Turner, o maior prêmio de arte é cancelado e artistas são escolhidos para receber bolsas

Lubaina Himid, vencedora do Turner Prize 2017

Os organizadores do prêmio Turner cancelaram a edição deste ano e, em vez disso, oferecerão 10 bolsas de US$ 10 mil a artistas merecedores.

Em um ano normal, os juízes teriam anunciado este mês uma lista final do prêmio, convidando esses artistas a trabalhar para uma abertura de exposição no outono. O vencedor de £ 25.000 seria revelado em dezembro.

O museu Tate Britain, que organiza o prêmio, disse: “O cronograma apertado para a preparação da exposição anual não seria alcançável sob as restrições atuais”.

Em vez disso, afirmou que queria “ajudar a apoiar uma seleção maior de artistas durante esse período de profunda perturbação e incerteza”.

Alex Farquharson, diretor da Tate Britain, disse que os aspectos práticos da organização da exposição anual tornaram impossível receber o prêmio este ano.

“Decidimos ajudar a apoiar ainda mais artistas durante esse período excepcionalmente difícil”, disse ele. “Acho que JMW Turner, que planejou deixar sua fortuna para apoiar artistas em suas horas de necessidade, aprovaria nossa decisão.

“Imagino que os visitantes ficarão desapontados por não haver prêmio Turner este ano, mas todos podemos esperar que ele volte em 2021.”

O júri deste ano passou os últimos 12 meses visitando centenas de exposições em todo o mundo, em preparação para nomear uma lista restrita.

Esses juízes – Richard Birkett, curador do Instituto de Artes Contemporâneas; Sarah Munro, diretora do centro BALTIC de arte contemporânea em Gateshead; Fatos Üstek, diretor da Bienal de Liverpool; e Duro Olowu, designer e curador – escolherão os 10 artistas para receber as bolsas pontuais. Os critérios serão os mesmos: artistas britânicos e britânicos baseados em “sua contribuição para novos desenvolvimentos na arte contemporânea atualmente”.

O painel realizará uma reunião virtual para selecionar os artistas, anunciando-os no final de junho.

O prêmio Turner é um dos destaques do calendário de arte contemporânea, muitas vezes conseguindo encantar e exasperar as pessoas em números iguais. No ano passado, os juízes concederam o prêmio a todos os quatro artistas selecionados depois que eles se uniram e insistiram que não deveriam ser confrontados.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan. Foto: Sarah Lee / The Guardian

Em vez disso, Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Oscar Murillo e Tai Shani foram nomeados vencedores coletivos em nome de “comunalidade, multiplicidade e solidariedade”.

O prêmio Turner foi criado em 1984 e é realizado todos os anos exceto em 1990, quando foi abandonado por falta de patrocínio. Os vencedores passaram a ser alguns dos maiores nomes da arte contemporânea e incluíram Gilbert & George (1986), Anish Kapoor (1991), Rachel Whiteread (1993), Antony Gormley (1994), Damien Hirst (1995), Steve McQueen (1999), Grayson Perry (2003) e Jeremy Deller (2004).

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …