Um dos principais museus do Reino Unido anuncia reabertura

Zanele Muholi no Tate Britain

A Tate anunciou que planeja reabrir todas as quatro galerias em 27 de julho de 2020. As pessoas poderão visitar a coleção nacional de arte em exibição na Tate Britain, Tate Modern, Tate Modern, Tate Liverpool e Tate St Ives, apresentando centenas de obras de arte ao longo dos séculos e ao redor do mundo.

Guiada pelo mais recente conselho oficial, a Tate está atualmente trabalhando duro em seus preparativos para receber o público de volta às suas galerias. Para gerenciar o movimento e garantir que todos possam manter uma distância segura um do outro, todos os visitantes, incluindo os funcionários, precisarão reservar um ingresso programado on-line com antecedência. Os ingressos estarão disponíveis a partir da próxima semana em www.tate.org.uk, juntamente com as informações e orientações mais recentes sobre como visitar o museu. Os visitantes podem seguir as mídias sociais da Tate ou se registrar para receber atualizações por e-mail para ouvir detalhes quando e como forem confirmados.

Assim como a coleção há outras mostras em todas as quatro galerias da Tate, a Tate Modern reabrirá com Andy Warhol e a Hyundai Commission Fons Americanus de Kara Walker, da artista Kara Walker. A Tate Britain reabrirá com a instalação de Aubrey Beardsley e do fotografo e cineasta Steve McQueen. Tate Liverpool revelará novos trabalhos de Mikhail Karikis e Tate St Ives reabrirá a exposição Naum Gabo.

Maria Balshaw, diretora da Tate, disse: “Estamos ansiosos para receber os visitantes de volta à Tate. Arte e cultura desempenham papéis vitais em nossas vidas, e muitos de nós ansiamos por uma sensação insubstituível de estar cara a cara com uma grande obra de arte. Nossa prioridade número um é que todos permaneçam seguros e bem, por isso continuaremos monitorando a situação nas próximas semanas, trabalhando em estreita colaboração com o governo e os colegas e fazendo todas as alterações necessárias para uma reabertura segura”.

Lionel Barber, Presidente, Tate disse: “O papel de nossas instituições culturais nacionais é mais vital hoje do que nunca. Durante o fechamento, a equipe dedicada da Tate encontrou maneiras novas e criativas de permitir que nosso público apreciasse a arte no mundo virtual usando nossas plataformas digitais. Meus colegas administradores estão encantados com o fato de, a partir de 27 de julho, o público possa voltar a ver pessoalmente a coleção e as exposições líderes mundiais da Tate”.

Como resultado do fechamento, alguns dos próximos programas de exibição de Tate foram adiados. Neste outono, a Tate Britain abrirá o Turner’s Modern World de JMW Turner e Lynette Yiadom-Boakye, enquanto a Tate Modern abrirá Zanele Muholi e Bruce Nauman. O outono também verá Tate Liverpool abrir Don McCullin e Tate St Ives abrir Haegue Yang. Algumas exposições foram remarcadas para 2021, com novas datas a serem anunciadas em devido tempo. Palestras, workshops, performances e exibições de filmes serão substituídos por um novo programa de eventos on-line para a duração deste ano.

PROGRAMA DE EXPOSIÇÃO TATE MODERN

ANDY WARHOL
ATÉ 6 DE SETEMBRO DE 2020
Andy Warhol (1928-1987), um homem tímido e gay de uma família religiosa, migrante e de baixa renda, seguiu seu próprio caminho e emergiu como o epítome do movimento pop art. Esta grande exposição oferece aos visitantes uma visão pessoal rara de como Warhol e seu trabalho marcaram um período de transformação cultural. Com base em bolsa de estudos recente, ele fornece uma nova lente através da qual é possível visualizar este ícone americano.

COMISSÃO HYUNDAI: KARA WALKER FONS AMERICANUS
ATÉ 8 DE NOVEMBRO DE 2020
Fons Americanus é uma fonte monumental criada por Kara Walker (n.1969) para a Hyundai Commission anual da Tate Modern. Mais conhecida por suas investigações provocativas e sinceras sobre raça, sexualidade e violência através da história da escravidão, Walker transformou o Turbine Hall com uma história de origem da diáspora africana, fazendo perguntas oportunas sobre o que é lembrado e o que é esquecido nos monumentos públicos.

BRUCE NAUMAN
7 DE OUTUBRO DE 2020 – 21 DE FEVEREIRO DE 2021
Bruce Nauman (nascido em 1941) é um artista inquieto e inventivo que passou mais de 50 anos testando continuamente o que uma obra de arte pode ser. Seus trabalhos inovadores usando som, filme, vídeo, neon, hologramas e 3D influenciaram gerações de artistas. Esta será a primeira grande exposição de seu trabalho em Londres em mais de 20 anos e convidará os visitantes a experimentar o universo criativo do artista através de som, luz e imagem em movimento.

ZANELE MUHOLI (VEJA AQUI matéria com a artista e sobre esta exposição)
5 NOV 2020 – 14 MAR 2021
A ativista visual Zanele Muholi (n.1972) ganhou destaque com fotografias que contavam histórias de lésbicas negras, gays, bissexuais, trans, esquisitas e intersexuais na África do Sul. Esta exposição apresentará toda a carreira de Muholi até o momento, reunindo trabalhos que desafiam ideologias dominantes e apresentam as experiências de seres humanos que existem corajosamente em face de preconceitos, intolerâncias e, muitas vezes, violência.

PROGRAMA DE EXPOSIÇÃO TATE BRITAIN

AUBREY BEARDSLEY
ATÉ 20 DE SETEMBRO DE 2020
Aubrey Beardsley (1872-98) chocou e encantou Londres do final da era Vitoriano com seus sinuosos desenhos em preto e branco. Ele explorou o erótico e elegante, o bem-humorado e grotesco, conquistando admiradores em todo o mundo com seu estilo distinto. Pela primeira vez em mais de meio século, esta exposição apresenta toda a carreira intensa e prolífica de Beardsley, interrompida por sua morte prematura por tuberculose aos 25 anos.

STEVE McQUEEN ANO 3
ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2021
Usando o veículo da fotografia tradicional da turma escolar, esta vasta obra de arte oferece um vislumbre do futuro de Londres: um retrato esperançoso de uma geração futura. Steve McQueen (n.1969) convidou todos os alunos do terceiro ano de Londres para serem fotografados e reuniu essas imagens em uma única instalação em grande escala, capturando dezenas de milhares de rostos jovens em um momento marcante no seu desenvolvimento.

MODERNO MUNDO DE TURNER
28 OUT 2020 – 7 MAR 2021
Um dos maiores artistas da Grã-Bretanha, JMW Turner (1775-1851) viveu e trabalhou no auge da revolução industrial, quando o vapor substituiu a vela, a energia da máquina substituiu a mão de obra e as reformas políticas e sociais transformaram a sociedade. A Tate Britain revelará como Turner enfrentou esses desafios de frente, capturando o nascimento do mundo moderno. A exposição explorará seu fascínio por novas tecnologias e seu envolvimento com grandes revoltas sociais, incluindo a Guerra Napoleônica, a Lei de Reforma de 1832 e a campanha contra a escravidão.

LYNETTE YIADOM-BOAKYE  (VEJA AQUI matéria com a artista e sobre esta exposição)
18 NOV 2020 – 9 MAIO 2021
Lynette Yiadom-Boakye (n.1977) é uma artista e escritora britânica aclamada por seus enigmáticos retratos de figuras extraídas de imagens encontradas e de sua própria imaginação. Esta exposição reunirá cerca de 80 pinturas e trabalhos em papel na mais extensa pesquisa da carreira do artista até hoje. Familiar e misteriosa, suas obras parecem existir fora de um tempo ou local específico, convidando os espectadores a projetar suas próprias interpretações e levantando importantes questões de identidade e representação.

PROGRAMA DE EXPOSIÇÃO TATE LIVERPOOL

MIKHAIL KARIKIS: AMOR FERROSO
27 DE JULHO – 22 DE NOVEMBRO DE 2020
Ferocious Love é uma nova instalação audiovisual de Mikhail Karikis (n.1975), que reflete a visão dos jovens de um futuro ambientalmente incerto. O som de incêndios florestais, inundações e outros extremos climáticos será interpretado pelo coral de protesto The Liverpool Socialist Singers, ao lado de uma instalação de vídeo criada com estudantes da Birmingham School of Art. A exposição é uma comissão anual da Tate Liverpool, We Have Your Art Gallery, na qual artistas trabalham ao lado de comunidades para produzir uma arte colaborativa.

DON McCULLIN
16 SETEMBRO 2020 – 9 MAIO 2021
Tate Liverpool apresentará uma grande retrospectiva do lendário fotógrafo britânico Don McCullin (n.1935). Imagens inesquecíveis de conflitos de todo o mundo, incluindo Vietnã, Irlanda do Norte, Líbano e Biafra, serão mostradas ao lado de seu trabalho realizado no norte da Inglaterra, suas tarefas de viagem e seu envolvimento de longo prazo com a paisagem. Exclusivamente para sua apresentação em Tate Liverpool, a mostra também apresentará várias imagens de Liverpool e outras cidades do norte durante as décadas de 1960 e 1970.

PROGRAMA DE EXPOSIÇÃO TATE ST IVES

NAUM GABO
ATÉ 27 DE SETEMBRO DE 2020
Tate St Ives apresenta a primeira exposição em grande escala do Reino Unido de Naum Gabo (1890-1977) em mais de 30 anos, marcando o centenário de seu Realistic Manifesto, uma proclamação seminal da era modernista. Essa é uma rara oportunidade de ver todo o escopo do trabalho experimental de Gabo em projetos de escultura, pintura, desenho e arquitetura. A exposição oferece uma nova perspectiva sobre a prática inovadora de Gabo e revela como esse visionário de sua época se tornou fundamental para o desenvolvimento da arte do século 20.

HAEGUE YANG: ATRAENTES ESTRANHOS
24 DE OUTUBRO DE 2020 – 3 DE MAIO DE 2021
Tate St Ives apresentará a maior exposição do Reino Unido até hoje pelo célebre artista sul-coreano Haegue Yang (n.1971). Reconhecida por criar ambientes imersivos a partir de uma gama diversificada de materiais, as esculturas e instalações de Yang costumam usar objetos fabricados industrialmente, entrelaçados com processos de trabalho intensivo e artesanais. Esses processos refletem as culturas pagãs e sua profunda conexão com vários rituais sazonais em relação aos fenômenos naturais.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …