Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Tai Shani, Turner Prize 2019, cortesia da Turner Contemporary e do artista. Fotografia por David Levene 25/9/19

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não escolham um único vencedor. Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Tai Shani e Oscar Murillo escreveram uma carta conjunta ao painel de juízes do prêmio, pedindo uma mudança incomum em nome de “comunalidade, multiplicidade e solidariedade”, segundo o The Guardian.

“As políticas com as quais lidamos diferem muito e, para nós, seria problemático se elas fossem colocadas uma contra a outra, com a implicação de que uma era mais importante, significativa ou mais digna de atenção do que as outras”, escreveram os quatro artistas.

Os juízes concordaram por unanimidade com o argumento dos indicados, estabelecendo um precedente nos 35 anos de história do prêmio. A decisão foi revelada hoje pelo editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enniful, em uma cerimônia na cidade de Margate, onde as obras dos vencedores estão em exibição no Turner Contemporary até 12 de janeiro de 2020. As £ 40.000 ( cerca de US$ 52.000) que vem com o prestigiado prêmio serão divididos igualmente entre os quatro vencedores.

Em sua carta, os artistas continuaram: “Neste momento de crise política na Grã-Bretanha e em grande parte do mundo, quando já existe tanto que divide e isola pessoas e comunidades, nos sentimos fortemente motivados a usar a ocasião do prêmio para fazer uma declaração coletiva em nome da comunalidade, multiplicidade e solidariedade – tanto na arte como na sociedade. ”

O anúncio ocorre pouco antes das eleições gerais do Reino Unido em 12 de dezembro. Na cerimônia, Shani usava um colar político com uma mensagem aos eleitores, dizendo: “Tories Out”.

Em uma declaração, os juízes do prêmio disseram: “Estamos honrados em apoiar esta ousada declaração de solidariedade e colaboração nesses tempos divididos. Seu ato simbólico reflete a poética política e social que admiramos e valorizamos em seus trabalhos.”

© 2019 Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …