore Publicis em 1995, da aquisição da tradicional livraria Le Divan por Christian Dior e finalmente da ameaça de desaparecimento de uma outra livraria famosa, La Hune, cuja loja era visada por um grupo de luxo. A ideia foi reunir os comerciantes de Saint-Germain em torno de um objetivo comum: trazer de volta a arte e cultura a esse bairro histórico, criando um passeio artístico. Uma vez por ano, artistas ocupariam as vitrines, cafés e espaços públicos em Saint-Germain-des-Prés. Os artistas foram chamados para produzir obras in loco, em estreita relação e colaboração com o local para o qual foram convidados. A brasileira Elaine Tedesco, por exemplo, fez parte de um desses roteiros em 2010 e apresentou uma de suas cabines de observação, na qual convidava o publico a observar, usando binóculos, a vida ao redor da praça Saint-Germain des-Prés.

De Saint-Germain-des-Prés à Londres

Assim que chegou a Londres, Anne-Pierre implementou uma ideia que lhe permitiu descobrir a cena artística inglesa, juntamente com amigos e mais um grupo exclusivo de pessoas. E assim, com o mesmo espírito do “Parcours Saint-Germain”, reuniu amantes da arte e artistas e em 2016 cofundou um primeiro grupo de “ativistas” da arte contemporânea, o SPIRIT NOW London. Depois disso, assumiu, em 2019, um grupo maior, mais estruturado e diversificado em torno de uma elaborada plataforma de internet: o B&C Club (www.thebc-club.com). Este grupo atualmente reúne vários membros de diferentes nacionalidades para os quais são organizadas em Londres visitas a estúdios de artistas, galerias, conferências, visitas privadas a museus e viagens. Encontros com diretores de museus e de centros de arte, mas também com renomados escritores ou filósofos, arquitetos, designers e designers de moda também fazem parte da vasta paleta cultural disponibilizada por Anne-Pierre.

Com o lockdown de 2020, a criação da janela brasileira no site do B&C Club

Durante o primeiro confinamento em 2020, muitos sentiram que o que mais lhes fazia falta era viajar. A fim de reunir esta comunidade de amantes da arte e continuar a espalhar a boa nova da cultura, Anne-Pierre rapidamente iniciou uma série de webinars convidando artistas, colecionadores, curadores … para apresentar seus projetos. A plataforma B&C já era adaptada para receber artigos, publicações, e a veiculação dos webinars no canal do YouTube, criou enormes possibilidades para novas conexões e a difusão de cultura.
O primeiro webinar apresentou a cena artística libanesa, depois foi a vez do Brasil, organizado por Marc Pottier, curador independente radicado no Rio de Janeiro (colunista regular do site DasArtes). Seguiram-se Buenos Aires, Marrakesh, Xangai … E desde setembro passado passaram a acontecer mensalmente webinars dedicados ao Brasil. A ideia de criar uma janela brasileira, portanto, surgiu naturalmente. Marc Pottier, que Anne-Pierre conhece há muito tempo, não precisou se esforçar muito para convencê-la a criar este espaço dedicado a arte brasileira. Assim, uma vez por mês, ele envia um artigo ao B & C Club, que é seguido por um webinar que permite aos membros terem contato direto com artistas ou colecionadores brasileiros.

A programação

Já foram apresentados artistas como Maxwell Alexandre, Rodrigo Braga e Janaina Tschäpe, alem de Marcos Amaro, criador da FAMA em Itu. Nos próximos meses haverão entrevistas com Bruna Pessoa de Queiroz do projeto da Usina da Arte em Santa Therezinha, em Pernambuco, as apresentações do Instituto dos Irmãos Campana e do projeto Fundabismo do artista plástico Thiago Rocha Pitta… Com a cena artística brasileira, não faltam temas. Para acompanhar acesse o site (www.thebc-club.com) e clique em B & C reports, lá você encontra a seção: curadores internacionais > Marc Pottier (São Paulo).

Esta generosa associação de apaixonados pelo mundo da arte e do Brasil permite assim, desde o ano passado, a lançar um olhar sob um ângulo dinâmico que valoriza o que há de mais interessante e inovador, permitindo esquecer durante o tempo de um artigo e de um webinar, um mundo ditado por um vírus cruel e as dificuldades de um País onde a cultura está neste momento, infelizmente, particularmente desvalorizada.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …