Na série Oportunidades Fotográficas de Courtney Vionnet (2005-14), imagens borradas de locais icônicos, incluindo a Torre Eiffel e o Taj Majal, parecem etéreas e classicamente belas. Por nove anos, Vionnet coletou fotos online de destinos turísticos e as combinou. Ela teve a ideia de visitar a Torre de Pisa, onde notou pessoas em pé no mesmo lugar, tirando a mesma foto. As imagens fantasmagóricas da série Photo Opportunities mostram a natureza obsessiva da fotografia e o desejo de mostrar que estávamos lá.

Corinne Vionnet, “San Francisco” (2006) da série Oportunidades Fotográficas (2005–14)
A exposição snap + share: a transmissão de fotografias da arte postal para as redes sociais , no Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA), revela que, embora a mídia social tenha intensificado o compartilhamento de fotos, esse anseio não é novidade. Clément Chéroux, curador chefe de fotografia do SFMOMA, aponta para o trabalho de On Kawara da década de 1970, I Got Up, série de cartões-postais enviados com mensagens do tipo: “eu levantei às 9h15” ou “levantei-me às 8h55”, o que Chéroux compara ao Snapchat e ao Instagram como uma forma de afirmar nossa existência. A exposição começa com a foto que um engenheiro de software francês enviou de sua filha logo após ela nascer, divulgando-a através de seu telefone celular e rede online, e depois transita rapidamente para a tradição da arte postal dos anos 50 e 60.

On Kawara, “I Got Up…” (1975)
Nós cruzamos o limiar de analógico para digital quando encontramos a peça de 2011 de Erik Kessels “24HRS in Photos”. Kessels descobriu que cerca de um milhão de imagens eram compartilhadas no Flickr em um dia, e ele queria mostrar isso fisicamente. Ele imprimiu as fotos, e elas estão empilhadas na galeria criando um ambiente para o visitante percorrer centenas de milhares de imagens de animais de estimação, fogos de artifício e bebês.

Erik Kessels, “24HRS in Photos” (2011)
Kate Hollenbach observa como a tecnologia nos afeta fisicamente. Observando as relações íntimas que temos com nossos smartphones e a conexão emocional entre as pessoas e seus aparelhos, Hollenbach programou um aplicativo para se capturar cada vez que ela olhava para o telefone por um mês. O resultado, “phonelovesyoutoo”, é uma exibição em três paredes de uma galeria de mais de 1.000 vídeos de seu rosto na tela enquanto ela verifica sua correspondência. Em seu site, Hollenbach escreve que apenas o rosto dela está nos vídeos – às vezes inchado de sono, às vezes com o cabelo molhado de um banho, às vezes com batom: “O contexto muda, mas a face permanece a mesma: é uma expressão vazia, uma expressão concentradora, o tipo de olhar vazio reservado apenas para telas brilhantes. ”

Philippe Kahn, foto de nascimento de Sophie Lee Kahn, primeira fotografia compartilhada instantaneamente através de uma câmera digital, telefone celular e servidor com 2.000 pessoas, 11 de junho de 1997
Naturalmente, snap + share está repleto de oportunidades para os visitantes compartilharem suas próprias fotografias. O programa inclui memes como “241543903” de David Horovitz (2009 – em andamento), no qual ele convida as pessoas a colocarem suas cabeças em um freezer, tirar uma foto e fazer o upload usando a tag # 241543903. Trata-se de um freezer vermelho, cheio de comidas falsas, instalado na galeria, convocando pessoas para participar.
Os gatos são uma das imagens mais compartilhadas online , com a CNN estimando que em 2015 havia cerca de 6,5 bilhões de fotos de gatos circulando, e a peça final da exposição, de Eva e Franco Mattes, “Ceiling Cat” (2016) é uma escultura da cabeça de gato cutucando de um buraco no teto. A peça foi inspirada por um meme que se tornou viral em 2006 com o slogan “O gato do teto está te observando”.

Eva e Franco Mattes, “Gato do Teto” (2016)
Algumas pessoas vêem o gato como uma metáfora para a internet – sempre observando. Mas, em vez de olhar para o tipo de imagens compartilhadas, os curadores estavam mais interessados nas formas como o digital afetou como eles são compartilhados – da quantidade e onipresença aos elementos de vigilância. A exposição não nos convida a julgar ou a abalar a cabeça diante do vício em telefones e mídias sociais. Em vez disso, observamos a natureza das imagens e o impulso de compartilhar. Com ou sem nossos telefones, ansiamos pela conexão humana.
Fonte: Hyperallergic