Um estranho monolito é encontrado no deserto de Utah

Na base de um desfiladeiro no Red Rock Country de Utah, uma equipe que contava ovelhas avistou algo estranho e pousou o helicóptero para dar uma olhada mais de perto. Era um monólito metálico de três lados, plantado firmemente no chão sem nenhum sinal claro de onde veio ou por que estava lá. O Departamento de Segurança Pública de Utah, revelando sua existência para o mundo inteiro na segunda-feira, disse que a equipe encontrou o “objeto incomum” no sudeste de Utah, durante uma pesquisa com a agência estadual de vida selvagem.

“Durante esta missão, eles avistaram um objeto incomum e pousaram nas proximidades para investigar mais”, disse o departamento em um comunicado. “A tripulação disse que não havia nenhuma indicação óbvia de quem poderia ter colocado o monólito lá. “O objeto foi encontrado em uma área remota que Aaron Bott, um porta-voz da Divisão de Recursos da Vida Selvagem de Utah, descreveu como áspera e muito rochosa, com muitos cânions e perigos potenciais. “É um lugar difícil de chegar de veículo e a pé”, disse ele. “Voamos muito baixo para essas pesquisas para que possamos identificar o sexo das ovelhas, e enquanto estávamos fazendo isso encontramos esse estranho monolito metálico no meio do deserto”, disse ele. Ele descreveu o objeto como uma “anomalia”, mas acrescentou que “não é incomum encontrar coisas estranhas que as pessoas têm feito no deserto”.

Em fotos e vídeos divulgados pelo departamento, a equipe de pesquisa pode ser vista descendo para a alcova em direção ao objeto. “Ok, os exploradores intrépidos descem para investigar a forma de vida alienígena”, brinca um membro da tripulação em um dos vídeos. “Quem faz esse tipo de coisa?”. “Está apontado apenas para a única rachadura”, diz outro membro da tripulação, gesticulando em um cânion estreito na formação rochosa vermelha. “Sim”, responde o primeiro homem. “Isso é simplesmente selvagem.”

O piloto do helicóptero, Bret Hutchings, disse que provavelmente era uma instalação de arte. “Estou assumindo que é, você sabe, algum artista de new wave ou algo assim, ou alguém que era apenas um grande fã de ‘2001: Uma Odisseia no Espaço'”, disse ele, referindo-se ao filme de Stanley Kubrick no qual uma laje preta fosca é descoberta por primatas curiosos e cada vez mais agitados. “Tenho que admitir, isso tem sido a coisa mais estranha que encontrei em todos esses anos de voo”, acrescentou.

No Facebook, a Polícia Rodoviária de Utah compartilhou fotos de ovelhas e do objeto, pedindo ao público seus pensamentos. “Durante a contagem eles se depararam com isso enterrado no meio do nada… o que você acha que é?”, disse na legenda. Ele adicionou emojis de um alienígena e uma pessoa encolhendo os ombros.

Os entrevistados tinham sugestões: um “defletor de ressonância”, “uma monstruosidade”, “algum bom metal”. Alguns teorizaram, vagamente, que era um farol de satélite. Outros brincaram que era um roteador Wi-Fi. Alguns disseram que era um adereço de filme que sobrava — Red Rock Country serviu de pano de fundo para os filmes “Indiana Jones”, “Star Trek” e “Missão Impossível”. Vale ressaltar que um porta-voz da Comissão de Cinema de Utah disse: “Pelo que sabemos, o monolito encontrado em Utah não é de nenhuma produção cinematográfica.”

O The Art Newspaper observou que o objeto se assemelhava às “esculturas de pranchas livres” do artista minimalista John McCracken, que viveu no Novo México antes de sua morte em 2011 e cujo trabalho é representado pela Galeria David Zwirner. “A galeria está dividida sobre isso”, disse Zwirner em um comunicado. “Eu acredito que isso é definitivamente do John. Quem saberia que 2020 tinha mais uma surpresa para nós. Justo quando pensamos que tínhamos visto tudo. Vamos ver”.

O tenente Nick Street, porta-voz do Departamento de Segurança Pública, disse que as autoridades estavam confiantes de que “é a instalação de arte de alguém, ou uma tentativa disso”. Ele disse que o monolito parecia ser feito de aço inoxidável, montado “com rebites feitos pelo homem” e embutido na rocha, embora o quão profundo fosse um mistério. “Alguém teve tempo para usar algum tipo de ferramenta de corte de concreto ou algo assim para realmente cavar, quase na forma exata do objeto, e incorporá-lo muito bem”, disse ele. “É estranho. Há estradas por perto, mas transportar os materiais para cortar a rocha, e transportar o metal… fazer tudo isso naquele ponto remoto é definitivamente interessante. O Tenente Street acrescentou que os oficiais não tinham ideia de quanto tempo o monolito está lá, dizendo: “Pelo que sabemos, foi instalado desde os anos 40 e 50.”

As autoridades se recusaram a revelar a localização exata do monólito, dizendo que as tentativas de visitá-lo poderiam ser perigosas. “Se os indivíduos tentarem visitar a área, há uma possibilidade significativa de que eles possam ficar encalhados e necessitem de resgate”, disse o Departamento de Segurança Pública. Mas o departamento indicou que o monolito estava em terras administradas pelo governo federal — Utah tem milhões de hectares dela — dizendo: “É ilegal instalar estruturas ou arte sem autorização em terras públicas administradas pelo governo federal, não importa de que planeta você seja”. O Tenente Street disse que o Bureau of Land Management determinaria se investigaria mais ou removeria o monolito, por exemplo, se ele afetar a vida selvagem. Em um comunicado, o escritório disse: “Embora não possamos comentar sobre investigações ativas, gostaríamos de lembrar aos visitantes de terras públicas que usar ou ocupar terras públicas ou seus recursos sem uma autorização necessária é ilegal.”

 

FONTE: The New York Times

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …