Turner, o maior prêmio de arte é cancelado e artistas são escolhidos para receber bolsas

Lubaina Himid, vencedora do Turner Prize 2017

Os organizadores do prêmio Turner cancelaram a edição deste ano e, em vez disso, oferecerão 10 bolsas de US$ 10 mil a artistas merecedores.

Em um ano normal, os juízes teriam anunciado este mês uma lista final do prêmio, convidando esses artistas a trabalhar para uma abertura de exposição no outono. O vencedor de £ 25.000 seria revelado em dezembro.

O museu Tate Britain, que organiza o prêmio, disse: “O cronograma apertado para a preparação da exposição anual não seria alcançável sob as restrições atuais”.

Em vez disso, afirmou que queria “ajudar a apoiar uma seleção maior de artistas durante esse período de profunda perturbação e incerteza”.

Alex Farquharson, diretor da Tate Britain, disse que os aspectos práticos da organização da exposição anual tornaram impossível receber o prêmio este ano.

“Decidimos ajudar a apoiar ainda mais artistas durante esse período excepcionalmente difícil”, disse ele. “Acho que JMW Turner, que planejou deixar sua fortuna para apoiar artistas em suas horas de necessidade, aprovaria nossa decisão.

“Imagino que os visitantes ficarão desapontados por não haver prêmio Turner este ano, mas todos podemos esperar que ele volte em 2021.”

O júri deste ano passou os últimos 12 meses visitando centenas de exposições em todo o mundo, em preparação para nomear uma lista restrita.

Esses juízes – Richard Birkett, curador do Instituto de Artes Contemporâneas; Sarah Munro, diretora do centro BALTIC de arte contemporânea em Gateshead; Fatos Üstek, diretor da Bienal de Liverpool; e Duro Olowu, designer e curador – escolherão os 10 artistas para receber as bolsas pontuais. Os critérios serão os mesmos: artistas britânicos e britânicos baseados em “sua contribuição para novos desenvolvimentos na arte contemporânea atualmente”.

O painel realizará uma reunião virtual para selecionar os artistas, anunciando-os no final de junho.

O prêmio Turner é um dos destaques do calendário de arte contemporânea, muitas vezes conseguindo encantar e exasperar as pessoas em números iguais. No ano passado, os juízes concederam o prêmio a todos os quatro artistas selecionados depois que eles se uniram e insistiram que não deveriam ser confrontados.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan.

Vencedores do prêmio Turner conjunto do ano passado 2019: (da esquerda) Helen Cammock, Oscar Murillo, Tai Shani e Lawrence Abu Hamdan. Foto: Sarah Lee / The Guardian

Em vez disso, Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Oscar Murillo e Tai Shani foram nomeados vencedores coletivos em nome de “comunalidade, multiplicidade e solidariedade”.

O prêmio Turner foi criado em 1984 e é realizado todos os anos exceto em 1990, quando foi abandonado por falta de patrocínio. Os vencedores passaram a ser alguns dos maiores nomes da arte contemporânea e incluíram Gilbert & George (1986), Anish Kapoor (1991), Rachel Whiteread (1993), Antony Gormley (1994), Damien Hirst (1995), Steve McQueen (1999), Grayson Perry (2003) e Jeremy Deller (2004).

Fonte e tradução: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 19/04/2024

Atenção Artistas! Inscreva-se para a 3ª edição do Festival Vórtice

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival Vórtice – maior festival de sexualidade de arte contemporânea, fundado …

Notícias - 18/04/2024

Brasil destaca a arte resistência dos povos originários na 60ª Bienal de Veneza

Com curadoria brasileira de Adriano Pedrosa e sob o título “Foreigners Everywhere”, a Bienal de Veneza sugere que, não importa …

Notícias - 18/04/2024

Museu do Ipiranga atinge a marca de 1 milhão de visitantes

Nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo), o Museu do Ipiranga comemora uma marca muito especial: o …

Notícias - 18/04/2024

Mostra explora como retratos renascentistas eram pintados escondidos em objetos

É difícil imaginar uma época em que as imagens dos nossos rostos não fossem apenas raras e caras, mas tratadas …

Notícias - 18/04/2024

Obra de Nir Hold inspirada em Monet é vendida em feira e supera seu recorde em leilões

As obras de Nir Hod foram como um ímã para os transeuntes no dia de abertura da Expo Chicago. Em …

Notícias - 18/04/2024

Rabisco em papel de Michelangelo é vendido por US$ 200 mil em leilão

Encontrado colado na parte de trás de uma moldura, o pequeno desenho acompanhado de uma carta do último descendente direto …

Notícias - 18/04/2024

Exposição no MAR mergulha na memória e realidade atual das línguas indígenas no Brasil

Nhe’ẽ significa espírito, sopro, vida, palavra, fala. Porã é belo, bom. Juntas, as duas palavras significam “belas palavras” e dão …

Notícias - 18/04/2024

Colecionador é preso depois de oferecer artefato egípcio saqueado em famosa feira de arte

A polícia nacional espanhola prendeu um negociante de antiguidades por vender uma escultura egípcia roubada datada de 1450 aC. O …

Notícias - 18/04/2024

Descubra porque o Pavilhão da Alemanha é o mais assustador da Bienal de Veneza

O Pavilhão Alemão está sendo considerado por muitos como o pavilhão nacional mais inovador da 60ª Bienal de Veneza.

Por um …

Notícias - 17/04/2024

MARGS celebra a aquisição de obras de arte do artista guarani José Verá

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS …

Notícias - 16/04/2024

Homenageada com o Leão de Ouro, Anna Maria Maiolino apresenta projeto site-specific na Bienal de Veneza

Homenageada com o Leão de Ouro pela Carreira, Anna Maria Maiolino apresenta um projeto site-specific de grande escala no galpão …

Notícias - 16/04/2024

Museu revisita a primeira exposição impressionista com tecnologia digital depois de 150 anos

A história do nascimento do Impressionismo tem sido contada com tanta frequência que é mais um mito do que um …