Um estranho monolito é encontrado no deserto de Utah

Na base de um desfiladeiro no Red Rock Country de Utah, uma equipe que contava ovelhas avistou algo estranho e pousou o helicóptero para dar uma olhada mais de perto. Era um monólito metálico de três lados, plantado firmemente no chão sem nenhum sinal claro de onde veio ou por que estava lá. O Departamento de Segurança Pública de Utah, revelando sua existência para o mundo inteiro na segunda-feira, disse que a equipe encontrou o “objeto incomum” no sudeste de Utah, durante uma pesquisa com a agência estadual de vida selvagem.

“Durante esta missão, eles avistaram um objeto incomum e pousaram nas proximidades para investigar mais”, disse o departamento em um comunicado. “A tripulação disse que não havia nenhuma indicação óbvia de quem poderia ter colocado o monólito lá. “O objeto foi encontrado em uma área remota que Aaron Bott, um porta-voz da Divisão de Recursos da Vida Selvagem de Utah, descreveu como áspera e muito rochosa, com muitos cânions e perigos potenciais. “É um lugar difícil de chegar de veículo e a pé”, disse ele. “Voamos muito baixo para essas pesquisas para que possamos identificar o sexo das ovelhas, e enquanto estávamos fazendo isso encontramos esse estranho monolito metálico no meio do deserto”, disse ele. Ele descreveu o objeto como uma “anomalia”, mas acrescentou que “não é incomum encontrar coisas estranhas que as pessoas têm feito no deserto”.

Em fotos e vídeos divulgados pelo departamento, a equipe de pesquisa pode ser vista descendo para a alcova em direção ao objeto. “Ok, os exploradores intrépidos descem para investigar a forma de vida alienígena”, brinca um membro da tripulação em um dos vídeos. “Quem faz esse tipo de coisa?”. “Está apontado apenas para a única rachadura”, diz outro membro da tripulação, gesticulando em um cânion estreito na formação rochosa vermelha. “Sim”, responde o primeiro homem. “Isso é simplesmente selvagem.”

O piloto do helicóptero, Bret Hutchings, disse que provavelmente era uma instalação de arte. “Estou assumindo que é, você sabe, algum artista de new wave ou algo assim, ou alguém que era apenas um grande fã de ‘2001: Uma Odisseia no Espaço'”, disse ele, referindo-se ao filme de Stanley Kubrick no qual uma laje preta fosca é descoberta por primatas curiosos e cada vez mais agitados. “Tenho que admitir, isso tem sido a coisa mais estranha que encontrei em todos esses anos de voo”, acrescentou.

No Facebook, a Polícia Rodoviária de Utah compartilhou fotos de ovelhas e do objeto, pedindo ao público seus pensamentos. “Durante a contagem eles se depararam com isso enterrado no meio do nada… o que você acha que é?”, disse na legenda. Ele adicionou emojis de um alienígena e uma pessoa encolhendo os ombros.

Os entrevistados tinham sugestões: um “defletor de ressonância”, “uma monstruosidade”, “algum bom metal”. Alguns teorizaram, vagamente, que era um farol de satélite. Outros brincaram que era um roteador Wi-Fi. Alguns disseram que era um adereço de filme que sobrava — Red Rock Country serviu de pano de fundo para os filmes “Indiana Jones”, “Star Trek” e “Missão Impossível”. Vale ressaltar que um porta-voz da Comissão de Cinema de Utah disse: “Pelo que sabemos, o monolito encontrado em Utah não é de nenhuma produção cinematográfica.”

O The Art Newspaper observou que o objeto se assemelhava às “esculturas de pranchas livres” do artista minimalista John McCracken, que viveu no Novo México antes de sua morte em 2011 e cujo trabalho é representado pela Galeria David Zwirner. “A galeria está dividida sobre isso”, disse Zwirner em um comunicado. “Eu acredito que isso é definitivamente do John. Quem saberia que 2020 tinha mais uma surpresa para nós. Justo quando pensamos que tínhamos visto tudo. Vamos ver”.

O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública, disse que as autoridades estavam confiantes de que “é a instalação de arte de alguém, ou uma tentativa disso”. Ele disse que o monolito parecia ser feito de aço inoxidável, montado “com rebites feitos pelo homem” e embutido na rocha, embora o quão profundo fosse um mistério. “Alguém teve tempo para usar algum tipo de ferramenta de corte de concreto ou algo assim para realmente cavar, quase na forma exata do objeto, e incorporá-lo muito bem”, disse ele. “É estranho. Há estradas por perto, mas transportar os materiais para cortar a rocha, e transportar o metal… fazer tudo isso naquele ponto remoto é definitivamente interessante. O Tenente Street acrescentou que os oficiais não tinham ideia de quanto tempo o monolito está lá, dizendo: “Pelo que sabemos, foi instalado desde os anos 40 e 50.”

As autoridades se recusaram a revelar a localização exata do monólito, dizendo que as tentativas de visitá-lo poderiam ser perigosas. “Se os indivíduos tentarem visitar a área, há uma possibilidade significativa de que eles possam ficar encalhados e necessitem de resgate”, disse o Departamento de Segurança Pública. Mas o departamento indicou que o monolito estava em terras administradas pelo governo federal — Utah tem milhões de hectares dela — dizendo: “É ilegal instalar estruturas ou arte sem autorização em terras públicas administradas pelo governo federal, não importa de que planeta você seja”. O Tenente Street disse que o Bureau of Land Management determinaria se investigaria mais ou removeria o monolito, por exemplo, se ele afetar a vida selvagem. Em um comunicado, o escritório disse: “Embora não possamos comentar sobre investigações ativas, gostaríamos de lembrar aos visitantes de terras públicas que usar ou ocupar terras públicas ou seus recursos sem uma autorização necessária é ilegal.”

 

FONTE: The New York Times

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …