A versão anterior da cena da artista barroca será exibida em outubro na mostra Artemesia na National Gallery, em Londres
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Judith decapitando Holofernes, de Artemisia Gentileschi, não é uma pintura facilmente esquecida. Hoje, a cena dramática está entre as imagens mais conhecidas da era barroca e a maioria dos amantes da arte está pelo menos vagamente familiarizada com as interpretações autobiográficas e feministas da pintura.
A cena sangrenta de Gentileschi provavelmente foi encomendada por Cosimo II de Medici, o Grão-Duque da Toscana. Nele, vemos Judith em um quarto escuro, cortando dramaticamente a garganta de Holofernes, o general assírio, que havia invadido sua cidade natal, Bethulia. Grande parte da interpretação popular da cena se concentrou na vida da artista, Artemisia Gentileschi (1593-1653), uma mulher notável em muitos aspectos. Filha e aluna do bem-sucedido pintor barroco Orazio Gentileschi, ela se tornaria a primeira mulher a ser membro da Florentine Accademia del Design.
Mas, como é comumente conhecida, sua vida também foi marcada por uma luta terrível. Judith decapitando Holofernes é frequentemente vista refletindo o estupro da artista por seu mentor Antonio Tassi, aos 18 anos de idade, e o árduo julgamento público que se seguiu. Há boas razões para a interpretação: Artemisia se usou como modelo para essa representação particularmente acertada de Judith, uma imagem que muitas vezes se diz incorporar a raiva feminina.
Ainda assim, se você se aprofundar um pouco mais, esta obra-prima protofeminista está cheia de surpresas. Aqui estão três fatos que você talvez não saiba sobre Judith decapitando Holofernes, de Artemisia Gentileschi.
1) Há um cameo (literal) de uma deusa grega

Artemisia Gentileschi, Judith Slaying Holofernes (1612-1613). Coleção do Museu Capodimonte, Nápoles
Artemisia pintou duas versões dessa cena sangrenta de Judith decapitando Holofernes, com uma década de diferença – junto com várias outras cenas com Judith e Abra, sua empregada.
Ela pintou a primeira das duas principais telas em Roma (ca. 1611–12) quando ela teria 18 ou 19 anos, logo após o ataque. Suas versões da cena bíblica são particularmente ativas na prestação de ambas as mulheres.
Mas vale lembrar que a violência gráfica da representação de Gentileschi fazia parte de uma tendência maior em direção ao drama de sangue e tripas na arte barroca.
Caravaggio – um amigo de seu pai – foi sem dúvida a influência artística mais poderosa sobre Artemisia. Sua versão da mesma cena na virada do século 17 provavelmente a influenciou (nos anos 1800, sua primeira versão seria atribuída de forma inadequada a Caravaggio).

Caravaggio, Judith Beheading Holofernes (ca. 1598-1599 ou 1602). Coleção da Galleria Nazionale d’Arte Antica no Palazzo Barberini, Roma
A personagem de Judith também teve um lugar de mudança na imaginação cristã que moldou a qualidade de guerra de sua representação.
Durante a era medieval, Judith foi considerada a prefiguração da Virgem Maria no Antigo Testamento e, portanto, retratada castamente e piedosamente. Durante o Renascimento, com ênfase na recuperação do folclore clássico, Judith e Mary foram prefiguradas em Artemis, a deusa grega da caça. Judith, portanto, assumiu uma nova qualidade ativa, como guerreira.

Pulseira (detalhe), Artemisia Gentileschi, Judith Beheading Holofernes (1620-21).
A representação mais famosa da cena de Gentileschi contém um sinal sutil de que ela estava conscientemente aproveitando essa associação mais ativa e em evolução: a pulseira de camafeu no antebraço de Judith. Suas pequenas imagens são difíceis de entender. Mas em seu ensaio “Trajando Judith na Arte Italiana do Século XVI”, Diane Apostolos-Cappadona faz um palpite:
Quero sugerir que toda a série de camafeus na pulseira sejam representações de Ártemis, a deusa virgem da caça e da lua, que é um protótipo da Virgem Maria e uma referência óbvia a Judith e ao pintor. O significado desse bracelete – tanto na imagem quanto no posicionamento no antebraço de Judith – foi sinalizado pelo jato de sangue de Holofernes adiante no braço de Judith, criando um arco paralelo à curvatura do bracelete de camafeu. Esse posicionamento e os motivos de participação são exclusivos da iconografia de Judith da Artemisia.
O próprio nome de Artemisia significa “presente de Artemis”. Portanto, para torná-lo um círculo completo, é verdade que ela estava jogando com tendências maiores no simbolismo – mas é difícil não vê-la conscientemente colocando sua marca pessoal nelas.
2) Judith também defendeu a Igreja Católica atacando seus inimigos
A história pessoal da artista é o que mais se destaca nesta cena para um espectador hoje. Para o espectador do século 17, o que teria se destacado era a alegoria política.
Durante a Contra-Reforma, a Igreja Católica voltou seu foco para representações cada vez mais atraentes e realistas de cenas bíblicas, em uma campanha ousada para se reafirmar diante do protestantismo. A imagem de Judith teve um lugar fundamental nessa campanha de propaganda artística.
Enquanto Martin Luther duvidava do lugar do Livro de Judith no canhão, a Igreja Católica se apoderou dele. O assassinato de Holofernes por Judith poderia facilmente ser um símbolo da verdadeira igreja vingativa contra os inimigos que a haviam injustiçado. No Livro de Judith, as falas que prosseguem nessa cena dobraram como um grito de guerra na Contra-Reforma: “Parada ao lado da cama, Judith murmurou para si mesma: Senhor Deus, a quem toda a força pertence, prospere o que minhas mãos devem fazer agora, a maior glória de Jerusalém; agora é a hora de recuperar sua herança e promover meus planos de esmagar os inimigos contra nós.

Detalhe de Judith Beheading Holofernes .
No contexto da Itália, a proteção da “herança” veio contra os protestantes e os turcos otomanos, uma presença ativa no Estado veneziano. “Deve-se notar que a pontualidade de Judith foi aprimorada pela nacionalidade assíria de Holofernes”, escreve a historiadora Elena Ciletti. “Isso garantiu sua fusão com o Islã (na forma dos invasores turcos otomanos), uma atualização de sua caracterização satânica tradicional.”