Pela primeira vez, brasileiros podem participar do projeto The Gallery, que leva arte para espaços públicos no Brasil e no Reino Unido. Com o tema “Não é fácil ser verde”, os selecionados recebem cachê de 2.000 libras e exposição em grande escala.
CHAMADA ABERTA THE GALLERY
Apresente suas obras para que milhões de pessoas vejam! As inscrições para a quinta temporada já estão abertas. O The Gallery tem a missão de estimular conversas significativas por meio da arte e, desta vez, queremos sua interpretação artística sobre o tema: Não é fácil ser verde.
Conversas sobre as mudanças climáticas dominam a agenda global. Do greenwashing corporativo aos debates sobre plásticos de uso único, pegadas de carbono e vida ambientalmente sustentável, a frase emblemática do sapo Kermit “Não é Fácil Ser Verde” assume um significado totalmente novo.

‘JUST US!’ (2023) de Amit Sihag. The Gallery, 3ª temporada, 2023. Produção de Artichoke. Land on southside HydeRoad, Manc, Setembro de 2023. Foto de Alight Media
O que a arte pode trazer para a conversa? Como ela pode inspirar significados e gerar ideias para ajudar nossas sociedades a enfrentar os desafios ambientais que estão por vir?
Com a COP ocorrendo pela primeira vez no Brasil em novembro, o The Gallery Season 5 tem o prazer de fazer uma parceria com o British Council como parte do Ano da Cultura Brasil/Reino Unido. Convidamos artistas do Brasil, do Reino Unido e de todo o mundo para responder ao tema “Não é fácil ser verde”.
As propostas selecionadas serão reproduzidas em grande escala e exibidas para milhões de pessoas em locais públicos tradicionalmente reservados para publicidade no Reino Unido e no Brasil. Essa é uma oportunidade de exposição artística em grande escala e de fazer parte de uma conversa nacional.Os artistas selecionados reconhecem que o seu trabalho está sendo exibido na esfera pública em outdoors e outras mídias Out-Of-Home em todo o Reino Unido e potencialmente internacionalmente, e que ele responde a um tema que pode provocar debate público. É possível que a qualidade e a forma desse debate sejam imprevisíveis.
Data de encerramento das inscrições: Domingo, 13 de abril de 2025, 19h59.
CONFIRA O SITE OFICIAL DO PROJETO

‘The Substitute’ (2017), de Dawn Woolley. The Gallery, 4ª temporada, 2024. Produção de Artichoke. Foto de Julie Howden. Edinburgh.
Não é fácil ser verde
O tema da quinta temporada é: Não é fácil ser verdeAs discussões sobre a crise climática estão cada vez mais presentes no cenário global, abrangendo temas como o greenwashing corporativo, o uso de plásticos descartáveis, as pegadas de carbono e os caminhos para uma vida mais sustentável. Nesse contexto, a célebre frase do sapo Kermit, “Não é Fácil Ser Verde”, ganha novas camadas de significado. A quinta temporada do The Gallery, em parceria com o British Council e como parte do Ano da Cultura Brasil/Reino Unido, convida artistas do Brasil, do Reino Unido e de outros países a refletirem sobre esse tema e contribuírem com obras que provoquem, inspirem e ampliem o diálogo em torno dos desafios ambientais — especialmente em um ano em que a COP será realizada pela primeira vez no Brasil.
“Estou incrivelmente orgulhosa de que, com esta temporada de The Gallery, estamos abordando talvez a questão mais urgente do nosso tempo – a crise climática.Os especialistas alertam que não estamos conseguindo fazer as mudanças necessárias para garantir um futuro viável, e as mudanças climáticas estão afetando todas as comunidades em todos os países, bem como o mundo natural em que vivemos.Como a arte pode nos ajudar a entender os desafios que enfrentamos? Estou animada para ver como os artistas respondem ao tema desta temporada, ‘Não é fácil ser verde’, e como diferentes perspectivas e histórias podem nos ajudar a reconsiderar nossa situação” – Bakul Patki, curadora, The Gallery Season 5.

‘Care’ (2021) de Dola Posh. The Gallery, 2ª temporada, 2023. Produção de Artichoke. Foto de Yves Salmon. Old Street Digital Canvas, Londres
THE GALLERY
O The Gallery é um portal para iniciar conversas artísticas e nacionais significativas sobre algumas das questões e assuntos mais importantes de nosso tempo. Com obras exibidas em milhares de telas digitais e outdoors em mais de 55 cidades do Reino Unido, ela é a maior exposição de arte pública do país.Estabelecida em 2022 e concebida pela Artichoke, renomada companhia de artes do Reino Unido, juntamente com o artista público Martin Firrell, o The Gallery tem como objetivo criar um novo tipo de instituição cultural “sem paredes”. Ele oferece aos artistas uma plataforma e uma oportunidade únicas de produzir trabalhos ousados e destemidos para a esfera pública, aproveitando o poder e o alcance dos locais de publicidade ao ar livre.Lançada em parceria com o setor de mídia out of home, incluindo a Clear Channel e a JCDecaux, o The Gallery desafia os modelos tradicionais de visualização de arte, levando-a aos lugares onde as pessoas vivem, trabalham e transitam. Até o momento, as obras exibidas como parte do The Gallery foram vistas mais de 200 milhões de vezes por pessoas ao redor do Reino Unido.Fundada com base na crença de que a arte deve ser democrática, acessível e estimulante, o The Gallery tem como objetivo exibir trabalhos interessantes de diversos artistas, independentemente de onde estejam no mundo.O projeto estimula e desenvolve artistas em início e meio de carreira, oferecendo-lhes uma plataforma e orientação sobre a produção de arte na esfera pública.

‘Rue The Waves’ (2022), de Natasha Klutch. The Gallery 2ª temporada, 2023. Produção de Artichoke. Foto de Yves Salmon. Old Street Digital Canvas. Londres
QUEM PODE PARTICIPAR
A chamada é aberta a todos os profissionais com 18 anos ou mais, que trabalhem nos mais diversos níveis, inclusive estudantes, independentemente de onde estejam.Essa iniciativa existe para promover obras de arte inovadoras de artistas em qualquer estágio de sua prática.
As inscrições colaborativas como grupo ou coletivo são elegíveis (o cachê permanece em £2.000).

‘I Don’t Want To Be A Cowboy Anymore’ de Stevexoh. Streetview x motion blur. The Gallery, 1ª temporada, 2022. Produção de Artichoke. Foto de Yves Salmon. Borough High Street
INSCRIÇÕES
Pode ser útil preparar as respostas por escrito em um documento com antecedência e depois transferi-las para os campos quando estiverem prontas. Veja abaixo as perguntas que exigem uma resposta por escrito.2a. Compartilhe uma breve biografia do artista.
Uma breve biografia profissional que pode incluir destaques da carreira, formação e um resumo de seu trabalho.
*Aproximadamente 250 palavras (máximo de 1.250 caracteres, incluindo espaços).2c. Descreva a obra proposta.
Faça referência aos materiais e métodos envolvidos na criação da obra e como ela se relaciona com o tema da Season 5 “Não É Fácil Ser Verde”.
*Aproximadamente 700 palavras (máximo de 3.500 caracteres, incluindo espaços).As inscrições vão até domingo, 13 de abril de 2025, às 19h59.
As inscrições vão até domingo, 13 de abril de 2025, às 19h59.
REGULAMENTO COMPLETO AQUI
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Veja abaixo galeria de imagens das outras temporadas: