Um olhar sem julgamento para nosso impulso por compartilhar imagens

snap + share: transmissão de fotografias de arte postal para redes sociais, 2019, vista da exposição, Museu de Arte Moderna de São Francisco

Na série Oportunidades Fotográficas de Courtney Vionnet (2005-14), imagens borradas de locais icônicos, incluindo a Torre Eiffel e o Taj Majal, parecem etéreas e classicamente belas. Por nove anos, Vionnet coletou fotos online de destinos turísticos e as combinou. Ela teve a ideia de visitar a Torre de Pisa, onde notou pessoas em pé no mesmo lugar, tirando a mesma foto. As imagens fantasmagóricas da série Photo Opportunities mostram a natureza obsessiva da fotografia e o desejo de mostrar que estávamos lá.

Corinne Vionnet, “San Francisco” (2006) da série Oportunidades Fotográficas (2005–14)

A exposição snap + share: a transmissão de fotografias da arte postal para as redes sociais , no Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA), revela que, embora a mídia social tenha intensificado o compartilhamento de fotos, esse anseio não é novidade. Clément Chéroux, curador chefe de fotografia do SFMOMA, aponta para o trabalho de On Kawara da década de 1970, I Got Up, série de cartões-postais enviados com mensagens do tipo: “eu levantei às 9h15” ou “levantei-me às 8h55”, o que Chéroux compara ao Snapchat e ao Instagram como uma forma de afirmar nossa existência. A exposição começa com a foto que um engenheiro de software francês enviou de sua filha logo após ela nascer, divulgando-a através de seu telefone celular e rede online, e depois transita rapidamente para a tradição da arte postal dos anos 50 e 60.

On Kawara, “I Got Up…” (1975)

Nós cruzamos o limiar de analógico para digital quando encontramos a peça de 2011 de Erik Kessels “24HRS in Photos”. Kessels descobriu que cerca de um milhão de imagens eram compartilhadas no Flickr em um dia, e ele queria mostrar isso fisicamente. Ele imprimiu as fotos, e elas estão empilhadas na galeria criando um ambiente para o visitante percorrer centenas de milhares de imagens de animais de estimação, fogos de artifício e bebês.

Erik Kessels, “24HRS in Photos” (2011)

Kate Hollenbach observa como a tecnologia nos afeta fisicamente. Observando as relações íntimas que temos com nossos smartphones e a conexão emocional entre as pessoas e seus aparelhos, Hollenbach programou um aplicativo para se capturar cada vez que ela olhava para o telefone por um mês. O resultado, “phonelovesyoutoo”, é uma exibição em três paredes de uma galeria de mais de 1.000 vídeos de seu rosto na tela enquanto ela verifica sua correspondência. Em seu site, Hollenbach escreve que apenas o rosto dela está nos vídeos – às vezes inchado de sono, às vezes com o cabelo molhado de um banho, às vezes com batom: “O contexto muda, mas a face permanece a mesma: é uma expressão vazia, uma expressão concentradora, o tipo de olhar vazio reservado apenas para telas brilhantes. ”

Philippe Kahn, foto de nascimento de Sophie Lee Kahn, primeira fotografia compartilhada instantaneamente através de uma câmera digital, telefone celular e servidor com 2.000 pessoas, 11 de junho de 1997

Naturalmente, snap + share está repleto de oportunidades para os visitantes compartilharem suas próprias fotografias. O programa inclui memes como “241543903” de David Horovitz (2009 – em andamento), no qual ele convida as pessoas a colocarem suas cabeças em um freezer, tirar uma foto e fazer o upload usando a tag # 241543903. Trata-se de um freezer vermelho, cheio de comidas falsas, instalado na galeria, convocando pessoas para participar.

Os gatos são uma das imagens mais compartilhadas online , com a CNN estimando que em 2015 havia cerca de 6,5 bilhões de fotos de gatos circulando, e a peça final da exposição, de Eva e Franco Mattes, “Ceiling Cat” (2016) é uma escultura da cabeça de gato cutucando de um buraco no teto. A peça foi inspirada por um meme que se tornou viral em 2006 com o slogan “O gato do teto está te observando”.

Eva e Franco Mattes, “Gato do Teto” (2016)

Algumas pessoas vêem o gato como uma metáfora para a internet – sempre observando. Mas, em vez de olhar para o tipo de imagens compartilhadas, os curadores estavam mais interessados ​​nas formas como o digital afetou como eles são compartilhados – da quantidade e onipresença aos elementos de vigilância. A exposição não nos convida a julgar ou a abalar a cabeça diante do vício em telefones e mídias sociais. Em vez disso, observamos a natureza das imagens e o impulso de compartilhar. Com ou sem nossos telefones, ansiamos pela conexão humana.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …