Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Tai Shani, Turner Prize 2019, cortesia da Turner Contemporary e do artista. Fotografia por David Levene 25/9/19

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não escolham um único vencedor. Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo escreveram uma carta conjunta ao painel de juízes do prêmio, pedindo uma mudança incomum em nome de “comunalidade, multiplicidade e solidariedade”, segundo o The Guardian.

“As políticas com as quais lidamos diferem muito e, para nós, seria problemático se elas fossem colocadas uma contra a outra, com a implicação de que uma era mais importante, significativa ou mais digna de atenção do que as outras”, escreveram os quatro artistas.

Os juízes concordaram por unanimidade com o argumento dos indicados, estabelecendo um precedente nos 35 anos de história do prêmio. A decisão foi revelada hoje pelo editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enniful, em uma cerimônia na cidade de Margate, onde as obras dos vencedores estão em exibição no Turner Contemporary até 12 de janeiro de 2020. As £ 40.000 ( cerca de US$ 52.000) que vem com o prestigiado prêmio serão divididos igualmente entre os quatro vencedores.

Em sua carta, os artistas continuaram: “Neste momento de crise política na Grã-Bretanha e em grande parte do mundo, quando já existe tanto que divide e isola pessoas e comunidades, nos sentimos fortemente motivados a usar a ocasião do prêmio para fazer uma declaração coletiva em nome da comunalidade, multiplicidade e solidariedade – tanto na arte como na sociedade. ”

O anúncio ocorre pouco antes das eleições gerais do Reino Unido em 12 de dezembro. Na cerimônia, Shani usava um colar político com uma mensagem aos eleitores, dizendo: “Tories Out”.

Em uma declaração, os juízes do prêmio disseram: “Estamos honrados em apoiar esta ousada declaração de solidariedade e colaboração nesses tempos divididos. Seu ato simbólico reflete a poética política e social que admiramos e valorizamos em seus trabalhos.”

© 2019 Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …