Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

Christo's collage The Arc de Triumph (Project for Paris, Place de l'Etoile – Charles de Gaulle) Wrapped (2018) | FOTO: André Grossmann; © 2018 Christo

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de ser realizado. Os organizadores de seu projeto póstumo para “embrulhar” o Arco do Triunfo de Paris anunciaram que ele será realizado em 18 de setembro e permanecerá até 3 de outubro. Originalmente planejado para 020, L’Arc de Triomphe, Wrapped foi adiado devido à pandemia. Ele cobrirá o marco da Champs-Élysées com quase 25 mil metros quadrados de tecido azul prateado, feito de polipropileno reciclável, e 7 mil metros de corda vermelha.

Este projeto está sendo desenvolvido há cerca de 60 anos. Christo, junto com sua esposa e colaboradora Jeanne-Claude, que morreu em 2009, primeiro traçou planos para embrulhar o Arco do Triunfo em 1962, enquanto alugava um pequeno quarto perto do monumento. Nos anos seguintes, o casal fez trabalhos cada vez mais ambiciosos envolvendo edifícios públicos e pontos de referência, como a Pont Neuf em Paris em 1985 e o Reichstag em Berlim em 1995. “Como a escultura clássica, todos os nossos projetos embalados não são edifícios sólidos; eles estão se movendo com o vento, estão respirando ”, disse Christo em uma entrevista. “O tecido é muito sensual e convidativo; é como uma pele. ”

Wrapped Coast, Little Bay, Australia, One million square feet, 1968-69. © Christo 1969

L’Arc de Triomphe, Wrapped foi aprovado pelas autoridades da cidade de Paris e pelo Centre des monuments nationaux, que supervisiona monumentos públicos. O projeto, que custará 14 milhões de euros, foi inteiramente financiado por Christo através da venda de seus estudos preparatórios, desenhos e colagens do projeto, bem como maquetes, obras das décadas de 1950 e 1960 e litografias originais sobre outros assuntos. Não receberá fundos públicos ou privados.

A obra será instalada após 14 de julho, Dia da Bastilha, e deve ser desinstalada a tempo das cerimônias do Dia do Armistício, em novembro. Exigirá três equipes trabalhando 24 horas por dia durante 12 semanas.

Wrapped Reichstag, Berlin, 1971-95. Foto: Wolfgang Volz. © Christo 1995

Leia entrevista com Christo e Jeane-Claude para a Dasartes clicando aqui .

Compartilhar:
Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …

Notícias - 22/07/2021

Instituições anunciam iniciativa colaborativa para o mundo da arte no combate às mudanças climáticas

Os lobistas da indústria das artes Gallery Climate Coalition (GCC), a casa de leilões global Christie’s (membro do GCC) e …

Notícias - 22/07/2021

Louvre aciona advogados por reconstituições pornográficas de obra

O Pornhub parece realmente empenhado em trabalhar com a História da Arte. Depois de oferecer espécies de “visitas guiadas” por …