Categories: Notícias

Túnel perto de Stonehenge é aprovado e causa polêmica

Um túnel controverso será oficialmente construído perto de Stonehenge, apesar da oposição de grupos de patrimônio, relata a BBC.

O túnel faz parte de um projeto maior de redesenvolvimento de estradas destinado a diminuir o tráfego perto do icônico sítio arqueológico e impulsionar o turismo. O plano está projetado para custar cerca de £ 1,7 bilhão (US$ 2,25 bilhões), reformando completamente uma estrada que liga Londres ao sudoeste da Inglaterra.

Após anos de atrasos, o projeto foi aprovado pelo secretário de Transportes, Mark Harper, no fim de semana.

Arqueólogos e grupos patrimoniais preocupados há muito se opõem ao plano, alegando que o projeto poderia destruir partes ainda não escavadas do local de Stonehenge, que regularmente revela novos artefatos.

Em 2021, a UNESCO alertou que Stonehenge seria adicionado à lista de Patrimônio Mundial em Perigo se o túnel fosse construído. O relatório disse que seriam necessárias grandes mudanças no projeto de infraestrutura “para evitar um impacto altamente adverso e irreversível [no Valor Universal Excepcional do local], particularmente na integridade da propriedade”.

A Stonehenge Alliance, uma coalizão de grupos ambientalistas, arqueológicos e patrimoniais, tem estado no centro da resistência ao projeto do túnel, organizando petições para contestações legais que levaram a atrasos na aprovação do esquema.

“Hoje, um governo supostamente conservador planeja gastar mais de £ 2 bilhões, em um momento em que as finanças do país estão em um estado chocante, em um monstruoso elefante branco de um desenvolvimento rodoviário que desfigurará permanentemente a paisagem pré-histórica mais significativa e sagrada da Grã-Bretanha”, um comunicado de imprensa da Stonehenge Alliance dizia. “A decisão de Mark Harper de dar luz verde à construção de um túnel através de um trecho do Patrimônio Mundial que circunda Stonehenge é tão inexplicável quanto vergonhoso. Certamente, ninguém pode ter dúvidas de que o esquema infligirá ‘danos permanentes e irreversíveis’ a uma paisagem que é o ícone supremo da arqueologia britânica ”.

A Stonehenge Alliance está atualmente arrecadando fundos para pagar um advogado que possa dizer se há espaço para processar novamente o governo para atrasar ou interromper o projeto.

Redação

Recent Posts

Não é comédia: entenda como um colecionador brasileiro viu sua pintura “The Comedian” desaparecer sem deixar traços

POR SARA ORESTES Para quem conhece pouco do mercado de arte, esta história contada com…

1 dia ago

Conheça os artistas selecionados para a 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana

A curadoria selecionou 11 artistas de Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Brasília que vão intervir…

1 dia ago

Galerista é condenada por fraudar colecionadores idosos

Uma merchand de Michigan acusada de enganar idosos em US$ 1,6 milhão em um esquema…

3 dias ago

Veja de quem é a identidade do homem encontrado em caixão na reforma do Notre-Dame

O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) havia alertado sobre a avaliação do andamento…

3 dias ago

Participe da formação gratuita em arte e tecnologia pelo Instituto Ling

O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina Zona de Neblina é uma formação em Arte…

3 dias ago

Conheça a nova curadora equatoriana da 2ª Bienal das Amazônias

A curadora equatoriana Manuela Moscoso foi selecionada para liderar a segunda edição da Bienal das…

3 dias ago