Em novo leilão com obras do século XX, uma mistura de arte impressionista, moderna e contemporânea ocidental e asiática, a Christie’s realizou US$ 119,3 milhões em vendas, valor dentro das estimativas entre US$ 94,9 milhões a US$ 147 milhões, com apenas 5 lotes sem venda. O leilão foi transmitido ao vivo de Hong Kong a partir das 21h30 (horário local), onde a primeira seção da venda havia sido organizada, e depois durante a manhã em Nova York.
Na contagem final, Hong Kong parecia ter tido o resultado mais saudável, com US$ 52,4 milhões para 19 lotes, dos quais 8 estavam garantidos. Embora Nova York tenha levado a maior soma, US$ 66,9 milhões, esta foi para 31 lotes, dos quais 14 já estavam garantidos.
Alex Rotter, presidente do departamento de arte do século XX e XXI da Christie’s, declarou que “a série de vendas desta semana em Hong Kong e Nova York são adequadas para uma temporada inovadora de vendas de outono para a Arte do Século XX e XXI, que começou no início de outubro com uma série de vendas de US$ 387,2 milhões, e continuou em Londres e Paris com US$ 141,3 milhões a mais”.
A localização combinada e o plano de departamento foi projetado para enfatizar a natureza global e intercambiável do mercado — e também para reforçar as vendas. Entre as obras oferecidas, estava Pierreuse, de 1889, um Toulouse Lautrec que atraiu pelo menos cinco licitantes, todos em Nova York, e foi vendido bem acima da estimativa, por US$ 9 milhões.
O principal lote que entrou na venda foi uma pintura de Yoshitomo Nara de 2009, da etapa de Hong Kong do leilão, estimado num valor de US$ 6,5 milhões a US$ 9 milhões, marcando até agora os maiores valores para o artista japonês cujos preços foram elevados na última década. Uma abstração de 1986 de Zao Wou-ki — cujo valor de mercado decolou quando os colecionadores asiáticos começaram a procurar sua arte na década de 1990 — ficou aquém de sua alta estimativa de US$ 7 milhões, e foi vendido por US$ 4,5 milhões.
“Os resultados mostram que lemos bem o mercado e seus interesses atuais, focando nossa venda em obras contemporâneas e raridades da arte impressionista e moderna”, disse Rotter. “Era uma fórmula adequada para esta temporada de dezembro, quando o foco do mercado primário tradicionalmente muda para esse setor do mercado. Dada a tremenda profundidade de licitação e numerosos recordes de leilões alcançados, foi uma estratégia de venda que se mostrou ideal.”
FONTE: ARTnews