Turner, o maior prêmio de arte é cancelado e artistas são escolhidos para receber bolsas

Lubaina Himid, vencedora do Turner Prize 2017

Os organizadores do prêmio Turner cancelaram a edição deste ano e, em vez disso, oferecerão 10 bolsas de US$ 10 mil a artistas merecedores.

Em um ano normal, os juízes teriam anunciado este mês uma lista final do prêmio, convidando esses artistas a trabalhar para uma abertura de exposição no outono. O vencedor de £ 25.000 seria revelado em dezembro.

O museu Tate Britain, que organiza o prêmio, disse: “O cronograma apertado para a preparação da exposição anual não seria alcançável sob as restrições atuais”.

Em vez disso, afirmou que queria “ajudar a apoiar uma seleção maior de artistas durante esse período de profunda perturbação e incerteza”.

Alex Farquharson, diretor da Tate Britain, disse que os aspectos práticos da organização da exposição anual tornaram impossível receber o prêmio este ano.

“Decidimos ajudar a apoiar ainda mais artistas durante esse período excepcionalmente difícil”, disse ele. “Acho que JMW Turner, que planejou deixar sua fortuna para apoiar artistas em suas horas de necessidade, aprovaria nossa decisão.

“Imagino que os visitantes ficarão desapontados por não haver prêmio Turner este ano, mas todos podemos esperar que ele volte em 2021.”

O júri deste ano passou os últimos 12 meses visitando centenas de exposições em todo o mundo, em preparação para nomear uma lista restrita.

Esses juízes – Richard Birkett, curador do Instituto de Artes Contemporâneas; Sarah Munro, diretora do centro BALTIC de arte contemporânea em Gateshead; Fatos Üstek, diretor da Bienal de Liverpool; e Duro Olowu, designer e curador – escolherão os 10 artistas para receber as bolsas pontuais. Os critérios serão os mesmos: artistas britânicos e britânicos baseados em “sua contribuição para novos desenvolvimentos na arte contemporânea atualmente”.

O painel realizará uma reunião virtual para selecionar os artistas, anunciando-os no final de junho.

O prêmio Turner é um dos destaques do calendário de arte contemporânea, muitas vezes conseguindo encantar e exasperar as pessoas em números iguais. No ano passado, os juízes concederam o prêmio a todos os quatro artistas selecionados depois que eles se uniram e insistiram que não deveriam ser confrontados.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan. Foto: Sarah Lee / The Guardian

Em vez disso, Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Oscar Murillo e Tai Shani foram nomeados vencedores coletivos em nome de “comunalidade, multiplicidade e solidariedade”.

O prêmio Turner foi criado em 1984 e é realizado todos os anos exceto em 1990, quando foi abandonado por falta de patrocínio. Os vencedores passaram a ser alguns dos maiores nomes da arte contemporânea e incluíram Gilbert & George (1986), Anish Kapoor (1991), Rachel Whiteread (1993), Antony Gormley (1994), Damien Hirst (1995), Steve McQueen (1999), Grayson Perry (2003) e Jeremy Deller (2004).

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …